sábado, 19 de dezembro de 2009

conhecemos o método, mas será que seguimos esses passos na catequese?

O que é VER-JULGAR-AGIR-CELEBRAR?



Um homem plantou amendoim. Cuidou com carinho das plantinhas e sonhou com a colheita. Certo dia, assustou-se ao ver buracos na terra... Resolveu tapá-los e aguardar.
No dia seguinte o fato se repetiu. O homem passou o dia tapando os buracos. Dias depois, descobriu que tatus estavam estragando a plantação e decidiu espantá-los. E o amendoim pôde crescer até o dia da colheita.
Quantas vezes na vida fazemos assim em casa, no trabalho, na comunidade! Vamos arrastando situações, ignorando desafios ou insistindo em projetos que não trarão resultados... Isso acontece, às vezes na catequese! Sabem por que? Falta-nos um método adequado, um caminho claro e definido que nos ajude a atingir nossos objetivos com acerto e alegria.
A Igreja latino-americana e a Catequese renovada consagraram um método bastante eficaz para a evangelização. Trata-se do método ver-julgar-agir-celebrar, muito simples e ao mesmo tempo completo.



VER. Antes de mais nada, é preciso ir fundo na realidade, conhecer muito bem o contexto em que vivemos: sua história; a situação econômica, social, política cultural... Só assim a evangelização atingirá o catequizando em sua totalidade.



JULGAR. Essa realidade, no entanto, precisa ser confrontada com o projeto de Deus, revelado na vida e na Bíblia, interpretado pela Tradição e pelo ensinamento da Igreja.



AGIR. Mas de nada adiantaria uma boa análise da realidade à Luz da Palavra se tudo continuasse do mesmo jeito! A Palavra de Deus deve levar a mudanças... É preciso sempre agir.



CELEBRAR. O que garantirá tudo isso, sem dúvida nenhuma, será uma mística profunda, enraizada na oração e na liturgia. É preciso ir celebrando cada passo.



Enfim, é importante sempre avaliar a caminhada, aprimorar os acertos e mudar de rumo se necessário.

Material extraído do livro: Catequese hoje, da Paulus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!