segunda-feira, 22 de março de 2010

Catequistas, estejam atentos ás distrações...

Os que se distraem
Porque das distrações?
Os catequistas queixam-se muitas vezes de que as crianças, adolescentes e também os adultos, ficam distraídos, “a ver navios”, estão meio adormecidos, não prestam atenção, falam entre si sobre outras coisas, ficam pensando em assuntos que não têm nada a ver com o encontro. Os próprios cristãos se acusam de ficar distraídos na catequese ou na oração.
O catequista precisa examinar-se sobre este assunto. Porque se isso acontece frequentemente, o catequista precisa revisar sua metodologia ou a maneira de aplicá-la.
Mas voltemos ao fato da distração. Muitas vezes, é uma só pessoa que está “ausente”. O catequista prestará maior atenção sobre essa pessoa. Porque são raras as vezes a distração acontece por má vontade. A pessoa em questão _ a criança ou adulta _ muitas vezes está pensando em outra coisa nesse momento porque está preocupada ou tem nisso um interesse maior que o de tudo o que acontece ao seu redor. Sua mente voa, sua imaginação está presa, ou simplesmente adormecida.
Nesta situação não adianta nada gritar ou censurar publicamente porque existem coisas (falecimento de um ente querido, problema com os filhos ou a criança esteja vivendo um grande conflito em casa...) que são compreensíveis e que é preciso levar em consideração, e nas quais é melhor acompanhar as pessoas, mostrar-se próximo a elas. Também pode ser útil, e necessário deter-se mesmo quando se altere a ordem do encontro.
As preocupações da vida têm importância preferencial na catequese e na oração, para serem iluminadas pela palavra de Deus.
Exercícios para os catequistas
Os catequistas podem examinar suas próprias distrações, tanto na oração como nos encontros ou nas reuniões que participa.
Depois convém que procurem escrever como eles mesmos podem se ajudar ou ser ajudados pelos outros.
Fonte.: Parte dessa reflexão tirei da Revista ecoando

Tudo bem, que distrairmos a ponto de tomar de canudinho água de um aquário é meio que demais, mas bem que nós crescidinhos, fazemos coisas bem estranhas, por conta da distração. Isso é comum, quando estamos com mil coisas na cabeça ou algo está nos apurrinhando, quantas vezes, não escutamos nosso nome ao longe, porque estamos totalmente ausentes, meio  a uma palestra, ou até mesmo na missa. As distrações frequentes, são sinais de alerta, como uma febre nos mostrando que tem algo de errado conosco... Somos também catequistas distraídos e às vezes não temos paciência com as distrações de nossos catequizandos... Se fossemos dividir nossas loucuras nos momentos de distrações, daríamos boas gargalhadas!!!! Chegamos até pensar que estamos meio fraquinhos da cabeça!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!