quinta-feira, 3 de junho de 2010


... é o Senhor que vem visitar o seu povo! Realmente essa é a procissão principal de nossa Igreja, é lindo, emocionante ver todas as paróquias, rezando, cantando e principalmente adorando Jesus na Santa Eucaristia.

Obrigada meu amado, por estar tão próximo de nós! Por se deixar ser tocado, por se deixar ser comido. Obrigada senhor, abençoai todas as pessoas eucarísticas no dia de hoje e olhai por todas que estão afastadas de ti, como ovelhas desgarradas, olhai pelos doentes que estão num leito de hospital ou em suas casas,  olhai por aquelas que te amam, mas não estão em condições de te receber, permita que elas te sintam espiritualmente. Amém!



Fui ministra extraordinária da Eucaristia por um tempo, sendo ministra, fui muito mais catequista. Como Catequistas, preparamos as crianças, lidamos com as famílias que em muitos casos, não estão nem aí com nada, sem  noção do que estão pedindo para os filhos, as coisas acontecem meio que mecanicamente, essa busca em regularizar a situação, ter no curriculo todos os sacramentos. Muitos acordam nesse período da catequese para o REAL, muitos continuam suas vidas na incredulidade de sempre.

Enquanto ministro da Eucaristia, também lidamos com as duas situações. O ministro não tem a função apenas de distribuir a eucaristia nas celebrações, a função mais importante do ministro, é a de ir ao encontro das pessoas que não estão em condições de se locomover até á Igreja por motivos de doença.  Tem a função de ser o veículo que leva Jesus até essas pessoas. Vejo isso, como uma das maiores riquezas de nossa Igreja.  Lindo isso e também muito gratificante, nunca me achei digna de carregar Jesus, de colocá-lo no meu carro, de tê-lo em minhas mãos. Mas, pelo tempo que exerci esse minsitério,  fiz com muito carinho.

Nessas visitas aos doentes, aprendemos muito, deparamos com situações complicadas: Tem aqueles que aguardam a presença de Cristo com muito carinho e expectativa, ajeitam a casa, o ambiente da celebração, tomam banho, se penteiam, como se fosse para uma missa, quando entramos com o Cristo Eucarístico, podemos ver nos olhos a alegria, mesmo meio a tanto sofrimento. Não me esqueço de uma vez, quando levava a cmunhão para uma senhora, não muito velha, mas com problema de saúde muito grave, problemas de pulmão, respirava já com dificuldade a com ajuda de aparelhos, no momento  da  comunhão, sempre me coloco de joelhos e arrisco cantar aquela música: "Jesus, está aqui, tão certo como ar que eu respiro, tão certo..." Quando cantava, a mulher com dificuldade de falar, cantava comigo, numa emoção sem tamanho, sem eu saber, essa era a música que ela cantava sempre, e quando terminei a celebração ela me disse: "Sabe porque ainda estou viva, só pelo fato desse JESUS ser o ar que eu respiro, ele ainda me faz respirar..." e foi dando seu testemunho. Muito lindo, naquele momento me senti uma formiguinha diante de tanto sofrimento, vendo a luta daquela mulher por um pouqinho de ar.

Agora, tem o outro lado revoltante, mas lá vai Jesus também nesse lugares, levados por nós os ministros, existem aqueles que na saúde não  participavam das missas, e quando caem numa cama, pedem para que levem a comunhão, ou alguém pedem para eles. Aí entra o catequista, porque eles veêm a Eucaristia como algo mágico, algo que vai tirar eles daquela cama e não é bem assim que acontece.
Outros, recebem Jesus Eucaristico sem um pingo de zelo, quando você chega, tem que arredar a bagunça, na busca de um espaço para se colocar o Santíssimo. É dolorido essa situação, ver a falta de carinho e a falta de respeito com Jesus ali vivo e presente.
Certa vez, cheguei com Jesus, arrumei todo ambiente para começar a celebração e a filha da doente, uma moça, estava com a televisão ligada e eu ali esperando com tudo arrumado e olhando pra ela, pra ver se desconfiava que precisava desligar a televisão. Acredita, que ela percebendo, apenas tirou o volume, no que eu falei com tom até nervosa: "Será que dá pra você desligar a TV, é Jesus que está aqui, por favor!" E são tantas as situações que presenciamos, que dá vontade de chorar.

Mas, ao mesmo tempo é tanto carinho por tantas outras pessoas que são agradecidas pelo fato de receberem JESUS EUCARÍSTICO em sua casa nos momentos da doença.
Hoje no dia do CORPO DE CRISTO, não esqueçamos dessas pessoas que não podem sair nas ruas em procissão, mas que com certeza sentirão em seu coração e presença de Cristo que visita e que caminha com seu povo sempre!

Um comentário:

  1. Oi Imaculada, eu não sou Ministra não, mas devez em quando acompanho a Ministra daqui da Comunidade,e já a vi enfrentando problemas parecidos, mas é muito gratificante..bjs.Carmem/Cuiabá_MT

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!