sexta-feira, 11 de março de 2011

Catequese e Fraternidade

A catequese trabalha na contramão de uma sociedade capitalista que visa o ter em detrimento do ser. Percebe-se isso de maneira clara através das propagandas que nos incitam o tempo todo a consumir desenfreadamente, sem nenhuma preocupação com os recursos e por tanto, sem preocupação com a vida.

As duas últimas Campanhas da Fraternidade (Fraternidade e Economia e Fraternidade e Vida no Planeta) estão intimamente ligadas. Ambas nos levam a refletir e nos colocarmos como corresponsáveis pela vida tão agredida e desvalorizada no atual estágio em que estamos.

A preocupação da CNBB e por consequência da Catequese é a de fazer com que todos nós vivamos estas campanhas não apenas no período quaresmal, mas por todo o ano, e dessa forma por toda a vida. Por isso é necessário leitura, formação e criatividade nos trabalhos que envolvem esse tema tão importante.

Ao falarmos dos cuidados com o meio ambiente estamos falando tão somente de cuidarmos da vida da maneira como Deus a entregou a nós, contemplando-a, extraindo o necessário para a sobrevivência, conservando-a e cuidando de tudo o que nos cerca, pois embora sejamos o melhor da criação divina, somos uma parte pequena de um todo e os recursos estão cada vez mais escassos.

Os catequistas podem se perguntar: “Como trabalharmos a campanha durante todo o ano se temos tantos outros temas para falar?”. Acredito que não há tema mais fácil de associar a outros temas do que este. Além disso, a palavra de Deus nos ensina o quanto é importante cuidar da vida e a doutrina da Igreja é totalmente voltada para esta máxima.

A CNBB publicou diversos livretos e a internet está povoada de sugestões de como trabalharmos o tema o ano inteiro, sendo assim, sugiro que comecemos por nós. Vejo sempre os retiros cheios de copos descartáveis, refrigerantes e pessoas extrapolando no uso da água na hora do banho. É preciso consciência! Através do nosso exemplo evangelizamos e alguém já dissera que uma atitude pode valer mais do que mil palavras. Então, vamos agir de maneira que nossos catequizandos incorporem atitudes de valorização à vida do planeta não só durante este ano, mas para sempre.

Sugiro a realização de atividades como:

-Elaboração de combinados ecológicos;

-Adoção de um copo (ou copos reutilizáveis);

-O plantio de árvores;

-O dia do lanche nordestino (com comidas típicas da região) ou do piquenique;

-A criação de paródias, poemas, teatros e coreografias à luz da Bíblia, etc.

Estas são só algumas atividades em que podemos explorar a diversidade e a perfeição de Deus ao criar a natureza. No nosso blog Catequese Caminhando há outras dicas que vocês poderão explorar, adaptar ou reinventar. O importante é não deixar que a Campanha seja apenas um evento pontual, pois precisamos ter consciência e conscientizar. Faço minhas as palavras que não passam de Padre Zezinho na canção intitulada “Em prol da vida”:

“Diante de ti ponho a vida e ponho a morte,
Mas tens que saber escolher:
Se escolhes matar, também morrerás;
Se deixas viver, também viverás.
Então viva e deixa viver”.

Para que a criação não permaneça gemendo em dores de parto, devido aos seus próprios atos consumistas e levianos, é preciso agir e a Catequese é certamente o espaço de conscientização que precisamos para começar essa empreitada. Conscientes, faremos a escolha certa: Viveremos e deixaremos viver!

Clécia Ribeiro
Fonte.: http://www.fecatolica.com.br/coluna.php?id=27

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!