quinta-feira, 18 de março de 2010

Trabalhando os dez mandamentos...

Objetivo
Assimilar os dez mandamentos da lei de Deus

Materiais
• Barbante
• Pregadores (de acordo com o número de catequizandos)
• Cartolinas ou papel color set de diversas cores
• Lápis de cor, canetas hidrográficas
• Folha de sulfite ou etiquetas adesivas
• Tesoura ou estilete
• Cesta de vime
• Ferro de brinquedo
• Manual de instruções de uma máquina de lavar

Como Brincar
Confeccione antecipadamente ou com os catequizandos peças de roupas de cartolina ou papel color set, como calça, blusa, meias, saia, gravata, babador, vestido, etc... Faça uma peça para cada um, com medida de uma folha de sulfite. Ilustre os desenhos com fitas, botões, zíper e lantejoulas. Se você utilizar etiquetas, fixe-asno meio de cada peça e escreva um dos dez mandamentos. Se preferir utilizar roupinhas para outros fins (citações do pai nosso, sacramentos, dons do espírito Santo), recorte tiras de papel e escreva a respeito deles. Na roupa de papel, faça duas aberturas na vertical para transpassar a tira. Ponha as peças em um cesto de vime. Na sequência, compare o ser humano com uma máquina de lavar.

_Com a máquina de lavar roupas, vem um manual de instruções, indicando como utilizá-la e conservá-la (mostre o manual de instruções de uma máquina de lavar ou simplesmente leia as instruções).Exemplo: A voltagem indicada é 110. O que acontece se eu ligar no 220W?

_ Nós também somos uma máquina – a máquina humana, capaz de desempenhar muitas funções. Deus nos deixa os dez mandamentos para que, por meio deles, sejamos orientados a sempre produzir bons frutos e, consequentemente, ter uma vida saudável.

• Neste momento, pegue o cesto de vime com as peças de roupas já identificadas com os mandamentos e diga: “Vejam, acabei de lavar estas roupas, vocês poderiam me ajudar a colocá-las no varal?” Um por um se dirige ao cesto, retira uma peça e pendura no varal enquanto lê o mandamento escrito na etiqueta. No final do encontro ou no próximo, convide os catequizandos para recolher as roupas do varal, passá-las com um ferro de passar de brinquedo e ler novamente o mandamento retirado. Para que todos memorizem, à medida que um fala, os demais repetem. É uma forma lúdica de memorização e pode ser utilizada para outros objetivos também, como a fixação de versículos bíblicos, orações, enfim para tudo o precisamos saber de cor, ou seja de coração! (Retirado do livro Brincando na catequese 2, de Rogério Bellini,da Paulinas)


** Utilizei dessa dinâmica na primeira apresentação dos dez mandamentos, usei roupas de bonecas, e como cada catequizando pegou aleatoriamente sua peça de roupa, os mandamentos foram colocados  misturados, depois é que fomos colocando em ordem. Foi uma maneira bem diferente de passar os mandamentos. Eles gostaram muito! Recomendo aos catequistas que trabalham com os menores. Eu só não brinquei de passar roupas, pois passar não gosto nem de brincadeira. Pra finalizar fiz uma faixa escrito: “Amar a Deus e ao próximo como a ti mesmo!”, recortei por palavras e eles foram montando até chegar no maior e resumo de todos os mandamentos: AMAR

7 comentários:

  1. Achei muito interessante essa atividade e pretendo utiliza-la com os meus catequisandos da Paroquia de N.S. do Carmo, em Manaus-Amazonas.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei encantada com esta dinâmica. Sempre procuro dinamizar os encontros, além de ficar bem mais agradável a catequese, os catequizandos guardam melhor os temas. Parabéns, Imaculada. Como sempre, encontro muito material excelente por aqui. Bom dia!!! Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Amei a sugestão pra falar dos mandamentos. Dá para utilizar até mesmo na crisma. Parabéns pelo site vocês tem muita criatividade. Deus os abençoe!!!!!!!!!!!!
    Jussara Maria
    Brasília - DF

    ResponderExcluir
  4. FIQUEI ENCANTADA COM O SEU BLOG. OBRIGADA POR PARTILHAR SUAS IDEIAS CONOSCO. DEUS TE ABENÇÕE!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito, pretendo usar com minha turma de perseverança, mas um de cada vez, trazendo para a atual realidade dos catequizandos, como viver estes mandamentos?

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito desta atividade,repassei as catequistas da Paróquia São Filipe/Aeroporto em CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM /ES

    ResponderExcluir
  7. adorei, repassei para as minhas amigas catequista da Paróquia Nossa Senhora das Graças NOVA FRIBURGO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!