quarta-feira, 11 de abril de 2012

Primeira Eucaristia na Páscoa, tem um gostinho especial...

Uma quarta da oitava da páscoa abençoada pra você que passa poraqui! Bom dia! Mas bom dia mesmo, porque Cristo Vive e  está em nosso meio! Crês nisso???

Antes de partilhar com vocês mais um comentário, gostaria de agradecer nesse espaço o carinho da Edite, do blog Kantinho da fé, ela escreveu palavras  lindas a respeito de uma postagem minha. Me senti a mais amada de todas as blogueiras( me senti, não estou dizendo que sou)
Edite, obrigada, você sim tem uma habilidade com as palavras incrível, já te disse isso várias vezes.

Tá, mas vamos largar dessa rasgação de seda e vamos conversar um pouquinho sobre o comentário abaixo:

"Aqui em minha Paróquia as crianças fazem a Primeira Eucaristia sempre no final do ano, próximo a data de comemoração de nossa padroeira, Imaculada Conceição, mas receber a Eucaristia durante a Páscoa deve ter um gostinho bem especial. Que Jesus abençoe a todos os catequizandos que terão o privilégio de receber Jesus pela primeira vez nesta Páscoa." Késia - blog Jardim da Boa nova

Desde que entrei na catequese e isso já tem 17 anos, a Primeira Eucaristia acontece na páscoa, mas antes, acontecia dia 08 de dezembro.
A Páscoa é O TEMPO FORTE, fortíssimo, a Semana Santa é a semana das semanas, não tem outra data do tempo litúrgico que seja mais importante.
Se perguntarmos às crianças, muitos vão dizer que é o Natal, porque celebramos o nascimento de Jesus. Mas, sabemos que não é. A Páscoa é o centro de nossa fé, pois celebramos CRISTO VIVO, não como alguém que morreu e foi para o céu, mas CRISTO PRESENÇA VIVA em nosso meio. E disso somos testemunhas, sendo CATEQUISTAS.

A cada dia, temos nos conscientizado de que o objetivo da catequese não é para se receber SACRAMENTOS somente, (ver os sacramentos desvinculados de sua essência),  mas formar cristãos, levando a uma experiência com Cristo. Agindo assim, não estamos desmerecendo os Sacramentos, porque sabemos que sem eles é impossível caminhar ao lado de Cristo, pois que Ele mesmo  pensando em cada momento de nossa vida, desde nosso nascimento até nossa passagem para a eternidade, nos deixou os Sacramentos. 

Sabemos da importância da Eucaristia em nossa vida, na vida de nossos catequizandos e por acreditar que a Páscoa é o centro de nossa fé,  é que celebramos a PRIMEIRA EUCARISTIA nesse  período. E isso é uma orientação da Igreja, está nos documentos, no diretório de Catequese, no estudo 97 e em todos os  outros que falam sobre Iniciação Cristã.

Mas, por praticidade a maioria das paróquias realizam a Primeira Eucaristia no final do ano, novembro, dezembro... E isso acaba tendo uma ligação muito forte com o ano escolar.

Abordo esse assunto, porque? O assunto da INICIAÇÃO CRISTÃ,  no estilo catecumenal, está aí batendo a nossa porta, pedindo para entrar e quando essa porta se abrir, será necessário rever a data da Primeira Eucaristia, passando para o tempo PASCAL. E pra isso, é necessário apenas uma coisa: OUSADIA.

Como a Késia disse, a Primeira Eucaristia na páscoa tem um GOSTINHO ESPECIAL sim, mesmo que seja corrido, cansativo, tudo isso é superado pela presença do ressuscitado.

Dentro da catequese estilo catecumenal, todo o período quaresmal é vivido com muita intensidade... mas, sobre isso falaremos aos poucos...

Te pergunto, em sua paróquia, você acha que seria possível uma mudança de data da celebração da Eucaristia para a Páscoa? Não digo para esse ano, mas para 2014. Pense nisso!!!




14 comentários:

  1. Oi Imaculada! O blog está cada dia mais lindo. Passando apenas para informar que na minha paróquia a Primeira Eucaristia também será no tempo pascal...daqui a alguns dias 71 crianças vão receber Jesus na Eucaristia neste tempo lindo da Páscoa! super abraço

    ResponderExcluir
  2. Samya, bom te ver!! se sumiu!! Aqui tb tem muitas comunidades que fazem no período pascal. Na matriz é no dia da pa´scoa mesmo!! Muito lindo!
    beijos e que Cristo ressuscitado os anime sempre!

    ResponderExcluir
  3. Oi Imaculada, passei só te desejar um bom dia, que a paz esteja sempre presente em seu coração.

    Abraço e fique com Deus.

    Maria de Fátima - São Paulo-SP.

