segunda-feira, 4 de outubro de 2010

2º dia - Maria: Olhar que ilumina!

 O Milagre das velas!
No arraial dos pescadores havia a devoção das rezas ao entardecer. Era noite, era prece e, no arraial dos pescadores, tudo era calmaria. Na noite serena, as famílias reunidas em oração diante da imagem da Virgem Aparecida. Ali tudo era alegria, pois o povo se unia numa só prece de amor e de louvor. Eis que, de repente, as velas que iluminaram a imagem Aparecida se apagaram! Levanta-se D. Silvana, mãe de João Alves, e, cheia de ternura, vai de novo acendê-las. Mas antes mesmo que ela se aproximasse, as velas de novo se ecendiam, sem que ninguém as tocasse. E aí se acendeu mais forte ainda a luz do coração, que não deixa  jamais morrer quem confia no Senhor. O povo simples compreende que é Deus quem nos guia com a luz da Salvação.

Maria nos desperta para o amor a Jesus e nos chama para viver em sua luz!
Sempre que vamos rezar, ou até mesmo em nossos encontros de catequese, usamos uma vela, é quase que um ritual, porque fomos criados e educados a usar desse símbolo. Quantas vezes, rezando, fixamos nosso olhar naquela chama e tudo se aquece em nós, porque acreditamos que aquela pequena chama representa a luz de Cristo que não nos quer nas trevas. Que aquela pequena chama é o sufuciente para acabar com a escuridão de um lugar, mesmo que seja um espaço enorme, aquela chama nos direciona. Aquela cera que derrete, que se consome enquanto ilumina, podemos comparar com a vida  de Cristo doada, consumida por cada um de nós e assim também deveria ser conosco, vivermos para o próximo. Que nesse segundo dia da novena, por intercessão de Maria, sejam iluminados aqueles cômodos de nossa morada, que estão na escuridão, nas trevas... O nosso coração que não perdoa, nossos olhos que só enxergam maldades, a nossa língua que julga, faz fococas, a nossa mente que maquina o mal, a vingança, as nossas mãos que ao passo de abençoar, maldizem... Qual a situação que precisa ser iluminada em sua vida? Seu trabalho, seu ministério, sua família, suas amizades?

Ó Maria, manifestastes naquele dia a luz que vem do céu. Nada poderá apagar que Vosso Filho Jesus é nossa luz. Quem com ele caminha não experimentará jamais a amargura. Por isso, confiantes, agora vos suplicamos: dai-nos a luz que vem do céu, a salvação de Jesus.
Ó maria, clamamos a vós! Lá no céu, rogai a Deus por cada catequista, por cada catequizando e suas famílias! Amém!

Ave Maria, cheia de graça...

*Parte do que estou postando, está sendo retirado do livreto da novena do Santuário Nacional de N.Sra.Aparecida

Um comentário:

  1. Claro querida ,tenha certeza que estarei em união com você e com todos que fizerem parte desta novena ,principamente eu que estou sempre necessitada de oração pra não cair em tentação,este ano tem sido um ano de muitas lutas e desânimos e o que tem feito com que eu fique de pé ,é a oração. Beijos e tudo de bom pra vocês, já que não tenho mais a felicidade de te encontrar on line ,rsrsrsr
    Darlene- Passa Quatro-Mg

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!