quarta-feira, 9 de junho de 2010

E assim será até o fim de todas as coisas...

Ouvi certa vez numa formação, que muitos não sabem como conduzir momentos de espiritualidade, nessa mesma formação escutei de um catequista que precisavamos ter cursos de espiritualidade, em resposta foi nos passado que  a principal fonte de espiritualidade de um catequista que se preza, está no tempo liturgico, e também na liturgia de cada dia. Desde então, em tudo que faço, procuro me abastecer com o que tenho em mãos, que é o presente da PALAVRA daquele dia.
Vejamos hoje a riqueza desse Evangelho para nós catequistas, quantas vezes nos deparamos com pessoas (até mesmo nós), querendo negociar as leis deixadas por Deus, que não foram mudadas por Jesus e não serão mudadas nunca. É dificil seguir os caminhos indicados por Deus? Demais, sabemos que a porta é estreita, eu diria, estreitíssima, difícil de se passar, mediante as ofertas desse mundão.
Esse estreitamento acontece na vida também de um catequista, porque como todos, estamos à caminho e passamos pelas mesmas provações . Ser catequista, não nos torna impecáveis, perfeitos. Se é aconselhável guardar um versículo por dia, eu guardaria esse: "E assim será até o fim de todas as coisas." E você, o que Deus te falou forte no dia de hoje, perante essa palavra?
 Aqui está a grande responsabilidade de um catequista, ser fiel àquilo que o próprio Deus nos deixou, pregar sem mudar nadinha de nada. Autoridade, temos que falar com autoridade, e não com autoritarismo. Perceba nesse texto a autoridade que Jesus coloca nas palavras, quando lemos, não temos como contestar. É isso e pronto!

Mt 5,17-19- Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu sentido completo. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: enquanto o céu e a terra durarem, nada será tirado da Lei - nem a menor letra, nem qualquer acento. E assim será até o fim de todas as coisas. Portanto, qualquer um que desobedecer ao menor mandamento e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado o menor no Reino do Céu. Por outro lado, quem obedecer à Lei e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado grande no Reino do Céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!