segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Ousar, com critérios!

Escrevi esse texto, em maio de 2012,  para o blog CATEQUESE E BÍBLIA, blog da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico Catequética da CNBB, que tem como objetivo, formar, informar, divulgar as ações e o trabalho de nossos catequistas pelo Brasil e pelo mundo.

Quando escrevi esse texto, o fiz na intenção de mostrar que se quisermos mudar alguma coisa em nossa catequese, precisamos de uma certa Ousadia. Damos os primeiros passos em 2009 e digo que,  ainda estamos aprendendo, aprimorando e muito longe, mas muito longe de fazer acontecer a CATEQUESE EM ESTILO CATECUMENAL em nossa paróquia.

ousar, com critérios...
 
Ouvimos com certa frequência que o Catequista precisa ser OUSADO, AUDACIOSO na arte de evangelizar. Segundo Isaac Newton: " Nenhuma grande descoberta foi feita jamais sem um palpite OUSADO" ou: "Viver sem OUSAR é ousar construir sem projetar".

Construir sem projetar... Antes de iniciar uma construção, é preciso ter em mãos um projeto, mesmo que seja apenas uma reforma. Às vezes achamos mais fácil começar uma construção da base, do que fazer uma reforma. Infelizmente, com o passar dos anos, ela é inevitável e por menor que seja, causa grandes transtornos. Tiramos tudo do lugar, aquela quebradeira, cacos, fuligens, poeira, ruídos de máquinas. Enfim, enfrentamos, porque sabemos que o projeto depois de concluído valerá todo sacrifício.

Não sou engenheira, nem arquiteta, sou catequista, estou rodeando para chegar na tão sonhada mudança em nossa catequese. Temos consciência de que essa “construção”(a catequese) com o passar dos anos, tem apresentado algumas rachaduras. Estamos chegando à conclusão que o momento da tão adiada reforma chegou. E somos agraciados, porque para acompanhar essa reforma, temos um arquiteto que é “divino”, o Espírito Santo. Ele está mostrando o caminho através dos documentos, estudos, subsídios, dando todas as coordenadas. É dedicado, está disposto a acompanhar toda obra de perto. Só precisa de pessoas que coloquem a mão na massa, servos obedientes e audaciosos. 

Lembrando que, antes e durante qualquer processo de mudança é preciso levar em consideração o seguinte: “DEVEMOS OUSAR, mas com critérios, sem machucar, destruir as pessoas ou aquilo que foi feito por elas.” Não podemos pensar que tudo o que fizemos até agora foi em vão. Não se trata disso, mas sim de ATUALIZAR, adequar aos novos tempos.

4 comentários:

  1. Olá Imaculda, vc sempre tão criativa e muito bem informada. Eu não conheço muito de documentos etc e tal , mas estou sempre atenta para as mudanças, porque como vc mesma disse temos que acompanhar a evolução dos tempos . Estou na catequese há apenas 5 anos , mas tenho visto já algumas conquistas. Pequenas, mas importantes. Acredito que tudo acontece devagar. Toda mudança traz preocupação. e sempre há quem resista. Mas , com confiança colheremos sem dúvida bons frutos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc com 18 anos de catequese, será um trem de doido...se com cinco já é assim, tão dedicada... Eu, com cinco, ainda não tinha me convertido pastoralmente...srsrrsrs Sério!!! Tb não tinha as oportunidades que temos hj... Era aquele marasmo, o manual e pronto!!

      Excluir
  2. Bom dia á paz!Amiga ontem sai da reunião com os catequistas muito feliz ,senti o desejo deles de mudarem a catequese que bom incendiar os corações.Temos mesmo que contagiar todos que passam por nós.Que através das lideranças sintam o AMOR DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a liderança tem papel fundamental na motivação do grupo...Tem que exalar amor, contagiar de verdade...Parabéns Penha por seu trabalho... Incendeia meio mundo!! srrss beijus

      Excluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!