sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Ei catequistas, que 'sapos' temos sido!!!!????


Hoje acordei com essa fábula martelando minha mente. Muitos já conhecem, até já postei ela por aqui. Mas, se até as novelas são reprisadas, porque não, a história desses dois sapinhos. Gosto das parábolas, vejo que elas bem narradas desperta corações e dá uma bela cutucada. Algumas são tão profundas que nos fazem sair do nosso cômodo buraco. Nesse período onde nossa catequese, tem nos convidados a dar alguns pulinhos, essa fábula do sapinho sapeca, vem a calhar. O catequista precisa ser também um bom contador de histórias...Vamos treinar!!!

Parábola: O buraco, o sapo e o sapinho sapeca

Um dia, nasceu um sapinho e, quase que no momento do seu nascimento, ingênua e inadvertidamente, caiu num buraco: poft! Ali ficou. Era razoavelmente amplo, tinha água, era escurinho, aquecido, livre dos perigos, havia o necessário para a sua sobrevivência, enfim, era um mundo maravilhoso aquele seu buraco.

O tempo foi passando, o sapinho transformou-se em sapo, em sapão… e um sapão gordo, inchado e numa zona de conforto, daquela que ele pediu a Deus.


Num certo dia, ele acorda em meio a um barulho estranho e novo, para o mundo em que vivia: caiu bem perto dele, um bicho estranho e meio peçonhento.
” _ Ué! Quem é você?! – pergunta ele, assustado.
” _ Sou um sapo, ora!”- respondeu o estranho visitante.
” _ Mas, sapo sou eu!”- questionou o habitante do buraco.
” _ Meu amigo, existem milhares de sapos no mundo lá fora.” – retrucou o outro.
” _ Mundo lá fora?! Como assim?”- indagou o dono do buraco.
” _ É, meu amigo… o mundo lá fora é maravilhoso. E uma das coisas que faz com que ele seja mais maravilhoso ainda, são umas criaturinhas especiais, razão maior da nossa vida de sapo: as sapinhas. Além disso – continuou ele – é magnifico o entardecer, quando ficamos todos juntos, cantando nas lagoas e nos alimentando dos mosquitos que voam desgovernados.”
” _ Lagoas?! Mosquitos?!”- mais surpresas para o velho e acomodado sapo.
” _ E tem mais: quando anoitece, é lindo o céu cheio de estrelas!”- ressaltou, romanticamente, o sapinho sapeca.
” _ Epa! Aí você não me pega. Eu também, todas as noites, consigo contar quatro a cinco
estrelas, vistas daqui de casa.” – gabou-se o acomodado.
” _ Pois é, meu amigo. Aí é que está a nossa diferença: eu posso contar, aliás, nem posso, pois são milhões e milhões de estrelas…”
E, assim, o sapinho sapeca foi dissertando sobre as belezas e vantagens do mundo lá fora. Mas, parou um pouquinho e, reflexivamente, prosseguiu:
” _ Por outro lado, tem um bicho terrível, do qual precisamos ter muito cuidado e que não tem reconhecido o quanto somos úteis no processo de equilíbrio do meio-ambiente… quando a gente menos espera, ele chega, de repente e chuta a gente e gente rola, rola, que parece uma bola murcha… as vezes nos ateia fogo e a gente sai pulando, pulando queimando nosso corpo: é o bicho-homem. Além do homem, tem outro bicho traiçoeiro, peçonhento, e que precisamos estar sempre em alerta: as cobras. Mas é bom. Bom, não!… é ma-ra-vi-lho-so viver e amar esse mundão todo!… Bem tá ficando tarde; eu vou dar um pulinho e continuar meu passeio. “
” _ Pulinho?!”- surpreendeu-se mais uma vez o sapo do buraco.
” _ Sim, meu amigo. Sapo pula!! E a propósito, você não gostaria de ir comigo?
“_ Pensando bem, com esse negócio de ‘homem’… de ‘cobra’… desses perigos todos que você falou, acho melhor não. Prefiro ficar por aqui. Pelo menos, aqui eu sei que tá bom. Pode ir… eu tô muito bem aqui.”


E assim, termina o encontro do sapo do buraco com o sapinho sapeca, um acomodado, preguiçoso, enfurnado no seu mundinho limitado, curtindo a felicidade ao seu modo; o outro, entusiasmado, ágil, criativo, buscando sempre coisas novas, ambientes novos, novos amigos, novas realizações.



QUE LIÇÕES PODEMOS TRAZER PARA NOSSO MUNDO CATEQUÉTICO???

3 comentários:

  1. Imaculada...como tem sido enriquecedora cada uma das suas postagens aqui e também no Grupo de Catequese! Obrigada por compartilhar conosco sua paixão pela catequese! A parábola do sapinho é muito pertinente e precisa sim ser reprisada...afinal o comodismo é uma grande tentação! Que Deus continue te abençoando! Bjo...

    ResponderExcluir
  2. Eu vou contar tirando o acomodado do buraco com a ajuda do amigo.

    ResponderExcluir
  3. Curti... acho que esse ano finalmente vou conseguir sair do meu buraco... bjs amiga

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!