quarta-feira, 20 de julho de 2011

Senhor, pedimos... Socorro!

Agora no finalzinho da tarde falava pelo msn com uma catequista da minha paróquia,  uma catequista especial, uma de minhas melhores amigas, a Angela Rita, amo ela de todo meu coração e ela sabe disso... Ela me dizia que não estava nada bem hoje, na verdade estava desorientada, pois estava perdendo alguns de seus catequistas, e foi enumerando os motivos... Dizia que não sabia o que faria com algumas turmas que iniciarão no começo de agosto...

Puxa, meu coração ficou apertado, sei o que ela está sentindo, porque já vivi isso na pele... Então, tentei animá-la, me lembrei de um casal que estão sem nenhuma atividade na Igreja e que poderiam assumir uma turma, fiquei de falar com eles, vou fazer isso nesse final de semana...  Fiquei pensando, por mais que todo ano entre novos catequistas, sempre estamos precisando, porque se fazemos um trabalho para que nossos catequizandos perseverem, precisamos de gente para acolhê-los...Nosso movimento na catequese é como de uma escola, é numeroso... 


Quando li esse teatro no blog do meu amigo blogueiro, JONATHAN , lembrei de minha conversa com essa minha amiga e fiquei a  pensar na nossa e na realidade de muitas paróquias desse Brasil... às vezes chega nos revoltar, temos vontade de mandar pra casa os catequizandos por falta de catequistas, mas nem sempre conseguimos agir assim... Nos resta rezar, buscar em nossa memória pessoas que poderiam porventura nos ajudar na catequese...

Por isso peço com toda fé e confiança que tenho em meu coração que o Senhor envie operários para sua messe... Pedimos a Deus que desperte muitos dos acomodados que estão em suas casas enterrando seus dons... Pedimos Senhor, socorro! Não só pedimos, mas imploramos por sua providência, nos ilumine, nos mostre quem devemos convidar para essa tão importante missão que é ser catequista...
Hoje, dia do amigo, que possamos nos unir em oração nessa intenção, que o sr envie, chame novos catequistas...

Quem sabe encenar esse teatro em todas as missas, como um pedido de socorro??????

Teatro para dia do Catequista
O Chamado a ser Catequista

Autora: Maria Ferreira

Personagens:
Padre
Maria
Marta
Pai

(Padre e Marta entram em cena)

Padre: Bom dia minha filha

Marta: Bom dia padre a sua benção

Padre: Deus te abençoe minha filha, que bom te encontrar eu estava mesmo precisando falar com você. E que estamos precisando de catequistas em nossa comunidade. Você que ser catequista Marta?

Marta: O padre e que estou muito ocupada não tenho tempo, aliais já estou atrasada (olha no relógio e sai) até outro dia padre.

(Pai entra em cena e cumprimenta o padre)

Pedro (Pai): Bom dia padre, que bom lhe encontrar, quero escrever meu filho na catequese, quando começa a inscrições

(Padre triste)

Padre: Bom dia Pedro, Infelizmente meu filho esse ano não teremos catequese em nossa comunidade, pois não encontro ninguém que queira ser catequista.

(Pai indignado)

Pedro (Pai): Mas isso é um absurdo padre uma comunidade que não tem catequese para as crianças. O que o senhor pretende fazer.

Padre: Vou continuar procurando, alias você quer ser catequista meu filho?

Pedro (Pai): O padre eu sou um homem muito ocupado não tenho tempo, mas espero que o senhor encontre pessoas que aceitem ser catequistas. Tchau, padre.

Padre: Fala para Maria que eu que fala com ela.

Pedro (Pai): Eu Falo.

(Pedro sai de cena)

(Padre olha para imagem de Jesus e respira fundo)

Padre: Senhor Jesus assim como o Senhor encontrou discípulos no meio do povo me ajude a encontrar catequistas dentro dessa comunidade.

(Maria entra em cena e se aproxima do padre)

Maria: Sua benção padre

(Padre muito feliz abençoa Maria)

Padre: Deus te abençoe Minha filha, há quanto tempo não lhe vejo.

Maria: E que estou muito ocupada trabalhando, fazendo faculdade e agora sou mãe. Mas o meu marido me disse que o senhor queria fala comigo.

Padre: Sim! Eu que quero. Quero lhe fazer um convite, aliais eu não Jesus, nossa comunidade esta precisando de catequista. Maria você quer ser evangelizadora, pescadora de almas para Deus.

(Maria pensa um pouco e responde com um sorriso)

Maria: Sim padre eu aceito, e eu conheço algumas pessoas que também estão dispostas a ser pescadores de almas para Deus.

Padre: Então traga essas pessoas para que possamos apresentá-las a comunidade.

(Maria sai e trás os catequistas)

Padre: Esses são os discípulos do Senhor os pescadores de almas de nossa comunidade. Esses são os nossos catequistas.

Narradora: Vamos dar uma salva de palmas aos nossos catequistas. Esses são homens e Mulheres que apesar de ter uma vida atarefada cheia de responsabilidade encontram tempo para catequizar nossos filhos. E ate nosso Pároco que tem 5 Comunidade para cuida encontra tempo para catequiza nosso jovens. Para um dia eles também possa ser evangelizadores, pescadores de homens para Deus.

2 comentários:

  1. Infelizmente, a falta de catequistas é geral! Mas Deus sempre provém.
    Em minha comunidade, criamos um grupo jovem de catequizandos. Assim que saem da perseverança, escolhem ir para esse grupo ou para a turma específica da crisma. No grupo, além do conteúdo para a crisma, valorizamos a questão vocacional.
    O resultado tem sido bom para a Paróquia, em especial para a catequese!!!
    Fica a dica!
    Abraços, Lucyanna
    catequistasemeandoamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Imaculada, vc me fez chorar... Aqui tb não é diferente mas peço a Deus que dê a todos os catequistas um espírito incansável. Que, como Paulo, combatam o bom combate! Que os outros ouçam o chamado e deem seu SIM, pois a vitória em Jesus é garantida. Peço tb que Deus olhe para o meu pároco que já de idade avançada, cuida de 13 comunidades e chega a fazer 8 missas por domingo só para não deixar os seus filhos sem o pão da vida. Amém!!!

    Bjs e bom dia minha amiga

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!