quarta-feira, 23 de março de 2011

Tudo amadurece ao seu tempo e dá frutos na hora certa!


Talvez essa frase seja a resposta à minha inquietação com relaçao aos nossos pais e também com o nosso fazer catequético. Nessa celebração do Rito dos eleitos, na verdade deveríamos apresentar "os eleitos", aqueles que estão de fato preparados para receberem os sacramentos na vigilia pascal ou no dia páscoa. E no fundo, nós catequistas sempre achamos que eles não estão devidamente preparados e não estão mesmo. Entendo que a catequese é um processo longo, contínuo, permanente, porisso permitimos que recebam os sacramentos, na certeza de que estarão amadurecendo na fé, conforme as etapas e por toda sua vida. Isso acontece com todos nós,  até vestirmos nosso paletó de madeira (neh Padre Marcelo Max). Mas, essa frase que recebi de minha querida, amada e idolatrada amiga Angela Rita, me confortou. Tudo amaduree ao seu tempo e dá frutos na hora certa, resta-nos cumprir bem nossa missão e não medir esforços na tentativa de atingir o máximo de pais e catequizandos possíveis. Sendo assim, avante! 

testemunho...
Tem já alguns anos, quando eu estava na coordenação, havia um catequizando, daqueles que pedimos a Deus (para nunca aparecerem na nossa frente, rsrsrs). Deu trabalho todo tempo e lá bem no final, quando chegou o tempo do batismo e da primeira Eucaristia, ele sumiu. Fui atrás, me propus a ajudar, conversei com a mãe... Sofri com esse caso, pois não me conformo em perder ninguém. Enfim, achei que minhas lutas teriam sido em vão. E quando isso acontece, essa criança não me sai da cabeça. Fica aquela coisa martelando!
Nesse ano, pouco dias atrás, a mãe desse menino, me procurou com muita alegria , dizendo que o filho estava na catequese. Nos abraçamos, partilhamos nossa alegria.
No domingo passado, aconteceu a missa com o rito de entrega da catequese de adultos. Quem vejo lá? A mãe desse menino. Meu Deus, como catequista é boba! Fiquei tão feliz, minha vontade era de sair do meu lugar e correr pra abraçar aquela mulher. Ela também está se preparando para se tornar uma mãe cristã. Por isso, que quando recebi essa frase, ficou claro, que cada um tem um tempo e que precisamos respeitar o tempo de cada um e  muitas vezes na vontade de atingir à todos, ficamos chateados, reclamamos, esperneamos, achamos até que somos permissivos demais.
O tempo desse garoto é agora, porque agora é também o tempo dessa mãe!! E olha que na época, eles moravam bem perto da paróquia, hoje  andam quilometros para vir participar dos encontros.
Louvado seja Deus! Façamos bem, com carinho  e saibamos entender o tempo de Deus! Me convenci mais uma vez, o que achamos impossível para nós, não é para Deus.
  "TUDO AMADURECE AO SEU TEMPO E DÁ FRUTOS NA HORA CERTA "

Um comentário:

  1. Tudo madurece ao seu tempo e da frutos na hora certa
    #" Focado Concentrado Pilhado antenado E Vamo Q Vamo !! #"

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!