sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Catequese, despertando vocações

É gratificante  ver nossas crianças  iniciando na catequese com seus 08, 09 anos, crescendo com a gente. E como crescem rápido!  Ao piscar de olhos, temos  à nossa frente jovens formados. Não há nada que me alegra mais, do que ver esses mesmos  jovens atuando na comunidade, mesmo que seja um número bem pequeno comparado à grande massa que recebe todos os anos o sacramento do crisma. Isso vem mostrar que nossa catequese não é estéril.
 
Sexta feira passada, estava numa confraternização,  se aproxima de mim, uma mãe, que eu já conhecia da catequese da filha, e  pergunta: "Imaculada, o que precisa para dar "aula" de catequese?" Ela perguntava não pra ela, mas para a filha. Respondi que era preciso ser crismada. Só que a garota está ainda no segundo ano da catequese de crisma. Mas,  sentiu-se tocada, chamada nesse momento, eu tinha que acolher. Disse que poderia fazer um estágio pastoral comigo, que viesse na próxima quarta para me acompanhar na catequese.

A mãe, jovem ainda, linda, com um casamento desfeito a dois anos e com quatro filhas, vendo o interesse da menina, disse que precisa participar de alguma coisa na Igreja, pois está muito ausente. A filha, a futura catequista, diz pra mãe: " A senhora precisa é começar ir a missa aos domingos..." Fiquei prestando atenção naquilo que acontecia na minha frente. Papéis trocados: filha evangelizando mãe. Concordei com ela,  orientei a mãe, abracei aquela menina, mostrando o quanto eu estava feliz, me despedi, dizendo  que a esperava na próxima quarta. E quarta feira, lá estava ela, se misturou aos catequizandos. Mariana é minha mais nova auxiliar, e no que depender de mim, será uma grande catequista! 

A presença da Mariana foi e será muito importante para minha turma. Usei dela para dizer o que esperamos  deles, que não estão na catequese somente para receber os sacramentos e sim para servir, fortalecidos pelos sacramentos.  Sinto em muitos um desejo  de continuar, até meio angustiados de ter que esperar tanto tempo. Outro dia recebi um recadinho da Ana Laura, minha catequizanda, e fiquei muito feliz: "Eu quero ser catequista como você, alegre, espontânea e às vezes dando bronquinhas..."Por outro lado, ouvi de um catequizando: " Eu não vou fazer nada, não quero trabalhar em nada..." rsrsrrs... Disse, que ele terá muito tempo para descobrir qual é sua vocação, não precisa passar o carro na frente dos bois e nem decidir nada agora. 

Ouvimos que a família é o berço das vocações. Mas, será que nossas famílias estão preparadas para esse despertar  vocacional? Sempre achei que a catequese e o SAV (serviço de animação vocacional) deveriam se unir. Se isso não acontece, ninguém melhor que o catequista que conviveu com o catequizando por um algum tempo, para ajudar numa orientação vocacional.

Mas, o que eu queria mesmo, era falar dos jovens do norte do Paraná, jovens que rezam, que lutam por um mundo melhor, usando toda energia, toda garra de sua juventude. Recebi um recadinho deles e deixo outro: Jovens do Paraná! Continuem firmes, rezem e façam tudo para buscar outros jovens para o time de vocês. Suem a camisa. Nunca se esqueçam que o time que tem Jesus como técnico não conhecerá a derrota. Deixo abaixo a oração que me passaram, para que possamos pedir por intercessão de Chiara Luce,  por todos nossos jovens. O blog dos jovens do Paraná é: www.jpmu-pr.blogspot.com
Queridos jovens, a propósito que papel teve a catequese na vida de vocês? Como catequista gostaria muito de saber...


Caríssima!!
Obrigada pela força, estaremos sempre unidos na Vontade de Deus, rumo à Santidade.

Oração Beata Chiara Luce Badano

Ó Pai, princípio de todo bem, que pelos méritos de Seu Filho Jesus suscita maravilhas de bondade naqueles que confiam em teu amor, te rendemos graças pelo testemunho de Chiara Badano.
Animada pelo ardor do teu Espírito, encontrou na união com Jesus, a luz para reconhecer no amor o ideal de vida e a força de cumprir, em filial abandono a Tua vontade, a oferta da sua juventude para o bem da Igreja.
Se é conforme o Teu desígnio que o exemplo da Venerável Serva de Deus venha proposto a veneração dos fiéis, concede-nos, te pedimos, a graça ….. para a exaltação da tua benevolência de Pai.
Isto te pedimos por Cristo, nosso Senhor. Amém.


Um comentário:

  1. Felizes são aqueles que com a sua vida podem testemunhar seu amor pela catequese. Parabéns minha querida pela sua dedicação a catequese e pelo seu blog. Que Deus continue a derramar muitas bençãos em sua vida e que possas caminhar confiante iluminada pelo Espírito Santo. O que você escreve fica sempre gravado no coração daqueles que buscam a Deus!! Shalom!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!