quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Visita querigmática!


Testemunhando...

Estamos para iniciar nossas turmas com a IVC(Iniciação à vida Cristã) com adultos e estamos visitando cada um deles.


Ontem à noite, fomos visitar um catequizando(evangelizando) adulto, e quando chegamos na casa, não era um, mas, três, padastro, a enteada com o namorado...De momento, a gente chega e vai fazendo um reconhecimento do terreno, aguardamos com paciência que desliguem a TV e os celulares, para que possamos iniciar nossa conversa/anuncio.

Esse momento querigmático, começa sempre, falando do amor de Deus, do quanto são amados por esse Deus, em seguida falamos sobre a maior prova de amor, que foi ter doado seu filho para nossa salvação. Deixando claro que, se eles procuraram a comunidade para serem iniciados na fé, isso mostra que já começou aí, um processo de fé e conversão... Claro, fundamentado numa passagem bíblica escolhida e preparada antecipadamente. O anúncio, começa mais ou menos por aí, até que o evangelizando começa a partilhar, a colocar pra fora o desejo, essa sede de Deus... E até tentam explicar o porque do afastamento.

Mas, para o evangelizador, isso não tem peso, o que importa, é que esse é o momento do encontro. É importante que ele se sinta acolhido, amado, do jeito em que se encontra.

Nessa visita em questão, foi lindo, muito lindo, ver a sede daquele homem, falando com emoção: "Eu vou a missa todos os domingos, gosto do sermão do padre, mas sinto falta, muita falta de receber a comunhão.... fui criado numa família que rezava o terço todos os dias... e eu fui só batizado... Minha filha está catequese, e eu estou sentindo falta... Eu quero, que quero, eu quero..."

Por esse e por tantos outros testemunhos, é que valorizo a IC  na idade infantil... Quantos pais são despertos durante o processo de catequese dos filhos... quantas conversões... quantos, sentem o desejo de também servir, trabalhar em alguma pastoral, quantos catequistas descobertos no grupo de pais...

Só mesmo quem está com a mão na massa sabe do valor dessa catequese... 

Então, não me venham com teorias sem práticas... Podemos e DEVEMOS ir atrás dos adultos que não foram evangelizados, mas, em momento algum acho que uma catequese é mais importante que a outra... Nossos pequenos, adolescentes, em muitos casos, são canal da graça para seus pais... Precisamos aproveitar desse período que temos com os filhos, para evangelizar, catequisar os pais... e olha, são uma multidão, que passam todos os anos por nossas paróquias, e muitas vezes os deixamos simplesmente, passar...

E podem dizer: A Imaculada está ultrapassada, não entendeu ainda o que a Igreja está pedindo?? Ainda está nessa de catequese com crianças... Não estou ultrapassada, estou mais atualizada do que muitos podem pensar... Tanto é que vou iniciar uma turma de iniciação cristã com adultos(pais), resultado do trabalho feito com os pais, cujo filhos estão na catequese... e Também temos o zelo em acompanhar as famílias sacramentalizadas, mas não evangelizadas, com encontros de catequese permanente...

Catequizandos que iniciam na idade infantil e que percorrem todo processo organizado, pensado, atualizado dentro do que a Igreja vem nos pedindo, não haverá necessidade de ser evangelizado lá na frente. Estamos trabalhando pra isso. 

Concordo e não meço esforço na conscientização, na mudança de mentalidade, de que CATEQUESE NÃO É COISA DE CRIANÇA... Mas, sinceramente, vejo que tem muita gente fazendo essa leitura ao pé da letra. 

E podem levar essa minha fala para os estudiosos da IVC, bispos, catequetas... pois estou aberta a um bate-papo... E se me provarem que estou errada, farei de tudo para me converter!

Um comentário:

  1. Catequizar e evangelizar... a tempo e a des-tempo... sempre é o tempo de Deus. As trilhas podem ser e ida e volta... uns iniciamos de crianças... outros de bem adultos... todos podem ser utilizados pelo CAMINHO para chegar pela Verdade 'a Vida. Vamos aproveitar todas as oportunidades... jm.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!