sábado, 8 de janeiro de 2011

Líder ou Chefe?

"O líder é aquele capaz de inspirar as pessoas. Inclusive no momento em que a crítica é necessária."


Lendo o livro  de Sérgio Cortella - QUAL É A TUA OBRA? , observamos qual é papel de um líder, de um coordenador.
Essa questão de líder é coisa séria. O que é liderar? É ser capaz de inspirar pessoas, idéias, projetos, situações.
O líder é capaz de "animar", essa palavra no latim, significa "alma". Quer dizer, que um líder, um coordenador tem  que dar alma ao grupo que lidera.
Achei interessante quando o autor descreve a experiência vivida com aquele que um dia foi  seu chefe,  o descreve não como um chefe, mas como um  grande líder. Ele dizia que mesmo quando era chamado em sua sala para uma chamada de atenção, ele ia com alegria e com expectativa, pois mesmo sabendo que levaria uma "lavada", ele sairia de lá uma pessoa melhor, com a possibilidade de corrigir algo, por intermédio de alguém que ele respeitava e entendia que aquela repreensão era para que a "obra" fosse maior.
Isso é verdade, amei ler isso, trazendo isso pra nossa catequese e outras pastorais,  quando o coordenador é respeitado e sobretudo amado por seu grupo é assim que acontece. Percebe-se que mesmo que o coordenador seja "rígido" em certas coisas é para um bem maior. Sabemos, também que nem sempre é assim que acontece, sempre tem alguém que consegue enxergar com outros olhos e além de não ajudar, só faz detonar o pobre do coordenador. Mas, o líder que é líder, sabe até disso tirar proveito.
Agora, se um coordenador só consegue desanimar o grupo o tempo todo, ele não é líder, e sim um "chefe". 
Como qualquer catequista, o líder não nasce pronto, se forma.
Para se entender melhor, o autor usa de exemplos concretos:  Qual o melhor tempo para se formar um bom médico? no período da residência; qual o melhor lugar para colocá-lo? Pronto-Socorro. Porque a intensificação da experiência ali é tamanha.
Onde é formado o melhor líder de pelotão? No combate.
Isso  significa também que uma pessoa que inicia como coordenador/líder, é jogado numa fogueira, numa experiência intensa. Porque ao intensificar a experiência, ela cresce e se fortalece.
Por isso digo com propriedade, que o tempo em que mais crescemos como catequista, é quando passamos pela coordenação. É nesse período que nos descobrimos líderes ou chefes.

Recomendo a leitura desse livro às lideranças atuantes e também às lideranças recém jogadas na fogueira. É um livro para o líder no âmbito profissional, sobre gestão, liderança e ética, mas que podemos adaptar para a catequese e outras pastorais.

QUAL É A TUA OBRA?
Sérgio Cortella
Ed Vozes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!