quarta-feira, 16 de junho de 2010

À você que pretende iniciar as visitas nas famílias de seus catequizandos, mas não teve uma formação adequada, coloco aqui algumas orientações que podem ajudar... Lembrando que Querigma é anuncio. Anúncio de quem ou de que? Da boa Nova. Que boa Nova? Cristo. Cristo morto e ressuscitado, presente aqui e agora. Esse é o centro do Querigma. Os outros passos, são todos muito importantes, porque se conhecemos Jesus, foi porque Deus nos amou primeiro, amor esse que as vezes não sentimos, porque nos afastamos por causa do nosso pecado, Mas Cristo nos salvou, pra isso precisamos acreditar, ter fé e nos converter, pedindo e sentido a presença do espírito Santo que nos anima e nos impulsiona a viver em comunidade, servindo, amando e sendo amado. Somos felizes, quando nos colocamos a serviço, quando nos sentimos útil.

QUERIGMA - Primeiro anúncio da mensagem Cristã

São seis os temas do querigma:
a) AMOR DE DEUS. Rm 5,8
b) PECADO. Rm 3,23
c) JESUS SALVADOR MORTO E RESSUSCITADO. Rm 5,10
d) FÉ E CONVERSÃO. Rm 10,9-10
e) ESPÍRITO SANTO. Ez 36,26
f) COMUNIDADE. At 2,42

O Evangelho é sempre uma proposta. Deus nos propõe uma vida Nele. Vida Nova. Nunca devemos forçar, nem discutir. Usar a Palavra de Deus.

O anúncio desse Evangelho deve reunir três características:
1) Direto a pessoa
2) Atual, hoje, agora
3) Unindo e dando sentido aos temas.
Outro fato importante: devemos ser abertos ao diálogo, atentos, bons ouvintes, acolhedores.
Se apresentar: nome, paróquia, pároco

Daí vem a resposta: estamos aqui para dar-lhe uma Boa Notícia. Você quer ouvir o que temos a lhe dizer?

Resumo de uma das maneiras de se fazer o Querigma

DEUS AMA você infinitamente. Não importa o que tem feito ou como leva sua vida. Ele ama você, porque é seu Pai. O PECADO atrapalha, impede de sentir e viver esse amor. Você é pecador. Mas a Boa Notícia é que JESUS É O ÚNICO SALVADOR e Ele já salvou você. Ele se entregou e morreu por você. Mas RESSUSCITOU E ESTÁ VIVO no meio de nós. Deus espera uma resposta sua de FÈ e CONVERSÃO. Creia em Jesus e converta-se a Ele. O ESPÍRITO SANTO que é o amor de Deus se derrama em seu coração. É maravilhoso viver tudo isso.
Um fato importante é que para viver efetivamente essa beleza, essa bondade de Deus é necessário vir e particpar da COMUNIDADE, a Igreja, onde Deus o chama, espera e acolhe. Venha participar conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!