quarta-feira, 6 de julho de 2011

O catequista aprimora o "FAZER" Catequético...

Olá!! Bom dia!
Deixo pra vocês esse material que retirei da revista ecoando, a qual sou assinante  a muitos anos, melhor dizendo acho que me falta três ou quatro exemplares dessa revista desde sua primeira edição(Aliás, me prometeram enviar os números que me faltam, estou aguardando)... Quero parabenizar toda equipe responsável pela revista pelo excelente trabalho, essa última edição está maravilhosa... Quando li a cartinha desse catequizando que disponibilizo abaixo, fiquei pensando se ele existia mesmo, porque esse é o sonho de consumo de todo catequista, catequizandos interessados  pelas coisas de Deus, com desejo de crescer como cristão... Tá, mas voltando pra nossa triste realidade neh, ninguém vive de sonhos...
Muitas vezes, jogamos toda desilusão, todo fracasso de nossa catequese nos catequizandos desinteressados e nos pais ausentes, mas em muitos casos, é o catequista que deixa a desejar... Então, quando li "A CATEQUESE NOTA 10", fiquei pensando que poderíamos fazer uma análise de como estamos sendo como catequista, que nota estamos merecendo... Em que podemos melhorar? Gostaria que refletíssemos também sobre o papel da coordenação... Como seria bom se todo catequista pudesse fazer a experiência de passar pela coordenação... Porque temos tanta dificuldade em arrumar pessoas que encarem coordenar? O que falta? Compromisso? Solidariedade? Parceria?
Enfim, analizando os pontos abaixo, que catequista você tem sido? nota 10, 09, 08, 05, 03...
Beijusssss
Imaculada Cintra
** Ah! importante! Deixe de comprar uma blusinha, ou economize no lanche do final de semana e assine essa revista, é muito rica...
email para assinaturas: assinaturas@paulus.com.br
atendimento ao leitor: revistaecoando@uol.com.br


Carta de um adolescente para o seu futuro catequista
"Eu tenho 13 anos e minha família é muito católica. Minha avó ensinou a seus netos coisas maravilhosas sobre Deus.
Fico preocupado com os meus amigos que frequentaram comigo a catequese. Agora não querem nada com nada das coisas de Deus. Alguns parecem que perderam a fé em Deus e em Nossa Senhora e outros até mudaram de religião, pois na cidade há muitas igrejas. Por que será que isso aconteceu?
Embora com pouca idade, leio e escrevo bastante e domino  a internet. Porém, ando muito confuso e gostaria que a catequese deste ano me ajudasse em tudo o que estou precisando. Quero rezar mais, conhecer melhor a Bíblia e os ensinamentos da Igreja Católica. Você pode me ajudar? Dizem que você é uma catequista nota 10 e que a catequese também é 10.
Ate mais.
Seu futuro catequizando."

Formação Metodológica - O CATEQUISTA NOTA 10

01- Alegria dos catequistas e dos catequizandos
Numa catequese tradicional, os catequizandos eram receptores passivos. O documento Catequese Renovada (1983), assumindo a Bíblia como o texto principal da catequese e propondo o princípio da interação fé/vida e o método ver-julgar-agir, deu maior valor à vivência alegre da fé. Na "catequese nota 10", a vida do catequizando e sua história são assumidas. Viver a fé com alegria é o que o catequista e os catequizandos mais desejam.

02- Participação em equipe
A "catequese nota 10" procura ampliar a participação dos catequizandos por meio de trabalhos em grupo para fortalecer as decisões, mobilizar as forças, gerando compromissos, corresponsabilidade e lideranças, ouvindo sugestões, compartilhando objetivos, informando e transformando grupos em verdadeiras equipes.

03- Desenvolvimento de Recursos humanos
A"Catequese nota 10" cria espaços e oportunidades para pôr em comum os dons que Deus deu a todos os participantes, fazendo com que se multipliquem. Ignorar esses dons é condenar a catequese à rotina, ao comodismo, ao "tanto faz como tanto fez".

