quinta-feira, 17 de março de 2011

Humildade, serviço...

O senhor amou-nos até o fim e nos deixou grandes ensinamentos, lições de cair o queixo de qualquer um. No dia antes de sua morte, ele poderia estar fazendo mil  coisas ou sem forças pra se fazer nada, mas o que fez? Na ceia de despedida, mostra-nos com o gesto do lava-pés que devemos ser humildes, que dessa vida nada levamos, o que vai contar é a quantidade de amor com que fazemos as coisas. Nos ensinou que sempre temos que estar à serviço. Porque lavar os pés? Naquele época, naquele lugar, as pessoas não calçavam sapatos fechados, usavam sandálias e caminhavam por estradas de chão, empoeiradas e sempre que chegavam em alguma casa, era costume que os serviçais lavassem os pés das visitas para depois se sentarem à mesa. Os serviçais, eles faziam isso porque estavam à serviço, mas, Jesus era Mestre e porisso os apóstolos espantaram quando ele falou que lavaria seus pés. E assim o fez, inclinou-se, rebaixou-se, lavou, secou e ainda beijou os pés, imagino eu que Jesus após lavar os pés, olhava fixamente no olho de cada um, transmitindo todo seu AMOR. Eu diria, é amor demais da conta, ou seria um amor sem medidas. Eu amo a celebração da quinta feira, amo escutar e cantar a música do lava pés, desde criança aquela música me toca. Ontem, no nosso encontro de catequese foi esse o tema, eu e o Rafael, lavamos os pés de nossos catequizandos e  eles também se espantaram, não queriam tirar seus sapatos, até que expliquei que Pedro também não queria, pedi que levassem a sério esse momento. Coloquei a música e começamos a lavar os pés de nossos pequenos. Eram exatamente 12 catequizandos. Eu senti uma alegria tão grande em fazer isso, porque fiz com carinho e senti que isso tocou também a eles. Depois na medida do possível e de nossos entendimentos, explicamos toda riqueza dessa celebração. Sem falar que Jesus arrumou um jeitinho todo especial de permanecer conosco, nos alimentando, entrando em nossas veias, fazendo se alimento através da eucaristia. Também a graça da Instituição do sacerdócio, pois sem eles, não teríamos Jesus na Eucaristia. É muita graça a ser celebrada nessa quinta feira , mais que Santa, Santíssima.

2 comentários:

  1. Imaculada,
    Cada vez que ouço as experiência que nos leva a catequese catecumenal, fico mais apaixonada por este método. Na crisma temos este mesmo encontro, mas eu não consegui lavar os pés dos meus catequisandos. Parabéns, por ter vivido este experiência e também escrevê-la.
    Gostei deste novo visual do blog.
    Beijos
    Deus te abençoe.
    Renata Daniel

    ResponderExcluir
  2. Inspirada em vc, vou viver essa experiência. Eu tb sempre me toco com essa celebração. Bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!