domingo, 10 de outubro de 2010

Ícone de Nossa senhora do Perpétuo Socorro



Amo esse ícone de Maria, a explicação dele é de uma profundidade sem tamanho. Mas, gostaria de chamar sua atenção para o "olhar" de Maria, um olhar voltado para a humanidade. Um olhar voltado para mim, para você... Tenha um lindo domingo, sob o olhar da Mãe aparecida.
(Imaculada)

O “ícone” nada mais é que um quadro destinado ao culto. Por isso tem características especiais, diferentes daquele cujo fim único é proporcionar o gozo estético. Os autores de ícones são pessoas contemplativas, geralmente monges ou monjas, e o trabalho é executado em profundo recolhimento, oração contemplativa e jejum. No Oriente, a arte cristã serve-se da linguagem simbólica muito mais que no Ocidente.

O fundo do quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é de ouro, simbolizando a glória do paraíso, para onde iremos, lavados pelo perpétuo socorro de Maria.
A virgem Maria está vestida com uma túnica de cor púrpura, distintivo das virgens no tempo de Nossa Senhora e um manto azul escuro (indicação de sua humanidade) que lhe cobre a cabeça. O olhos de Maria, grandes, voltados sempre para nós, afim de ver todas as nossas necessidades. Sua boca pequenina para guardar silêncio e evitar as palavras inúteis. A mão esquerda de Maria sustenta Jesus. A mão do consolo que Maria estende a todos que a ela recorre nas lutas da vida. A mão direita estendida em direção ao menino representa sua intercessão junto a seu Filho.
A Mãe de Deus é nesse quadro a figura principal e aparece cheia de majestade, destacada ainda mais perto pelo fundo dourado, e sobre sua cabeça brilha uma estrela de oito raios. A estrela que nos guia no mar da vida até o porto da salvação.
À altura da cabeça de Nossa Senhora estão abreviadas as duas palavras que são o resumo de toda a sua grandeza “METER THEOU” (Mãe de Deus). Igualmente à altura da cabeça do menino Jesus constam a primeira e a última letra das palavras correspndentes em grego “IESOUS CHRISTOS”.
O menino Jesus (embora criança tem uma expressão de maturidade, que convém a um Deus eterno) olha apreensivo para os instrumentos da sua paixão, que lhe são apresentados pelos Arcanjos Miguel e Gabriel. Suas mãozinhas apertam a mão de Maria, como para pedir-lhe proteção e com o movimento de horror a sandália do pé esquerdo se desamarra. Simboliza também um pecador preso a JEsus por um fio - o último - a devoção à Nossa Senhora.
As coroas sobre as cabeças de Mãe e Filho não fazem parte do quadro original, mas foram colocadas em solene cerimônia oficial em 23 de junho de 1867.
FOnte.:http://blog.cancaonova.com/fatimahoje/2008/06/27/o-icone-de-nossa-senhora-do-perpetuo-socorro/

Um comentário:

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!