quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Catequese e família!

Foi-se o tempo em que se trabalhava uma catequese distante da família. Os tempos são outros, aos poucos vamos tomando consciência do papel de evangelizar também os adultos responsáveis por nossos catequizandos. 
O catequista quando assume uma turma, assume também suas famílias. Então, criar proximidade, é algo imprescindível. 
Quando pensamos nosso processo catequético, precisamos ter em mente algo para os pais, como por exemplo encontros periódicos de catequese, convivência, celebrações.
Quero partilhar com vocês a experiência da Catequista Rosângela Tamaoki, de Londrina. Achei interessante postar na íntegra, inclusive os convites, pois que eles são de grande valor.

O catequista tem que INCOMODAR, além de enviar um convite por escrito, ele precisa ligar,  pois nem sempre esse convite chega a eles. Não custa: "Olá, só estou ligando para lembrá-lo do nosso encontro... até lá! grande beijo!" Esse contato direto, faz uma diferença tamanha.

Outro detalhe que é urgente, é não fazer reunião de pais e sim promover encontros. Reunião, eles já participam na escola, na catequese não pode ser aquela coisa massante, chata, cheia de cobranças. É tempo para fazê-los crescer na fé.

Vamos então, ao sujeito dessa postagem...

Com vocês, Rosângela Tamaoki...


ENCONTRO COM OS PAIS 

Ao longo desses anos trabalhando com adolescentes, aprendi muitas coisas, e a principal delas foi que é preciso acolher, ouvir, tocar corações e aos poucos a gente vai criando laços, o amor vai surgindo e é tão mais fácil falar de Deus e do seu amor imenso por nós, falar da benção que é podermos nos alimentar do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, de sermos templos do Espírito Santo, de termos como protetora nossa querida Mãe Maria e que os anjos do Senhor cuidam com carinho de nós.

Com os pais também não deve ser diferente, por isso também nos encontros com os pais dos catequizandos, sempre proporcionamos um encontro entre pais e filhos, onde cada um possa expressar o seu amor pelo outro, seja através de um gesto, de uma palavra, de um cartão, uma carta. Existe sempre o momento de encontro com Deus, momentos de espiritualidade, seja na oração, seja através de uma musica, de um vídeo. E como é bom estarmos todos juntos, caminhando, crescendo, se conhecendo um pouco mais - o abraço de boas vindas e o abraço da paz no final de cada encontro, nos deixa mais leve e confiante, voltamos pra casa sempre renovados. 

O recheio dos encontros é partilha de um pouco do que sabemos, mas principalmente do que somos (formação+testemunho). Poder dizer aos pais o quanto agradecemos a confiança deles em nós, o privilégio que é formamos a família catequética, desperta sempre neles o desejo de continuarmos essa caminhada juntos. Assim temos feito em nossa turma ano após ano, e é uma alegria vermos o quanto isso tem feito a diferença na vida de muitas famílias e também em nossas vidas enquanto catequistas. Nossos encontros duram entre uma hora a uma hora e meia no máximo. 

Eis um dos convites que enviamos aos pais:
PARÓQUIA N. SRA. DAS GRAÇAS PASTORAL BÍBLICO-CATEQUÉTICA * 5º tempo 
“O que vimos e ouvimos vo-lo anunciamos.” (1 Jo 1,3) 
Caros pais, A caminhada catequética com vosso filho/vossa filha sempre tem mais sentido quando podemos partilhar com vocês essa riqueza, quando podemos também dividir nossas preocupações, partilhar nossos anseios para que juntos possamos construir um “novo tempo” na vida desses nossos adoráveis catequizandos, amados filhos vossos. Para isso é preciso que  estejamos sintonizados no mesmo “canal”, falando a mesma linguagem, certos do caminho que estamos seguindo e principalmente cientes e conscientes do compromisso que eles irão assumir ao receber o Sacramento da Crisma. A hora é agora!! Contamos com a vossa valiosa participação juntamente com vosso filho/vossa filha no ENCONTRO QUE SERÁ REALIZADO DIA (data, local, horário). 

Tema: CRISMA 
Até lá que vossos dias sejam abençoados! 
Paz!! 
Ana Mª, Ana Cristina, Rosangela, Rosalina e Sueli – Catequistas do 5º tempo

Outro convite: 
PARÓQUIA N. SRA. DAS GRAÇAS CATEQUESE – 5º TEMPO/2013 
"Sem Mim, nada podeis fazer" (Jo 15, 5) 
O que estamos fazendo??
Queridos pais, em cada encontro que promovemos estamos crescendo entre amigos, família e comunidade, estamos adubando a semente da nossa fé, e também abrindo o nosso coração para acolher e expressar o amor de Deus. É nesse sentido que queremos convidá-los para mais um encontro especial, onde juntos podemos alimentar aquilo que Deus nos entrega com alegria: a inteligência e a partilha.

2 comentários:

  1. Muito legal essa postagem. Concordo precisamos criar laços com as familias, isso não acontece de uma hora para outra é aos poucos q vamos chegar lá. Tive essa esperiencia sempre estou em contato com os pais do catequizando.
    Dilza. Mundo Novo-Ba

    ResponderExcluir
  2. Embora eu tenha aderido a outra religião, acho importante que os cristãos de um modo geral, e principalmente os católicos que atualmente tem permanecido calados demais diante de algumas afrontas não só contra a liberdade de culto religioso mas também contra a família tradicional, estejam se conscientizando mais sobre a importância da união de um núcleo familiar.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!