sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Brincando também se evangeliza

 Olá!! Um bom dia! Sexta feira véspera de um feriado prolongado, cortado por uma eleição, mas tudo bem, vamos cumprir com nosso dever. Peço, ardentemente que o Espírito Santo conduza essa nossa votação. Que seja colocado no poder o menos ruim!

Bom, todos sabem que trabalho com os pequenos, apesar da minha turma ter alguns adolescentes,  outros pré adolescentes e crianças, eles odeiam que os chamem de crianças, mas até os 12 anos ainda são considerados como tal. Sabemos que nós catequistas, devemos usar a pedagogia das idades. Agora quando a turma é mista como a minha, isso dificulta um pouco, tenho catequizandos que posso oferecer uma comida mais sólida, já outros ainda estão no mingauzinho. Isso é dose. Quem coordena, precisa tomar alguns cuidados, como por ex., montar turmas com idades bem próximas, tentar colocar o mesmo número de meninos e meninas, isso facilita o desenvolvimento em todo sentido. Mas, sei que mesmo tomando esses cuidados, sempre temos uma turma  mista. Acho que eu fui a sorteada, essa é minha turma. Não uso uma linguagem muito infantil, mas gosto de trabalhar o lado lúdico, dinâmicas, jogos. Noto que todos participam bem, sem contrangimento. Encontrei esse jogo, achei super interessante, é mais uma maneira de rever os encontros, sem a idéia  de"avaliação" ou "prova". Com certeza vou confeccionar o meu dado! Espero que gostem da idéia, que não foi minha, só usei o "copiar e colar". A idéia está no blog  www.arquivoscatequese.blogspot.com  Lá você vai encontrar outras opções de jogos bem legais.

 

Jogo catequético: Dado bíblico

Como jogar?
O catequizando pegará o dado e jogará no chão. A face que ficar para cima definirá o tema da pergunta que o catequizando responderá uma pergunta.

Como fazer?
O catequista precisará de uma caixa média (a caixa usada no dado da foto é de liquidificador).
O catequista irá fazer um quadrado com esta caixa e preenchê-la com papel, (jornal velho) para que o dado não fique tão amassado.
Depois de preenchida, é necessário fechar a caixa e revesti-la [de preferência de um papel bem colorido (no dado da foto foi usado cartolina color-set nas cores azul, vermelho e amarelo)].
Em cada face o catequista põe um tema da catequese. Para cada tema, haverá uma lista de perguntas elaborada pelo catequista, que será feita ao catequizando que jogou o dado. ( O dado da foto tem como temas: Jesus – Maria / A.T. / N. T / A Bíblia / Os Sacramentos / Os Mandamentos).

Um comentário:

  1. Gostei desse tipo de atividade, copiei e vou enviar...
    recentemete uma catequista foi afastada da catequese por ser pega brincando com os catequizandos,ela pode nao ser uma catequista , como muitos diria (sabia). mas é um exeplo de serviço a igreja!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!