terça-feira, 2 de março de 2010

É hora de acordar! cada um com sua responsabilidade!

Parece até paranóia neh falar tanto de catequese! Mas, não é! É vontade de espalhar amor, zelo por essa tarefa tão importante que um dia abraçamos, mesmo sem saber ao certo o que ela acarretaria. Imagino, que muitos catequistas entram enganados, o convite vem de uma forma disfarçada: " Porque você não vem nos ajudar na catequese, é maravilhoso, vem!" Quando entramos, nos envolvemos, nos comprometemos, percebemos que a coisa é muito mais exigente do que nos foi passado no primeiro convite. Alguns descobrem alí sua vocação, meio a tantos obstáculos, dificuldades, outros caem fora, arrumam logo uma desculpa e não permanecem como catequista, procuram logo uma pastoral menos "complicada" para servir. Ficam realmente aqueles que gostam de verdade, aqueles que encaram as pedras como degraus para subir e crescer. Quando  falo aos catequistas iniciantes,  deixo claro que quem acha que catequese é brincadeira que repense se realmente quer ser catequista, uma coisa é o catequista não estar preparado devidamente, isso vai acontecendo se houver além da boa vontade, garra para buscar conhecimentos, outra coisa é o catequista que acha que a catequese pode ser levado no "oba-oba", em banho maria.

..."Foi assim no começo da Igreja: Jesus formou discípulos, devagar. Houve um primeiro chamado, um aprendizado e um convívio. Houve etapas na missão, envio, aprofundamento. Mas mesmo assim não estavam totalmente prontos para a tarefa de ser Igreja até que viveram a experiência do mistério pascal."(estudo CNBB 97, parágrafo 14). Sejam curiosos e leiam no documento o que vem a seguir, como acontecia esse itinerário, acredito que são pistas de como deveria caminhar nossa catequese. Se você catequista não tem o estudo 97, sobre Iniciação à vida Cristã, deixe de comer um lanche e compre o seu, custa por volta dos 8,00. Não tem aquela música que fala: A fila anda. Então, a nossa catequese está caminhando, é hora de percorrer esse caminho. Quando eu li essa parte, eu briguei, e disse que fazemos tudo errado, disse que o erro é nosso, do catequista que aceita entrar numa sala, sem primeiro ter sido formado, preparado e depois muito, mas muiiiito cobrado. Parece que estamos sendo sugados, esprimidos, mas não nos abastecerem primeiro, estão querendo tirar de nós, algo que não nos foi dado, que é a devida preparação. Quando digo que temos o direito de cobrar dos padres essa orientação, não digo pra arrumar confusão, mas porque é um direito nosso e um dever deles. São ou não seguidores de Jesus, e como Jesus fazia, jogava seus discípulos aos leões e dizia, salve-se quem puder! Não, ele formava, acompanhava, caminhava junto.  Fico feliz de ver que muitas paróquias estão acordando pra isso, que bom! Que pena, que muitos dormem um sono profundo! Que tal acordar os que dormem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!