terça-feira, 22 de dezembro de 2009

resgate do catecumenato...

Catecumenato e catequese vêm da mesma raiz, que quer dizer: ecoar, ressoar (a Palavra de Deus).
No início do cristianismo, ser cristão era perigoso. A sociedade não aceitava a fé e o testemunho dos cristãos. A instrução catequética tinha de ser sólida e profunda. Sem isso, o cristão desanimava na primeira perseguição.
Essa instrução inicial profunda era chamada de catecumenato foi forte nos séculos III e IV. Porém, à medida que os cristãos foram sendo mais bem aceitos na sociedade, muitas pessoas queriam ser batizadas.
A quantidade de catequizandos era tão grande, que já não era possível dar a todos uma formação profunda. O catecumenato foi praticamente esquecido.
Hoje,  a injustiça social nos desafia. Sem uma catequese profunda, o cristão não dá testemunho de fé e não suporta as novas formas de perseguição. por isso, as comunidades devem oferecer o catecumenato, especialmente aos jovens e adultos que estão começando a caminhada de fé. (livro catequese hoje)

Se analizarmos, veremos que nos dias atuais acontece a mesma coisa, cristãos que não foram devidamente iniciados e são levados por onde o vento toca, não tem raiz profunda. A igreja nos pede esse resgate do catecumenato como forma de ter uma catequese mais profunda e eficaz. Pense nisso!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!