04- Organização eficaz
Uma organização bem estruturada permite uma "catequese nota 10". A equipe de coordenação, além de dinamizar, orientar e promover a ação catequética, suscita novos catequistas, encoraja os catequizandos, mantém a união do grupo de catequistas, desentraliza a ação, delegando responsabilidades, e articula pessoas e serviços.
Cabe à coordenação liderar o planejamento de modo participativo, gerando confiança e segurança nos catequistas e catequizandos e levando-os a assumir a ação. Espera-se que o planejamento catequético esteja articulado com as demais ações evangelizadoras e que a catequese tenha representação no conselho de pastoral paroquial e/ou comunitário.

05- Constância nos propósitos
A catequese exige perseverança e continuidade. Os propósitos assumidos pelo grupo de catequistas e dos catequizandos devem ser repetidos, reforçados e estimulados. Isso permite e garante, de modo firme, qualquer mudança desejada. A equipe de coordenação tem o papel de motivar, manter o ânimo e suscitar a constância dos propósitos assumidos. Assim, garante uma "catequese nota 10".

06- Formação permanente
O avanço da técnica e a mudança de época exigem dos catequistas uma formação permanente. A "catequese nota 10" acompanha e antecipa as mudanças que ocorrem na sociedade, proporcionando a formação continuada dos catequistas em todos os níveis, de forma inculturada. O principal objetivo da formação será fazer com que os catequistas se encontrem pessoalmente com Jesus Cristo, vivam como discípulos missionários, assumindo a vocação-missão de educadores da fé.

07- Descentralização
O melhor controle é aquele que resulta da responsabilidade de cada catequista e de cada catequizando. É necessário saber transferir e delegar competências às pessoas que tenham condições para bem assumir o que lhes foi confiado. A "catequese nota 10" acredita na criatividade e possibilidade de cada pessoa e educa para a corresponsabilidade na missão.

08- Comunicação
Se a catequese é uma mediação para que o amor de Deus envolva cada pessoa, a "catequese nota 10" realiza de modo mais transparente e autêntico essa comunicação, pois se fundamenta no amor comunhão-participação entre catequistas e catequizandos, entre os próprios catequistas e entre estes e toda a comunidade.

09- Garantia da qualidade
Além da programação já citada para a "catequese nota 10", é necessária uma programação sistematizada dos conteúdos a serem aprofundados nos encontros. Tais conteúdos, melhor dizendo, a mensagem a ser anunciada e aprofundada tem como fonte a vida, a Bíblia e os ensinamentos da Igreja. Para isso é importante documentar, por escrito, os passos feitos pela comunidade catequizadora.

10- Evitar erros
"Errar é humano", mas uma ação planejada ajuda a evitá-los ou a cometê-los com menor frequência. Empregar todos os meios possíveis para atingir os objetivos e avaliar periodicamente a caminhada ajuda a realizar uma "catequese nota 10". A metodologia de Jesus ilumina e fortalece catequistas e catequizandos na buscado melhor jeito de desenvolver a ação catequética.

Ir. Mary Donzellini, mjc
Material da revista ecoando nº 34

3 comentários:

  1. Olá Imaculada!Que felicidade saber que vc participará do nosso curso!Espero que goste e que te ajude no ministério da catequese...

    Estou ansiosa por sua participação, que é muito importante para mim!

    Beijinhos,
    Layse

    ResponderExcluir
  2. Nossa que texto maravilhoso. Todo dia penso que vou assinar a revista e esqueço rs mas vou fazer isso agora.
    Era edificantes quando nos reuniamos as tardes de domingo para estudarmos o Ecoando - que ainda era um folhetinho. Acho que foi o tempo em que meus colegas de paróquia mais partilhavam...
    Como vc diz, gastamos dinheiro com tantas coisinhas aqui e ali e esquecemo de algo que pode ser fundamental para nossa formação cristã, para nossa vida...
    Bjuss e tenha uma linda viagem,
    Clécia

    ResponderExcluir
  3. As partilhas são riquissímas. Tenho o numero um da revista . Nem sei como veio parar em minhas mãos , e assim que tive acesso à internete procurei estar unida a voces.Parabéns, e agora caminharemos juntas.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!