segunda-feira, 9 de abril de 2012

A onda da Iniciação Cristã! Ela também passa...se deixarmos!!!


E agora, o que farão com esses pequeninos?

Essa foi a pergunta do Jonathan na minha postagem anterior. O que vamos fazer com os catequizandos que receberam sua primeira Eucaristia?
Aqui, após a Eucaristia, os encontros continuam normalmente, com o mesmo catequista. Os encontros nessa etapa vão até final de junho,  no que chamamos de  encontros mistagógicos. Julho é férias e em agosto voltam,, dando continuidade ao processo, na nossa "antiga" perseverança, que chamamos agora de Iniciação Cristã II. Na realidade, nosso processo catequético tem duração de 06 a 07 anos. Graças a Deus e ao trabalho de conscientização com os pais e catequizandos,  poucos são os que dão o famoso "tempo" entre a Eucaristia e Crisma.
É maravilhoso acompanhar o crescimento dessas crianças.

Em muitos lugares, existe um "buraco", uma brecha, uma lacuna. Os catequizandos recebem a Eucaristia, mas ainda não tem idade para Crismar, não tendo outra escolha, tem que parar, esperar seus 13 anos, pra depois voltar para completar sua INICIAÇÃO CRISTÃ. Muitos voltam, outros tantos se perdem pelo caminho. Por isso temos tantos adultos que não foram devidamente iniciados na fé e muitas vezes não  por culpa deles, mas porque não lhe foi oferecido uma continuidade no processo catequético.


Meio a tudo que temos escutado e lido sobre IC, essa pergunta do Jonathan é bastante pertinente, e deveria ser feita em todos os lugares desse mundão... O que fazem com os que recebem a Eucaristia? Sua paróquia, tem uma estrutura de uma catequese contínua, visando o amadurecimento na fé de seus catequizandos?

O que podemos fazer para melhorar isso?

Porque senão a onda da IC vai passar e nada vai mudar, vamos continuar no marasmo, remando em águas paradas.


6 comentários:

  1. Lindo demais o novo designer do blog...Muito chique!!!
    Que semana abençoada, foi lindo a apresentação da "Paixão de Cristo", conferi pelas fotos. Parabéns!!!!

    Beijão e uma ótima semana minha amada amiga!

    ResponderExcluir
  2. Oi Tiago, que bom que gostou... o amarelo loembra o sol que ilumina, assim como a chama de uma vela... Escolhi a cor por causa da páscoa... Uma feliz páscoa pra vc meu querido... Senti sua falta na missa de primeiera comunhão!! Beijo grande!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a postagem Imaculada e também a resposta. Aqui em nossa comunidade vivemos fazendo isso com os pais (esta conscientização), pedimos para incentivar os filhos a continuar na formação cristã, mas muitos realizam estas formações, com a catequese do pulinho, você conhece? rsrsrsrs

    Nasce e batiza e pronto, depois com 8 aninhos, dá um pulinho para a catequese aí faz a primeira comunhão, depois para, dá um pulinho para o crisma com 14/15 anos, aí para. Talvez voltem para o matrimônio, mas muitos hoje em dia estão preferindo juntar as trouxas e morar juntos... casamento? vai tocar nesse assunto pra vc ver! rsrsrs.

    Querida li a outra resposta do comentário "enorme" que deixei pra vc na postagem anterior, fico muito contente e feliz com as palavras, mas eu não estou aguentando mais viver esta vida, e acho que se eu arrumar outro emprego sem ser na área de minha formação, vai ser bom financeiramente, mas ao mesmo tempo a tristeza vai bater em meu coração por não fazer o que amo de paixão, que é dar aulas, e se eu chegar a ter que sair da catequese nem sei o que vai ser de mim. Mas é como você disse, talvez tô precipitando demais.

    Um grande abraço pra você.

    ResponderExcluir
  4. Como já falei em outros comentários, logo após a 1ª Eucaristia infelizmente não temos nenhuma catequese "organizada" em nossa paróquia. Este ano, estamos procurando chamar nossos "perseverantes", que chamamos também de catequistas mirins, para ajudar nos nossos encontros de catequese e celebrações, mas ainda está meio "solto"; não são todos que se dispõem e ainda não estamos suficientemente organizados para receber a todos. Uma outra opção é o grupo de preparação de acólitos, que acabou acolhendo alguns deles também. Fora isso, temos uma longa caminhada pela frente para tapar esse "buraco" na iniciação cristã.

    Jonathan, fique tranquilo que tudo vai ser arranjar. As paróquias precisam muito de catequistas dispostos como você, então o horário pode bem se adequar. E lembre-se daquela frase: "Quando Deus fecha uma porta, abre uma janela em algum outro lugar."

    ResponderExcluir
  5. Xanda, não posso deixar de agradecer pelas belas palavras amigas. Sigo minha caminhada confiante e com fé. Tudo vai dar certo, tenho fé.

    ResponderExcluir
  6. Ficou muito lindo, a cor...Tudo.
    Uma semana abençoada pra vc Imaculada.
    Em breve estaremos juntos novamente com a graça de Deus... Estou ansioso pra voltar já! Mil beijos!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!