    ResponderExcluir
  4. OLÁ IMACULADA, FELIZ PÁSCOA! SEU BLOG ESTÁ MARAVILHOSO COM ESTA CARINHA NOVA. PORAQUI , DEPOIS QUE AS CRIANÇAS FAZEM A 1ª EUCARISTIA , QUE ACONTECE NO DIA DE CRISTO REI DO UNIVERSO,ELAS PASSAM A FREQUENTAR OS ENCONTROS DE PERSEVERANÇA I E II, DEPOIS O PRÉ- CRISMA E O CRISMA, TEMOS ESTES NÍVEIS PORAQUI. BEIJUS E UMA ÓTIMA SEMANA PARA TI.

    ResponderExcluir
  5. Amém Maria de Fátima, assim seja. Pra vc tb... Se num faz idéia como é bom o recadinho de vcs...volte sempre!

    Cristiane, coisa boa ver que vcs tem essa estrutura, isso já é um grande sinal, mas ainda é no final do ano a primeira Eucaristia e não no período pascal neh... Uma coisa de cada vez... e chegamos lá!!

    ResponderExcluir
  6. Ola!!
    Imaculada, voce e mesmo amada de Cristo, pois cuida com muito carinho das coisas de Deus.
    O seu blog esta cada dia melhor, todas as vezes que passo por aqui encontro novidade, o blog esta maravilhoso, e como sempre com muita informação e formação, que voce prepara sempre com muito carinho, dedicação e amor e isso faz de voce uma pessoa muito especial, que Deus te ilumine sempre, para que voce possa nos ajudar nas nossas inquietações e dúvidas.
    Obrigada e parabéns.
    Elizete - São Joaquim da Barra

    ResponderExcluir
  7. vc sabia que o combustível para que continuei com o blog, é esse carinho de vcs... me sinto amada por Deus, porque me sinto amada pelos irmaõs... Ahhhh...amo vc muitão!! Vc tb precisa usar mais esse seu dom pra escrita, se sabe disso neh! Vc escreve muitíssimo bem!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada querida, mas o seu blog e nossa inspiração
    Elizete

    ResponderExcluir
  9. Oi Imaculada,aqui na Paróquia,sempre a primeira Eucaristia é no mês de dezembro,no ano de 2010,por sugestão minha foi na Páscoa,foi muito lindo, mas como a catequese esta acostumada com uma"estrutura",as catequistas questionaram com o Padre dizendo ser inviável trabalhar com as crianças e organizar primeira eucaristia na Páscoa,resumindo a primeira eucaristia voltou a ser dia 8 de dezembro,a minha esperança e que agora com o novo pároco,possamos voltar a conversar sobre esta data e se organizar de uma forma que de certo,caso você tenha algum cronograma e queira compartilhar será de grande ajuda para mim na hora de apresentar ao Padre a minha proposta,beijos fique com Deus,ah tem selinho lá no blog para você,beijos.

    ResponderExcluir
  10. Que Pena Rosane, mas olhe, se arme daquilo que a Igreja está nos nos pedindo... A páscoa é a centralidade... Como eu disse, é trabalhoso sim, pois que essa é uma semana arretada, mas vale a pena... e agora vamos trabalhar os encontros misatgógicos dentro desse periodo pascal... é muito significativo isso!!
    Mas, vc tem essa visão...tudo se ajeitará no memento certo!!

    ResponderExcluir
  11. Querida Imaculada, suas postagens são sempre tão inspiradoras! Comecei a fazer um comentário, mais escrevi tanto que resolvi fazer uma postagem no meu blog. Quando puder, passa lá pra ler. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  12. rssrs que bom Késia, eu to é colocando uma baita pulga atrás da orelha de vcs...srrsrs
    Mas, isso é bom!!Inquietem-se e Ousem sem medo!! To indo lá!!Prepare o café...to chegando!!

    ResponderExcluir
  13. Olá Imaculada!
    Amei o seu texto: Primeira Eucaristia na Páscoa, um gostinho especial
    Sou catequista da Paróquia em São Carlos-SP e já ha alguns anos realizamos a Primeira Eucaristia na Páscoa, mas os pais sempre questionam... nesse domingo terei uma reunião com eles e seu texto vai me ajudar muito, está ótimo.
    Abraços e a paz de Cristo!
    Edna

    ResponderExcluir
  14. Aqui na minha paróquia é na Páscoa, apesar da importância da Páscoa, a primeira Eucaristia é mais bonito no final do ano, não tem como negar que o clima natalino deixa a primeira comunhão mais emocionante. Como mãe gostaria que fosse no final do ano, mas temos que obedecer.
    Já faz um tempo que aqui é na Páscoa e o que observei e que para as crianças se tornou cansativo e desorganizado, confundindo a cabecinha delese, que funciona com o calendário.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!