quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Concurso de presépio na catequese

Novembro... Na catequese, é tempo  de pensar numa encenação para a festa de encerramento. Sempre fizemos a noveninha de Natal, que de nove não tinha nada, pois eram cinco dias, que atualmente caiu para três. Três dias, preparando nossos pequenos para entenderem um pouquinho o sentido do Natal. O principal símbolo do Natal anda meio esquecidinho, mesmo famílias que tem o seu presépio guardado no maleiro, muitos não montam mais. Perdeu-se um pouco o encanto, o entusiasmo. E nós, lemos na carta que a Irmã Zélia nos dirigiu, que precisamos de um REENCANTAMENTO. Isso mesmo, o que tem de catequistas, desencantados, borocoxô, não está escrito. Cadê aquela alegria contagiante, a energia, a coragem. Cadê? (faço essa pergunta primeiro pra mim, pois, ultimamente,  estou bem de farol baixo pra tudo). Tem uns quatro anos, fizemos um concurso do presépio mais criativo com as crianças da catequese. Receberia um prêmio aquele que fizesse o presépio com coisas recicláveis. Não bastaria montar o presépio bonitinho que a Mãmae tinha em casa... Fizemos em toda paróquia, foi lindo, gratificante. Me lembro que eu saia, indo as casas para fotografar os presépios, pois não tinha como trazê-los para a Igreja. Amei. Uhmmmm, fizemos só um ano. Que Pena! 

Esse foi o presépio escolhido na Matriz, o catequizando construiu a casinha, as plantinhas, ele colocou as sementes e ficou esperando crescer, se você aproximar a foto, verá as gotículas de água. Lindo! Agora, o mais lindo foi ver a alegria da família, que foi toda envolvida na construção do presépio. Me lembro que a mãe disse ao filho que não teria dinheiro para comprar as imagens grandes, comprou uma minúscula e ficou fofa! Aquela família disse também que aquele Natal teria um sentido diferente para eles, pois resgataram algo que estava esquecido, o sentido do presépio.Ele fez planos que no próximo ano faria um monjolo.  E nós catequistas o que fizemos? Deixamos isso acabar, não prosseguimos com a idéia... 

2 comentários:

  1. Muito lindo mesmo este presépio, e realmente hoje em dia as pessoas esquecem do verdadeiro significado do natal e que é aniversário do salvador . As vezes as pessoas nem vão a missa no dia de natal e ficam fazendo farra ao invés de louvar o menino Deus. Beijos e aqui todos os anos eu monto o meu,rsrsr

    Darlene de Passa Quatro

    ResponderExcluir
  2. Achei linda essa ideia. Apenas preocupa-me o fato de termos crianças bem pobrezinhas, que não teriam condições de preparar um presépio, por mais simples que seja. Mas a sua ideia foi bem legal... E esse presépio a coisinha mais fofa que já vi. Ainda bem que resgatou a vontade de comemorar o Natal de uma forma diferente e real naquela família. Para ano que vem vou tentar usar essa ideia. Já que voltarei a catequisar crianças de 8 a 10 anos,graças a Deus. Ano passado estava eu com a Crisma... Muito obrigado por partilhar...
    Paz e Bem meu anjo de Deus!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!