Um desejo desordenado de glória e superioridade
* Por Erika Kohler
Pense no trânsito de uma cidade grande. Pense na arrogância do motorista que se acha o dono da rua. Agora pense na prepotência de alguns professores nas escolas onde lecionam. Ou ainda na presunção dos pais que se acham donos da verdade e que podem fazer o que quiserem nas escolas e com os professores “porque pagam mensalidade”. Tem ainda aquelas pessoas que diante de um momento constrangedor recorrem a uma conhecida frase: "Você sabe com quem está falando?”.
Essas são algumas atitudes que mostram o comportamento de pessoas que agem com arrogância e altivez em situações simples do cotidiano. São pessoas que se deixam levar por um sentimento que, chegando ao extremo, pode ser chamado de soberba.
Mas afinal, o que é a soberba, esse pecado classificado por Gregório, papa entre 506 a 604, como o mais venal, a origem de todos os males, devendo, portanto, encabeçar a lista dos vícios capitais?
A soberba, o sexto pecado desta série, é o mais prolífico dos vícios capitais. Tem como filhos a ambição, a presunção, a vanglória, a hipocrisia, a ostentação e a arrogância. Como um desejo desordenado de glória e superioridade, ela é também considerada a forma básica do pecado, pois foi a responsável pela desobediência primeira, a de Adão, que provou o fruto proibido com a ambição de tornar-se Deus.
O soberbo acha que sabe tudo, que está sempre certo e que tem sempre razão. Acha-se superior às outras pessoas, é cheio de si e trata a todos com desprezo. Geralmente desobedece às leis. A sensação do "eu sou melhor que os outros” o leva a ter uma imagem inflada, aumentada de si mesmo. Uma pessoa que tenta manter status de superior, inteligente, auto-suficiente, se expressa de forma irritada, para se manter fechado em relação às críticas que recebe. Se contestado, diz que o outro não entendeu o que foi dito. E o pior de tudo: é muito difícil que perceba e reconheça seu defeito.
E então, como anda o seu orgulho? Está começando a ficar arrogante? Preste atenção porque pode ser que a soberba esteja se aproximando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!