terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A quanto andas nossas inscrições?

Há quem leia o meu blog e pense: "Puxa, será que na paróquia da Imaculada tudo é perfeito, será a catequese anda a mil maravilhas?"
Pra quem pensa assim, ledo engano,  minha paróquia não é perfeita, nossa catequese muito menos, nossos catequistas também não. Temos as mesmas dificuldades, temos pais ausentes, temos catequistas ausentes de tudo, catequizandos voados... Tudo igual.
Mas, estamos tentando melhorar nossa catequese e sou testemunha de que tem valido  muito a pena o esforço,  sinto que nossos catequistas, nossos pais, a comunidade tem olhado a catequese com "outro olhar". Isso porque chamamos a atenção, fizemos um certo "barulho", como que dizendo: "Ei pessoal, existimos e somos importantes!"

Falando em "novo olhar", quando tivemos a formação com o Padre Lelo sobre a catequese em estilo catecumenal ele dizia o seguinte: " Que todos nós sabemos um pouquinho sobre a iniciação e isso acaba dificultando,  porque carregamos certos vícios, o bom seria se não soubéssemos nada, porque ai, começando do zero, tudo que aprendêssemos seria novidade."
E quem não gosta de uma novidade! Esses vícios, são nossa pedra no sapato, porque não podemos correr o risco de trocar apenas de material, mas de se ter uma nova mentalidade. E isso, aos poucos estamos conseguindo. Não temos um caminho inteiro percorrido, estamos aprendendo fazendo e com certeza a cada ano vamos melhorando.

Voltando ao Pe Lelo, quando trouxemos ele aqui na paróquia, esperávamos respostas.  Levamos um choque quando ouvimos: " Não existe ninguém que tenha feito esse caminho, estamos resgatando algo perdido lá no século V, não trago pra vocês uma receita, ou uma experiência.
À princípio fiquei um pouco decepcionada, parecia um cego guiando outro cego, mas todas as orientações que ele nos trouxe, nos mostrou que estávamos no caminho certo. Prosseguimos, confiantes, mesmo porque pior do que tava não ficaria. 

Quando a Darlene de Passa Quatro, comenta sobre a realidade da paróquia dela sobre as inscrições, pensei nas mais diversas realidades por esse Brasil a fora.
Principalmente nas cidades pequenas, onde tudo é perto, e com a independência de nossas crianças, imagino que isso da criança procurar a catequese é comum.
Comum, mas não é o natural. O natural seria os pais procurarem. O natural seria que tivéssemos secretárias capacitadas para acolher e orientar esses pais. O mais natural seria essas inscrições serem feitas por uma equipe de catequistas ou coordenadores.

Aqui, até poucos tempo atrás, acontecia o comum, os pais procuravam a secretaria paroquial para inscreverem seus filhos no "cursinho de catequese". Recebíamos essas crianças na data marcada, como se faz numa escola. Professores, recebendo seus alunos.
Quando assumi a coordenação, e como toda nova coordenação quer inovar, porisso é bom a troca de coordenações de tempo em tempo, sangue novo... Então, resolvi que faríamos nós mesmos as inscrições, montamos plantões e ficávamos lá esperando nossos pais... Foi uma experiência maravilhosa, mas muito trabalhosa, na verdade um tédio, ficar plantados esperando os gatos pingados aparecerem...

Ainda não era o que queríamos... Foi quando lançamos o desafio, os pais fariam as inscrições na secretaria paroquial, mas só com o nome da criança e endereço, nós os catequistas visitaríamos cada um, aproveitando para fazer o querigma à família reunida, só depois  se preenchia as fichas. Sendo já a etapa do pré-catecumenato.
A idéia a princípio não foi aceita por todos os catequistas, muitos arrepiaram. Mas, trabalhamos com aqueles que aceitaram fazer as visitas e também contamos com a ajuda da equipe de missionários da paróquia. Pela quantidade de catequizandos, não foi fácil cumprir com todas as  visitas no tempo determinado. Achei que eu seria linchada, mas prosseguimos, os testemunhos que iam chegando faziam com que outros catequistas fossem tomando coragem. Foi lindo!

No ano passado, mais um passo, agora, o próprio catequista visitaria seus catequizandos para esse primeiro anuncio, primeiro contato com a família. Foi mais lindo ainda. Hoje, todas as etapas realizam essas visitas. Não existe mais a resistência por parte dos catequistas.


Agora, o que quero passar à vocês, que pra se fazer isso, não é preciso mudança de material, de método, é preciso coragem para fazer a visita domiciliar dizendo:" Olá, sou Imaculada e esse é o Rafael, seremos os catequistas do seu filho.... entramos, sentamos, respiramos, porque rezar, isso já fizemos antes de cada visita, rezamos de novo com a família, preparamos uma passagem bíblica, de preferência uma que fale do amor de Deus, fazendo o querigma e por último colhemos os dados da família. Enfim, saimos da casa sabendo a realidade de cada catequizando. Importante seria o catequista ter uma preparação   de como se fazer o querigma, mas mesmo não sabendo todos os passos do querigma, já é válido. ( fiz um vídeo que fala um pouquinho sobre o querigma, está na barra lateral em marcadores/ vídeos-Querigma e Catequese)

 
Tem muita coisa que podemos fazer, só nos falta mesmo é um pouquinho de ousadia. E o resultado é maravilhoso, porque quando você entra na casa de cada família, é a Igreja visitando e acolhendo aquela família. Façam essa experiência. Trace essa meta para esse ano, visite cada família.
Aqui, como nossa catequese só começa em agosto, colhemos as inscrições em fevereiro, março e abril.  Temos mais de dois meses para visitar com calma todos nossos catequizandos.

Tudo isso pra dizer que se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé!
Se nossos pais não vem até à Igreja, a Igreja vai até eles...

Fácil? Não! Quem disse que seria?
Impossível? Não!

2 comentários:

  1. Olá, Imaculada,

    primeiramente quero lhe dar os parabéns pelo seu blog, pois tem sido uma ferramenta preciosa para todos aqueles que querem atender com amor, criatividade e qualidade o chamado feito por Nosso Senhor!

    Olha, aprecio tudo o que vc posta no blog, mas especialmente os testemunhos do seu dia-a-dia, sua luta fortalece a minha, sua dor inspira minha intercessão e compaixão, suas vitórias e alegrias me enchem de esperança e ânimo...

    Bjos mil, fique com Deus.

    Cátia, Itaquera, SP

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Imaculada
    Gostei muito do você escreveu. E estou aqui para dizer que é muito bom este contato com pais e os catequisandos em suas casas, nas suas realidades de cada dia. Isto nos faz aproximar mais deles. Trabalho com os jovens da crisma e com isto nos tornamos mais amigos, mas confidentes. Muito bom mesmo. Não é fácil é muito dificil encarar e chegar numa casa que você não conhece, mas é gratificante.
    Beijos e parabéns
    Renata Daniel

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!