terça-feira, 9 de março de 2010

Mistagogia - significa "ser introduzido no mistério", no plano salvífico de Deus de salvar o mundo em Cristo. O tempo pascal é o tempo da mistagogia. Tempo próprio de os recém-batizados aprofundarem a experiência proporcionada pelos sacramentos, e, assim, tomarem parte no mistério de Cristo.Durante esse tempo, os neófitos, ajudados pela comunidade dos fiéis, e através da meditação do Evangelho, da catequese, da experiência sacramental frequente e do exercício da caridade, aprofundam os mistérios nas práticas de sua incorporação à comunidade. (Extraído do livro catequese com estilo catecumenal de Padre Antonio Francisco Lelo- Paulinas)

Esse ano será nossa primeira experiência mistagógica com aqueles que receberão Cristo eucarístico por ocasião da Páscoa, normalmente eles recebem o sacramento, e  mesmo com um trabalho minuncioso para que todos continuassem, muitos evadiam, esperando a idade da crisma para retornar, outros muitos nunca mais apareceram. Faremos essa etapa da MISTAGOGIA, eles recebem na páscoa, continuam com os mesmos catequistas por todo período pascal, fortalecendo o sacramento recebido, com catequeses apropriadas,  só depois serão inseridos na catequese em preparação do Crisma- Iniciação Cristã II( O ideal seria se junto com os catequistas da Eucaristia,  acompanhassem também o catequista de Crisma que continuaria com a turma)
Hoje  à noite tenho a tarefa de passar isso aos pais, fazer com que coloquem no coração a importância dos filhos completarem sua iniciação cristã.
Estamos ansiosos e nos preparando pra isso, nos encontramos todas às segunda-feira para nos formar. Estamos confiantes, mas apreensivos também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!