terça-feira, 23 de novembro de 2010

A coroa do Advento...

Domingo próximo, primeiro domingo do advento... Ele chegou, embora nem acreditemos, parece  foi ontem mesmo o natal... Tempo de nos preparar... Tantos são os símbolos do natal, todos com significados consideravelmente importantes. Mas, infelizmente o bom velhinho rouba a cena e passa a ser o personagem principal do Natal. Jesus menino, tem aí um grande concorrente, mas na sua humildade espera confiante que sobre uma beiradinha pra ele nessa grande festa. Bom, o nosso concurso do presépio não virou nada, faltou garra para colocar a coisa  pra frente e nos vimos atropelados e engolidos pelo tempo que voa . Percebo, que já fui mais animada, e agora venho com desculpas do tempo. Quem faz o tempo somos nós!  Ou será que minha vez passou! 
Mas, ainda podemos explicar direitinho o sentido do presépio e incentivá-los a montar o seu. Podemos também trabalhar a coroa do advento, incentivando que cada um monte sua coroa e vá a cada domingo acendendo uma vela. Claro que precisam saber o porque disso, senão não tem sentido fazer. É uma maneira visível de acordar as famílias para o verdadeiro sentido do Natal...  

 A coroa do Advento

A palavra Advento vem da expressão latina ad venire e significa "o que há de vir".
O advento é o período das quatro semanas antes do Natal e inicia o "ano" da Igreja. Nesse período, os cristãos se preparam para o Natal, o nascimento do Menino Jesus.
Para anunciar e celebrar esse período, costuma-se enfeitar os lares cristãos com a coroa do advento: uma guirlanda verde, sinal de esperança e vida, enfeitada com uma fita vermelha, que simboliza o amor de Deus por nós, ao enviar se Filho como um presente para a humanidade.
Neste belo símbolo de Natal, há quatro velas, que devem ser acesas nos quatro domingos do advento. As velas acesas convidam-nos a uma atitude crescente de vigilância e de abertura ao Senhor, que sempre vem. No primeiro domingo, acende-se uma; no segundo, duas; no terceiro, três; e, no último, as quatro velas da coroa. As velas acesas simbolizam nossa fé em Cristo, a grande luz que virá iluminar a todos, marcam o ritmo de espera deste tempo; "É preciso estar sempre acordados e com lâmpadas acesas!" (Do livro Símbolos do Natal - Paulinas)


2 comentários:

  1. BOA TARDE IMACULADA,PARABÉNS,VEJO QUE NA SUA PARÓQUIA A CATEQUSE TEM UM ÓTIMO SEGUIMENTO.SINTO QUE AQUI NA MINHA PARÓQUIA ISSO FAZ FALTA POIS NÃO EXPLICAREI O NATAL PARA AS CRIANÇAS POIS ESTAMOS ENCERRANDO O ANO NESTE SÁBADO, É UM TEMA MUITO RICO PARA SER DEIXADO PARA TRAZ.ESPERO QUE HAJA MUITAS MUDANÇAS SOBRE ISSO,ANO QUE VEM.FIQUE NA PAZ DE JESUS E NO AMOR DE MARIA.

    ResponderExcluir
  2. Oi Cristiane, vê para o próximo ano se negocia umas duas semana a mais, é o que fazemos aqui, trabalhamos até a segunda semana, assim dá tempo de dar uma preparação para o Natal. Mas, na verdade, é isso mesmo o que acontece, quando mais precisamos estar com eles, estamos de férias. Aqui, passando da segunda semana, não aparece ninguém...
    Beijos pra vc e obrigada pela visita diária!

    Imaculada - Franca-SP

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!