sexta-feira, 29 de julho de 2011

Amigos, venham! Sonhem comigo!

Prestem atenção nessa sala!
Ela é meu sonho de consumo para catequese!
Desde que participei de uma escola catequética e uma diocese colocou pra nós como são as salas de catequese, fiquei encantada...
Percebam que existe uma mesa com cadeiras, (sem braços). Nos lembra até uma mesa de refeição, da partilha do pão... e é... da partilha do Pão da Palavra!
Num cantinho bem ornamentado, a mesa da Palavra...
Percebam que não existe quadro negro, nem mesa tipo "diretor"
Imaginem!
Na hora da leitura Bíblica, todos ficam ao redor da mesa da Palavra, ouvem, ficam em silêncio... e depois vamos para a mesa da partilha, alí desenvolvemos nosso encontro...
Aí você olhando, pensa: "Mas, isso tá muito longe da realidade de minha paróquia!"
Seria ótimo se tivéssemos um espaço destinado somente à catequese, mas isso é raro, em muitos lugares mesmo sendo um centro catequético, as salas são ocupadas para outros fins...
Mas, isso não impede que nossas salas sejam ambientadas assim, porque toda reunião de qualquer pastoral pode-se começar pela mesa da`Palavra e  depois ir para a mesa da partilha... Vejo que assim estaríamos trabalhando em comunhão e todos inseridos no processo de Iniciação Cristã que é pra toda Igreja...
Mas, se está muito além de nossas possibilidades uma sala assim, podemos adaptar, preparar um cantinho para a Palavra e um outro com as cadeiras para a Partilha...
Essa foto eu peguei do blog Catequese casa forte, onde ela  partilha sobre o material de Padre Leomar Brustolin... Passe por lá e leia a matéria na íntegra.
Enquanto isso, vamos continuar sonhando uma catequese assim e quem sabe fazer acontecer isso dentro daquilo que temos...
Beijo grande e uma linda sexta pra todos!
A paz!
Imaculada Cintra

9 comentários:

  1. Pois é amada, sonhar não custa nada! Nós conseguimos com q o caep fizesse uma salinha pra nós, q dividimos com outros grupos, mas é chamada sala da catequese mesmo ...rs... por enquanto estamos com carteiras e cadeiras, q foram emprestadas, mas assim q o caep der sinal verde, vamos trocar e essa ideia q vc mostra é ótima, obrigada por partilhar! Qto a visita ao asilo, desde q comecei na catequese tinha em mente isso, e qdo vi a postagem q vc colocou sobre sua experiencia, fiquei mais animada ainda. Vc me deu aquela injeção de "pode ser feito sim"! bjocas amada!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Imaculada. Esta sala é realmente um sonho. Mas, como você mesma disse, está longe da realidade de muitas paróquias. Mas como brasileiro é muito criativo, procuramos dar um jeito de realizar nossos sonhos da melhor maneira possível. O Padre Leomar disse-nos que o ambão pode ser feito até mesmo com bambus. Esse padre é incrível.

    ResponderExcluir
  3. Ola! este sonho é acalentado por muitos de nós. Tive conhecimento desta proposta aqui na nossa paróquia, com os livros A mesa do pão. Até coloquei uma postagem sobre o assunto no blog. Tm uns slides no endereço www.pastoral.com.br/download/catequse_orante_redor_mesa.pps,: dê uma olhadinha, você vai gostar. Aproveite e peque os selinhos no blog que deixei para os catequistas. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  4. Vamos sonhar!
    E quem sabe realizar em breve...
    Aqui em minha comunidade é muito dificil a organização das salas.
    Onde faço os meus encontros tem de tudo kkkkk. Tinha mais,mas eu e outra catequista fizemos uma faxina e jogamos muita coisa fora. Para ter uma ideia até roupa de bazar e Mesa de altar antiga. Tudo o que não servia ia parar ali. Não temos armário e as roupas dos coroinhas ficam dependurada em um varal kkkk

    É muito complicado... Já fizemos um projeto para um armário embutido... meu sonho de consumo rsrsrs. Espero que saia do papael ainda este ano. Quando fizermos uma sala como esta da sua foto eu envio a minha... Vamos acreditar!
    bjos fique com Deus
    Marcia

    ResponderExcluir
  5. Oi gente, aqui na minha comunidade temos ''4 salas de catequese'', que dividimos com várias coisas, uma esta com 05 computadores que nem ligados estão, outra trancada com as coisas do bazar,somente uma esta desocupada, pois a outra é extensão da cozinha, ai já viu, é dividir com freezer, caixas.....em pensar que trabalhamos muito para a construção das salas......bjinnn...Carmem_Cuiabá-MT

    ResponderExcluir
  6. Humm... nem fale! Sonho mesmo!
    Nosso centro catequético foi até construído, mas a forma como foi projetado é péssima... Não conseguimos dar catequese pq o barulho das salas atrapalha muito, quando chove faz muito ruido e quando faz calor ninguéma aguenta! Vc não vai acreditar mas as salas nem janela tem!

    O Padre já está consciente de tudo isso, mas, falta verba para reformar!

    Que Deus abençoe para que um dia possamos chegar a essa realidade.

    Beijos,
    Layse

    ResponderExcluir
  7. Hum... que sala linda !!!
    Nossa, fiquei emocionada. Me lembrei de tantos momentos de partilha...
    Ah, já estou sonhando também! rs
    Grande beijo.
    Oh saudade arretada, kkk

    ResponderExcluir
  8. Verdade minha querida... Um sonho de todo catequista. Gostei demais de ver esta salinha com a carinha de salinha de catequese. As crianças se sentiriam muito mais acolhidas, daria gosto de levantar-se e com alegria viver momentos tão especiais num lugarzinho tão encantador como este. Mas sabe de uma coisa: Vou levar esta proposta para o nosso pároco. Quem sabe ele não se anima... (rs)
    Em minha realidade utilizamos salas da escola, que é interligada com a nossa igreja. Temos muitoooo espaço, mas não um espaço tão sonhado como este... Mas quem sabe um dia... Não custa nada sonhar, não é mesmo, minha querida... E além do mais, como já foi falado, poderemos sim, com certeza, ser criativos para obter um espaço legal, sem carinha de sala de aula... Um beijo carinhoso e parabéns por tão bela postagem!!!

    ResponderExcluir
  9. Comprei um livro da Paulinas, chamado confirmados na fé que descreve uma sala exatamente como esta da foto, desde então é meu sonho de consumo. Vou tentar realizar este ano com as outras amigas de catequese da minha paróquia. Acredito que não precisa ser igual, mas deve ter um lugar especial para a Bíblia e uma mesa ou formato que promova realmente a partilha. Mando uma foto quando estiver pronta!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!