segunda-feira, 23 de abril de 2012

Sempre é tempo de sonhar...

"Não podemos ficar andando de carroça (a catequese), enquanto os carros sofisticados, com seus motores potentes (as coisas do mundo) passam voando por nós. Que tenhamos coragem, ousadia de aposentar nosso cavalo e comprar um fusquinha."

Quando ouvi essa comparação, ela me intrigou um pouco. Mas, depois entendi que é bem assim mesmo, as coisas evoluem numa velocidade assustadora e nós muitas vezes não acompanhamos... Mesmo o homem tentando dar uma cara nova pra carroça, ela nunca vai deixar de ser uma se não mudar aquilo que a faz caminhar... a maneira de conduzir, o método...

Estamos na segunda quinzena de abril, se você sonha alguma mudança na sua catequese para 2013, é hora de começar a planejar... Que tal chegar com jeitinho no seu pároco, na sua coordenadora e dizer:
Tá na hora de parar de andar de carroça! Vamos dar um jeito!
Queira, provoque, ouse,  proponha uma mudança, por menor que seja...

Toda mudança, todo  processo tem que ser inteligente, pensado, não pode ser um chute no escuro.

'A CATEQUESE VISTA COMO PROCESSO'
Para quem não leu essa reflexão que fiz tempos atrás,  clique no link abaixo...



3 comentários:

  1. A tempos atráz quando eu era criança e fazia catequese, os catequistas eram chamos de professores e os encontros eram aulas, as crianças da época achavam que estavam indo a uma escola, tinha até dever de casa.
    Hoje muita coisa já mudou, os catequista tem formação e há materiais ótimos direcionados a nos catequistas, temos a internet que nos auxilía muito, como os blogs e ouros sites direcionados a catequese, hoje exige-se uma pedagogia mais participativa, produtiva do catequista.
    O catequista de hoje tem que estar muito bem preparado, antenado mesmo, se não estiver a catequese dança, o catequista de hoje encontra muitas situações diferentes em cada turma que assume, crianças já iniciadas na fé pela família; outros jovens e adultos que não sabem nem o que e fé; pessoas que se distanciaram da Igreja e quer voltar ; famílias onde cada membro dela pertence a igrejas diferentes e muitas outra situações. O catequista que não tiver uma boa formação, um bom preparo emocianal e por não dizer até um bom preparo físico, cai na mesmice, tornando a catequese repetitiva e sem nenhum atrativo.
    O catequista atual tem que ser dinámico, bem informado sobre assuntos atuais e estar sempre evoluindo, uma vez que o mundo oferece aos nossos jovens catequizandos um turbilhação de informações, possibilidades e atualidades que eles recebem a todo instante através dos meios de comunicação, televisão, internet, etc...
    O catequista atual não pode ser como homens das cavernas que buscava luz batendo uma pedra em outra, na atualidade o catequista não deve estar apenas com sua luz, mas sim com um refletor enorme para iluminar a sua catequese os caminhos por onde vão trilhar e todo a comunidade, uma vez que os seus catequizandos estão sendo preparados para ser a futura comunidade Igreja.
    Que nos catequista tenhamos zelo, coragem, que sejamos audaciosos quando estamos servindo a Deus em nosso ministério, que sejamos direcionados pelo Espírito Santo, mas que também sejamos incasáveis na busca do melhor para nossa catequese, que não façamos do comodismos o nosso instrumento de trabalho na catequese.
    Que sejamos audaciosos, para nossa catequese não ficar no passado e nem tão pouco dançar no futuro.
    Sem uma boa formação, entusiasmo do catequista sem apoio dos Sacerdotes, ajuda dos pais e comunidade a catequese “dança”.
    Elizete- São Joaquim da Barra

    ResponderExcluir
  2. Eitá... gostei de ver sua participação Elizete... e vamos continuar lutando por uma catequese dinâmica, estusiasta... beijos querida

    ResponderExcluir
  3. E vamos a luta!!!! bjssss para voce amada de Deus.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!