terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Atingindo o alvo!

Qual é nossa meta na catequese?
Formar cristãos! 
Não esse tipo de 'cristão' que  esbarramos à toda hora. Meio morno, ou mais pro gelado!!!
E sim, cristão transformado, convicto. Cristão!
Conseguiremos isso, se atingirmos o alvo: o coração...
É algo assim, de coração pra coração...
Transmissão...
Catequese, como transmissão da fé...
Ninguém transmite aquilo que não tem, que não fez antes a experiência... Não podemos nos deter naquele dito que Deus capacita seus escolhidos... Ele faz a parte dele e espera que façamos a nossa...
Insistimos na questão da formação...
Se as necessidades são muitas, também as oportunidades.
Quantos materiais impressos, áudios, vídeos,  tendo em vista a formação do catequista...
Quantos sites, blogs, páginas...
São tantas, que ficamos até perdidos...
Mas, hoje, precisamos focar naquilo que a Igreja tem nos orientado: IVC
E graças a Deus, temos já,  muitas opções...
Naveguemos pelas ondas da IVC, à vontade.

Esse falatório todo, para indicar dois sites que encontrei e que está nessa linha:

"Um dos temas mais discutidos e trabalhados atualmente na Igreja é a Formação . E podemos dizer que acontece em todos os níveis, não parte somente das coordenações e lideranças, mas dos próprios catequistas. É comum em assembleias, reuniões e encontros que os participantes nas conclusões insistem em ter mais formação com cursos e encontros." (Pe Jânison de Sá Santos)

Um comentário:

  1. A algum tempo atrás eu acreditava que o maior problema da catequese eram as famílias dos catequizandos, que não levam nada a serio e não entendem o sentindo e a importância da catequese, só mandavam seus filhos para a catequese por preceito, tradição, sacramentos... Infelizmente muitos pais não iniciados na vida cristã. Mesmo que ainda esse problema continue, hoje vejo que temos um problema ainda maior na catequese, e é justamente a falta de formação de catequistas. Ao menos na minha comunidade isso é gritante!! Começamos o ano não muito bem..tendo que dispensar turmas por falta de catequista. Alguns são pego no laço, e tem até catequista que nem fez crisma ainda...tem um que tem 13 anos!! (embora confio na capacidade dele, acho isso um absurdo), e por aí vai...eu que deveria estar de repouso, tive que voltar, não tive escolha. Tá um verdadeiro caos!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!