terça-feira, 26 de outubro de 2010

Antes de saber se Adão e Eva existiram ou não, acho importante sabermos um pouquinho sobre o livro do Gênesis

Gênesis é uma palavra grega que significa nascimento, origem. O primeiro livro da Bíblia foi assim chamado porque nele encontramos as narrativas sobre as origens do mundo, da humanidade e do povo de Deus.
Poderíamos pensar que essas narrativas são história no sentido atual daquilo que um historiador faz. São antes reflexões do povo sobre suas origens e origens das coisas. Fazendo isso, porém, o povo mantém um olho na sua realidade presente e o outro no passado. O que Vê aqui e agora, ele projeta no passado distante e até na origem. Seu interesse não é tanto dar uma explicação científica ou histórica sobre o passado, mas contar o passado para explicar a realidade que se vive no presente.
Embora não seja história propriamente dita, devemos dizer que seu conteúdo é muito mais profundo, pois busca analisar o que acontece no mais profundo da história e da vida.
Dessa forma, o texto procura mostrar os alicerces e estruturas fundamentais dois acontecimentos e realidades que se desenrolam em todo tempo e lugar. São como que modelos para compreendermos a nossa vida e a história que vivemos. Por exemplo: Temos e experiência do mal. Mas o que é o mal? Como explicá-lo na sua raiz profunda, não tanto no tempo, mas na sua realidade mais íntima? Para responder a essas perguntas conta-se uma história para fazer ver a raiz do mal (cf Gn3).
Podemos distinguir duas grandes partes neste livro. A primeira, formada pelos capítulos 1 a 11, tem aspecto bastante geral e visa mostrar as origens do mundo, da vida e o processo da história da humanidade dominada pela ambigüidade. A segunda é formada pelos capítulos 12 a 50, onde vamos encontrar conjuntos e narrativas populares sobre as raízes distantes e obscuras da história do povo de Deus.
O conteúdo do livro tem aspecto de uma verdadeira “colcha de retalhos”, formada por lendas, “causos”, historinhas mais ou menos desenvolvidas, genealogias – materiais diferentes que foram alinhavados. É como se estivéssemos no porão, abrindo um velho baú, onde a família foi pouco a pouco guardando suas fotografias, objetos de estima, roupas antigas, etc. Qualquer leitor atento pode perceber facilmente onde acaba uma história e começa outra. O importante é sempre se perguntar qual o sentido daquela história e para quem ela fazia sentido.
Podemos dizer que o livro levou quase mil anos para chegar à forma com que nós o conhecemos hoje.
Basicamente houve três momentos importantes na sua história:
- o tempo do rei Salomão (971-931 a.C)
- o período entre 800-700 a.C
- o período do exílio na Babilônia e do pós-exílio (586-400 a.C)
Nesses três períodos as tradições antigas foram recolhidas e costuradas segundo um determinado fio condutos que, em cada um desses momentos, visava salientar uma determinada compreensão religiosa e política vigentes nessas épocas. Para entendermos isso basta nos lembrarmos de que toda vez que há uma mudança no regime político de um determinado país, visando fortificar e solidificar o novo regime. Para isso, escolhem-se determinadas tradições, deixam-se de lado outras, fazem-se pequenos retoques aqui e acolá, costura-se tudo com determinado fio etc.
 Fonte.: Coleção como ler - O LIVRO DO GÊNESIS - de Ivo Storniolo - Euclides M.balancin - editora paulus

Um comentário:

  1. Olá flor! Obrigada pelo comentário... ando meio sumida mesmo, este mês as crianças de nossa comunidade e mais duas que juntaram-se à nossa irão fazer a primeira comunhão, então vc já sabe né... correria na certa! heheheh mas logo estarei de volta ao meu blog tadinho.... Ah, adorei essa sua idéia sobre o livro de Gênesis! bjo no coração amada, fica com Deus!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!