terça-feira, 10 de abril de 2012

AINDA não estamos suficientemente organizados...

"Como já falei em outros comentários, logo após a 1ª Eucaristia infelizmente não temos nenhuma catequese "organizada" em nossa paróquia. Este ano, estamos procurando chamar nossos "perseverantes", que chamamos também de catequistas mirins, para ajudar nos nossos encontros de catequese e celebrações, mas ainda está meio "solto"; não são todos que se dispõem e ainda não estamos suficientemente organizados para receber a todos. Uma outra opção é o grupo de preparação de acólitos, que acabou acolhendo alguns deles também. Fora isso, temos uma longa caminhada pela frente para tapar esse "buraco" na iniciação cristã."
Xanda
Xanda, minha querida, (desculpe, qual é mesmo sua cidade?). Destaquei em seu comentário duas coisinhas,  o "infelizmente", isso mostra que existe uma inquietação, esse "buraco" tem tirado o sossego de vocês, não estão felizes...  Quando você coloca"ainda não estamos suficientemente organizados", o ainda mostra que existe planos para uma estruturação de uma catequese contínua e isso é positivo. Essa bendita inquietação é um grande passo para mudança. E quem coloca essa inquietação em nosso coração,  você quem é neh!
Fiquei curiosa! Quantos catequizandos recebem a Primeira Eucaristia em sua paróquia? Desses, quantos voltam para completarem sua Iniciação Cristã? Qual o principal motivo de não existir uma catequese continuada em sua paróquia? Falta de catequistas? Falta de uma equipe "pensante" na catequese? Falta comprometimento do padre?

Estou tocando nisso, porque sei que essa é a situação de muitas paróquias. E quem sabe, não podemos ajudar de alguma forma, através da partilha, troca de experiências.

Obrigada por estar sempre aqui no "IVC". Vamos nos falando e nos ajudando mutuamente! Não estamos sozinhos, Cristo vive, é Deus conosco! Não podemos de maneira alguma deixar a onda da "IC" passar. Ela veio pra ficar!

Beijão pra você!
Imaculada

5 comentários:

  1. Adorei a postagem, e vejo que não é só eu que sou curioso e inquieto não rsrsrsrsrs.

    Adorei a mudança no blog, ou melhor mudança da lateral rsrsrs achei melhor assim, talvez por que eu estava acostumado com o outro jeito rsrsrs.

    E o visual sem palavras LIIIINDOOOO.

    ResponderExcluir
  2. Imaculada, também quero uma ajudinha sua, você tem alguma música sobre mãe? Se tiver me envia por email por favor.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Imaculada! Nossa paróquia é a de N. Sra. do Perpétuo Socorro, em Recife. Ano passado tivemos 19 catequizandos na matriz, e outros 19 na capela de N. Sra de Fátima, que fica numa área mais carente de nosso bairro. Temos ainda uma terceira capela, essa ainda mais carente e dessa sabemos menos ainda. Dentre todos, só conseguimos manter sete por perto, e todos da matriz; nossa integração com as capelas é muito pouca (uma pena, é lá onde as crianças e suas famílias são mais carentes de IVC). Este ano, temos 22 na matriz, 19 em uma capela e 5 em outra.
    Acho que o principal motivo é justamente o de uma coordenação de catequeses, uma equipe que trace diretrizes para todas as unidades e para todas as idades. Hoje temos apenas uma pessoa que assume um pouco esse papel, tentando definir um conteúdo programático, um cronograma, etc; mas ela sozinha não consegue dar conta, e só consegue cuidar da catequese de 1ª Eucaristia. Ela é catequista da matriz, junto comigo e mais outra catequista (mãe de uma catequizanda do ano passado). Temos ainda o apoio de 2 seminaristas, que só podem participar dos encontros a cada 15 dias, mas que sempre participam ativamente das reuniões semanais de preparação. Nas capelas temos 2 e 1 catequistas em cada uma delas. Nossa catequese de 1ª Eucaristia dura apenas 8 meses: de março a novembro, com recesso em julho (eu acho pouco, fica tudo muito corrido). E para complicar, as idades das crianças variam muito, de 7 a 13 anos.
    O nosso pároco está na paróquia desde 2011. Em sua chegada, ele teve (e ainda tem) muita dificuldade em mobilizar os paroquianos; muitos que trabalhavam nas pastorais, movimentos e ministérios se afastaram com a saída do antigo pároco. É uma pena, pois o acho carismático, bastante disposto para trabalhar e acolher quem deseja contribuir (eu comecei na catequese a convite dele, antes fazia parte apenas do ministério de música). Este é o nosso segundo grande motivo de não existir um verdadeiro projeto de catequese: "poucos os operários, poucos trabalhadores...". E olhe que as 5 missas do fim de semana costumam reunir mais de mil pessoas no total; o bairro é de classe média, e a população tem crescido a cada dia, rodeado por altos edifícios.
    Gostaria profundamente de ter aqui melhores notícias para te dar, mas isso é tudo que temos, e por isso a minha enorme inquietação. Gostaria também de ter mais tempo para me dedicar, mas trabalho 8h por dia, e o tempo de que disponho é à noite e nos fins de semana (nosso encontro é no sábado pela manhã).
    Beijão pra você também, e um abençoado dia!
    Xanda

    ResponderExcluir
  4. Calma, só essa vontade, esse amor com que vc fala da catequese, já é pra mim uma boa notícia...
    realmente, concordo com vc, falta pessoas que pensem a catequese, porque o movimento de vcs nem é tão grande assim...o tempo de 08 meses, é pouco mesmo!
    Se vc diz que o pároco tem esse carisma,se a paróquia é bem frequentada e tendo um catequista com uma certa visão, logo, logo vcs vão se organizar... Dê um passo de cada vez... Vai levando as informações, vá trocando idéias, vá partilhando com outras pessoas esse seu desejo...Logo, logo vc terá boa novas pra nos contar!! No mais, estamos aqui...beijo grande!

    ResponderExcluir
  5. Imaculada, dê uma passadinha no "evangelizar é preciso", e leia o texto "preciosidades"...
    Você merece...

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!