terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Página 46, do estudo 97 da CNBB...

Está acontecendo no face, a seguinte brincadeira:

Resolvi entrar no clima, e quero ver com vocês, um trecho da página 46 do estudo da CNBB 97-  Iniciação à Vida cristã - Um processo de Inspiração Catecumenal. 
"Nele são consideradas as motivações que levam a Igreja, hoje, a retomar o processo da iniciação cristã na transmissão da fé."
O primeiro passo para essa retomada, é a mudança de mentalidade. Acho que já ficou  claro, que quando falamos em Iniciação à Vida Cristã, não estamos focando só a catequese, mas a toda a Igreja, todas as pastorais. Por isso, é preciso que haja uma conversão pastoral. 
"O estudo 97, corresponde ao texto analisado e aprofundado na 47ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em 2009."

Enfim, vamos à página 46
Um processo que pode inspirar outras ações
71. Uma herança eclesial e protótipo de caminho que conduz à vida cristã, é o catecumenato batismal: ele é uma "escola preparatória à vida cristã", um processo formativo e verdadeira escola de fé" (DGC, n.130 e DGC, n.91)
Esse processo foi restaurado em suas fontes e, a pedido do Concílio Vaticano II, codificado no Ritual de Iniciação Cristã de Adultos(RICA).
Nas últimas décadas, a situação pastoral tem feito a Igreja perceber que há também uma necessidade de catecumenato pós-batismal (CIC, n.1231), que seria de muito valor para a iniciação integral de jovens e adultos batizados, mas não suficientemente envolvidos no compromisso cristão.

Assim, vamos tomando consciência, mudando de mentalidade. E como temos ouvido esse termo nos últimos tempos, "mudança de mentalidade!", não é mesmo!
Precismos não só ouvir, mas escutar.
 Quando essa mudança de mentalidade acontece, automaticamente vai dando sinais de que algo precisa mudar, de que podemos fazer melhor.
As pistas estão por aí, nesse estudo e em tantos outros documentos e até em docs do Vaticano II.
E o Espírito santo, continua soprando, soprando, soprando...
ACREDITANDO, acreditando, acreditando...
"Ninguém pára esse vento passando,ninguém vê, e ele sopra onde quer.
Força igual têm o Espírito quando faz a Igreja de Cristo crescer."
Aos poucos, vamos sendo despertos, mesmo porque, a realidade é gritante.



Já que vimos um pouquinho da página 46, que tal, ler com atenção todo esse estudo,  desconhecido em tantos lugares.

2 comentários:

  1. Olá Ima legal esta brincadeira né? então esta é uma reflexão muito oportuna,pois realmente se não houver esta tão sonhada "mudança de mentalidade" que gera uma "Conversão Pastoral" ,(que em minha vã ignorância, deveria começar de cima para baixo),pq não adianta a igreja entender e mudar se seus líderes,nossos pastores não abraçarem a causa .... dá trabalho? ,dá...,porem é necessário. E acredito que não será amanha que veremos nossa igreja mudada,mas é nosso dever ESTUDAR, COMPREENDER E PRINCIPALMENTE VIVER ! #tamujuntonessa IVC-JA!!!!!! rezemos e confiemos ...
    Abraços carinhosos
    Mirtes
    Comissão AB-C Diocese de Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida...o que não podemos é estacionar... o ideal seria desmanchar e fazer tudo de novo neh...masssss, não sendo isso possível, podemos e devemos melhorar aquilo que fazemos... Uma boa evangelização é que as crianças, jovens e adultos merecem e tem direito... E Deus confiou a nós essa árdua tarefa... Então, Mãos à obra... Beijo grande!

      Excluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!