quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Ainda sobre as bem-aventuranças

Nosso Bispo emérito,Dom Diógenes, sempre nos saudava com essas palavras:
"Bom dia, amados no Senhor!"

No encontro de ontem, reforcei as bem-aventuranças. Tinha também programado passar as dimensões do dízimo, mas o tempo foi curto. Estiveram presentes no meu encontro grandes catequistas: O principal que é Jesus, ele que me deu forças e me levou até lá e permanceu todo tempo, a Sheila, do semeando, com a musimensagem: colisão; foi muito bom, eles tiraram direitinho a mensagem que essa música nos passa. 
A Silvanety, com a lenda do sábio, reforçando a eles que precisam ser fortes, serenos, mansos, quando forem atacados, caluniados e vítimas da nossa irmã a 'inveja'. (Claro que tudo que falo à eles, eu sou a primeira a escutar)
A Clécia, com a dinâmica da caixa de presente, que postei outro dia, só que mudei as palavras, como: Partilha, Perdão, Preguiça, Mentira, Falar e calar na hora certa, pedir desculpas, usar de mansidão, dar um beijo...()pa!! Opa!! não se exaltem, aqui eu digo daquele beijo no pai, na mãe, no irmão, aquele beijo na saída pra escola, aquele beijo acompanhado de um "eu te amo". Sei da dificuldade de algumas crianças em fazer isso, um simples beijo, é uma tortura. Não me lembro bem, mas esse gesto também caiu com o catequizando certo.
Esse foi nosso gesto concreto, cada criança pegava uma palavra, com o compromisso de ser melhor, praticando as bem aventuranças. Essa idéia, roubei da Ângela Rita, minha irmanzinha daqui.
Por fim, fizemos um teatro de fantoche, aproveitei o Leandro que está me acompanhando, ele faz teatro e manja das coisas. Cá entre nós: Eu fui péssima, falar e controlar a mão..aiaiaiaiaiia. Mas, aprendo! Samya, lembrei-me de ti. 
O Rafael, meu companheiro, partilhou um testemunho lindo, onde ele presenciou  uma pessoa, usando de mansidão, quando foi insultada., quando tinha todos os motivos para revidar e não o fez, foi manso e  recebeu a sua recompensa. Lindo! Lindo! Com certeza contribuiu e muito para nosso encontro.
Agora, o que eu achei o máximo, foi uma catequizanda querendo trocar seu gesto concreto, pois havia saído com o "usar de mansidão". Ela disse que não conseguiria cumprir aquilo não! Claro que não troquei, pois só me confirmou, que ela saiu com o que tinha que sair. As palavras foram anexadas a um pirulito. E esse pirulito, eu não havia percebido, ele vem com uma boca em alto relevo com um corante vermelho, quando molhado e colocado no rosto, fica o sinal de um beijo. Alguns sairam com rosto todo marcado. Legal!!
Foi isso, agradeço à todos os catequistas que me ajudaram nesse encontro, gente do Mato Grosso, do Rio de Janeiro, Bahia, Fortaleza e de Franca. Olha só que rico é essa nossa partilha nesse meio virtual! Obrigada por vocês fazerem parte de minha caminhada!

Leia e guarde no seu coração essa lenda...
"Conta a lenda, que um velho sábio, tido como mestre da paciência, era capaz de derrotar qualquer adversário. Certa tarde, um homem conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu com a intenção de desafiar o mestre. E o velho não poupou insultos...
Chegou até a jogar algumas pedras em direção ao sábio, cuspiu e gritou todos os tipos de ofensas.  Durante horas, ele fez tudo para provocá-lo, mas o sábio permaneceu impassível! 
No final da tarde,  sentindo-se já exausto e humilhado, o homem se deu por vencido e foi embora...
 Impressionados, os alunos perguntaram ao mestre como ele pudera suportar tanta indignidade. Aí o mestre perguntou:
"Se alguém chega até você com um presente e você não o aceita, a quem pertence o presente?"
"A quem tentou entregá-lo", respondeu um dos discípulos.
O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos.
Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carregava! A sua paz interior depende exclusivamente de você.
 Ninguém pode lhe tirar a calma.
Só se você permitir..."
Fonte.: Blog da Silvanety

4 comentários:

  1. IMACULADA ,BOM DIA QUE A PAZ DE JESUS E O AMOR DE MARIA ESTEJAM PRESENTE SEMPRE NA SUA VIDA.SABE QUE NÃO CONSIGO COMEÇAR O MEU DIA ,É CLARO SEM MINHAS ORAÇÕES E SEM DAR UMA PASSADINHA PELO SEU BLOG E PELO BLOG E DA SHEILA.AGRADEÇO VOCÊS POR TUDO O QUE É COMPARTILHADO CONOSCO ,VOCÊS SÃO MEUS ESPELHOS ,JÁ QUE É MEU PRIMEIRO ANO NA CATEQUESE.TENHO UMA TURMINHA DE 14 ANJINHOS DE 8 E 9 ANINHOS NA PRÉ CATEQUESE.DEUS ABENÇÕE VOCÊ E ESSE BLOG ABENÇOADO.

    ResponderExcluir
  2. foi bem legal a catequese ontembjs madrinha !tenha um dia muito abençoado!
    ana laura

    ResponderExcluir
  3. Oi Cristiane...que delícia de comentário. Com certeza ele contribuirá para que meu dia seja melhor. Fico muito feliz, se te ajudo de alguma forma. Essa é minha alegria, poder colaborar. Tenho alguns anos de catequese, mas também já tive um ano, dois... E sabe, que a cada ano é como se fosse o primeiro. A mesma insegurança, o mesmo medo de não fazer direito, o não estar preparada para a missão. Acho que será sempre assim. Vou estar, velhinha, encurvadinha e ansiosa a cada encontro de catequese.
    Que estas bençãos que desejou a mim, volte em dobro pra vc!
    Seja perseverante sempre! Voê é muito importante nesse ministério.
    abraços!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!