segunda-feira, 7 de junho de 2010

E o tempo não passa rápido, o tempo voa, já estamos no meio do ano. De novo, chegou a hora de visitar as famílias que inscreveram seus filhos na catequese. Os voluntários que deram seus nomes para serem catequistas, participaram de um final de semana se preparando para as visitas. Achei importante, porque esses já entram sabendo que as visitas são necessárias, já que existem catequistas atuantes que ainda não disseram SIM a esse projeto.
Nessa visita, que é agendada antecipadamente, pede-se que toda família esteja reunida e se faça o querigma, apresente esse Jesus ao qual eles pedem para seus filhos através dos sacramentos. Só depois, são preeenchidos os dados da criança e também sobre aquela família. É um trabalho gratificante e que faz toda diferença no itinerário catequético.
Nessa visita é entregue uma folha com uma acolhida, as datas do encontro com as crianças e a data do encontro com os pais.  Nosso primeiro encontro é com os pais, onde são conscientizados sobre o que é a catequese, qual o papel dos pais, dos catequistas, dos catequizandos. A presença deles é a confirmação da inscrição do filho, como que dizendo: "sim, eu quero que meu filho faça a catequese e conheça esse Jesus".
O que fizemos com os pais do ano passado, com aqueles que não tem os sacramentos? é tempo de acolher os que estão chegando, é tempo de evangelizar os pais, cujos filhos já estão no processo.  No nosso proximo encontro com essa etapa, vamos OFERECER a catequese com adultos, eles podem aceitar ou não. Não devemos obrigar ninguém, devemos propor. Se não for nesse ano, tentaremos no próximo.  Queremos fazer , do período da catequese do filho, tempo oportuno para evangelizar também as famílias.

Desde o ano passado mudamos muita coisa poraqui, nossa catequese que começava em Maio, agora começa em agosto. Estranho neh, mas em um ano vimos que a experiência foi positiva, ficou mais ou menos assim:
Em fevereiro começam as inscrições só com o nome e endereço da criança, em maio começamos as visitas domiciliares, nesse ano estamos atrasados, espero que tenha aumentado o número de missionários.
Na páscoa e em todo período pascal acontecem as primeiras Comunhões em toda paróquia. Depois da primeira comunhão, esses catequizandos passam por uma catequese mistagógica, um aprofundamento do sacramento recebido até final de junho, em julho são as férias, em agosto retornam em outra etapa,  na catequese de perseverança ou já se preparando para a Crisma, dependendo da idade. Isso na tentativa de tirar as quebras. Estamos aprendendo, fazendo a catequese estilo catecumenal.
Enfim, todas nossas catequeses começam em agosto, Eucaristia, Crisma e adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!