domingo, 8 de abril de 2012

Nosso maior desafio: fazê-los cristãos!


 No período pascal, no ano de 2012, cerca de 270 catequizandos recebem a primeira Eucaristia em nossa paróquia.
Sem dúvida, vê-los recebendo Jesus na Eucaristia é emocionante, gratificante. Mas não encerramos nossa missão aqui.

Nosso maior desafio, é fazê-los cristãos e isso não acontece com a recepção do sacramento da Eucaristia. A Eucaristia é sim muito importante, mas não é fim, mas o combustível que os manterá de pé na caminhada.  Nosso maior desejo é que nenhum deles se perca pelo caminho.

Que amadureçam na fé, em grupo, em comunidade. Nosso desejo é que entendam que são valiosos, saibam o motivo de sua existência nesse mundo, descubram seus talentos e os coloquem a serviço.  Enfim, se tornem cristãos conscientes, críticos, comprometidos, encantados por Cristo!

Acompanhá-los até a Eucaristia é fácil, fazer com que perseverem, encarando a catequese como um processo ininterrupto, é uma tarefa árdua, com algumas decepções.

Que o Espírito de Cristo ressuscitado conduza cada catequista em seus encontros mistagógicos que acontecerão até final de junho. Que seja de fato, tempo de fazer com que mergulhem nos mistérios divinos, dando sentido aos sacramentos,   aprofundando a caminhada até aqui, dando "motivos" para prosseguirem nas outras etapas até se tornarem de fato CRISTÃOS.
O caminho é longo e ele se faz caminhando...

(abaixo, meu sobrinho e afilhado...)
(Aqui, parte dos 100 catequizandos da Matriz)


7 comentários:

  1. Lindo encontro com Jesus. Quer dizer que sua turma já fez a primeira comunhão? E agora, o que farão com esses pequeninos?

    Paz e luzzz

    ResponderExcluir
  2. Oi Jonathan, minha turma faz a primeira Eucaristia só na páscoa de 2013. temos ainda um a,longa caminhada... Na próxima postagem explico o que fazemos com os neos comungantes... beijusssss

    ResponderExcluir
  3. Então vocês tem uma caminha muito longa para se percorrer, e torço para que cada minuto seja intenso. Os meus fazem esse ano, em novembro, e já estou com o coração apertado, por que essa turma apesar de agitada, apesar de tudo que ela me fez fazer, eu estou ficando com saudades já. Eles me deram muitas dores de cabeça rsrsrs, mas hoje estou colhendo os bons frutos da luta que tive mas em compensação hoje vejo que essa turma me atiçou para ser um catequista mais forte e mais capaz, por que todo ano receber uma turma somente com catequizandos exemplares é muito fácil para um catequistas. Eu vejo hoje em dia, que o grande mérito de um catequista diante de Jesus, é semear as sementes, mas não somente semear, como também cuidar, zelar, proteger, e saber também podar (corrigir) os galhos tortos.
    Mas Imaculada tem algo me tirando o sono, meu coração a cada dia que passa fica mais pequeno. Tô a procura de emprego, e pelo que vejo vou ter que abrir mão da minha área de formação e ter que trabalhar em outra área. Ser professor aqui em minha cidade está muito díficil, não estamos conseguindo nada, e se eu arrumar emprego em uma fábrica, comercio ou coisa do tipo, pode ocorrer o risco de eu ter que largar a catequese, pois esses estabelecimentos costumam trabalhar no sábado de manhã, justo no dia e horário da catequese. Tô com medo, pois como muitos já sabem, eu AMO imensamente a catequese, e se eu sair da catequese será a mesma coisa que arrancar uma parte de mim. Uma das razões da minha vida, das minhas alegrias, são os catequizandos e a catequese, eu não saberei viver sem a catequese, eu quero langar a catequese somente quando Deus me chamar, e isso se Deus quiser vai demorar muito.
    Reze por mim minha amiga.

    ResponderExcluir
  4. Acalme esse coração agitado, menino! Vc está sofrendo antes da hora... não precisará parar com a catequese, mas remanejar seus horários... se não pode de manhã, monte uma turma à tarde... estou rezando, pedindo a Deus que providencie um trabalho pra vc... Calma, garoto!! Coragem e paciência... Deus provê, Deus proverá...sua misericórdia não faltará! estamos fazendo a novena à divina Misericórdia que será no próximo domingo, vou colocar nessa sua intenção...ok

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Quer manter a molecada interessada em seguir com força no catolicismo? Dá um jeito de promover atividades FORA da igreja/paróquia e sem envolver necessariamente rituais religiosos, incentiva a fazerem voluntariado em grupo com os colegas da catequese. Tirando um pouco a imagem pesada que alguns possam ainda ter em torno da parte solene das missas e outras atividades de igreja, vai acabar acendendo neles essa questão de comunidade ao permanecerem algum tempo juntos em outra circunstância em que possam perceber que a ação de um vai acabar refletindo no resultado do trabalho de todos.

    ResponderExcluir
  7. Toda ação social, sem motivação de fé, cai na rotina e na desmotivação... a primeira opção tem que ser por Cristo e depois por aquilo que Ele fez opção...os pobres... A pessoa só tem essa visão de fazer o bem ao próximo quando ela está próxima de Cristo...
    Mas, concordo, essa é uma falha em nossa catequese,muita teoria, pouca prática...

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!