quarta-feira, 20 de março de 2013

Eis, que nem tudo está perdido!


Deus é muito lindo comigo, ele sabe o quanto amo e brigo por essa tal catequese. Nos post anterior tava eu choramingando, me perguntando: até quando? Quando recebo o recadinho abaixo. Pronto, já me encho de ânimo!
Às vezes sou tão chata, mas tão chata, que nem mesmo eu me aguento. 
Resmungo, brigo, questiono, falo alto, quando vejo que as coisas não caminham, quando vejo que minha diocese ainda não está nem engatinhando quando o assunto é assumir a IVC como prioridade. 
Mas como minha fraqueza é a catequese, prossigo, animando outros catequistas, quando eu mesma estou em cacos. Segurando forte o cabresto em minha boca, quando minha vontade é de falar bem alto e nos ouvidos de quem precisa ouvir. Caindo, levantando, me animando sempre que recebo um recadinho assim:

"Boa tarde Imaculada,

Tudo bem? 

É com muita alegria que entro em contato contigo pela primeira vez de muitas. Meu nome é Sabrina Oliveira e eu participo na área Pastoral São Francisco de Assis - Franca/SP, especificamente na Capela Sagrado Coração de Jesus, Aeroporto 2.

O motivo desde primeiro contato é para relatar a minha alegria de me tornar catequista. Será a minha primeira turminha, mas já estou contente e confiante nesta nova missão a mim designada.
Desde que recebi e aceitei o convite de ser catequista, comecei a procurar por materiais, sites, relatos e testemunhos e te achei! Rsrsr. Estou te acompanhando há um tempo, tanto pelo seu perfil no facebook, como no blog Sou Catequista de IVC e estou, mais confiante e ansiosa para iniciar os encontros.
Tirei muitas ideias para a preparação dos encontros e já estou colocando em pratica, já está quase tudo pronto para o 1° encontro com os catequizando juntamente com a minha companheira de fé Jaqueline Andrade.
Outro motivo para este contato é que eu venho em nome do Coordenador Catequético da Capela, Valmir, pedir a sua ajuda.
No dia 02 de abril, faremos a apresentação do Novo Método para os pais, porém estamos com algumas duvidas e venho até você pedir uma luz, a tua ajuda.

DUVIDAS: Como devemos utilizar o livro da família e se é necessário utiliza-lo? 
O livro da família é usado por unidades, quando terminamos uma unidade com os catequizandos, temos um encontro com os pais. Nesse encontro, se você prestar atenção verá que é um resumo numa linguagem para adultos,  daquilo que trabalhos com os catequizandos. Precisamos trabalhar também com a família. Que esses encontros sejam encontros de formação e não reunião de pais. Reunião, geralmente é para se tratar de assuntos práticos e encontro é para oferecer um espaço para aprofundamento da fé...

Como é feito a celebração que se pede nos finais de cada etapa do livro? É feita pelo Padre?
A entrega dos símbolos se faz do jeito que está no livro, ou na Eucaristia, ou na missa, ou com o Padre?
Normalmente, todas as celebrações são realizadas pelo Padre, pois elas acontecem na missa. O rito de entrada e entrega da Palavra de Deus - na missa
O Rito do Éfeta - Dentro da Igreja, mas não em horário de missa, pois esse rito é momento para explicar a dignidade da Mesa da Palavra e da Mesa Eucarística, entre outras coisas...
Rito dos Eleitos - acontece no segundo ano de catequese,  na primeira semana da quaresma...
* O rito da entrega do Pai  Nosso e do Creio, nós não fazemos na etapa da Eucaristia. Como nossa catequese é continuada, deixamos esse rito para Perseverança(entrega do Pai Nosso)  e Crisma (entrega do Creio). Achamos que por questão de maturidade seria bom retardar um pouco esse rito.
Como devemos proceder na 1° reunião com os pais dos novos catequizando que estarão iniciando? Tem algum passo a passo, ou tópicos que poderíamos seguir para fazer a apresentação do novo método? 
É necessária a presença do Padre?
O Primeiro encontro com os pais, acontece antes de iniciarmos com os catequizandos> Esse encontro terá como objetivo, conscientizar os pais da importância da catequese. Você pode usar como subsídio o 1° encontro do livro da família - Caminhar juntos... Deixar claro o porque da mudança, que a meta da catequese é para FORMAR CRISTÃOS e não apenas para receber os sacramentos. E isso acontecerá num processo de amadurecimento na fé. A presença do padre com certeza dará credibilidade perante aos pais. Ele pode ajudar, mas o encontro deve ser conduzido por quem melhor estiver preparado. Tenho aqui alguma coisa que uso nesse encontro, vou passar à você.
Enfim, vamos nos falando!
São essas as dúvidas que o Coordenador está tendo e me passou.

Desde já agradeço os ensinamentos e palavras e gostaria de parabeniza-la por todo dedicação que tem.
Aguardo a tua resposta
Que a Paz de Cristo esteja sempre contigo.
Uma boa e abençoada tarde.

Sabrina Oliveira"

* Sabrina, você nem imagina, mas essas suas palavras vieram como bálsamo. Fico feliz de ver que estão se empenhando, querendo mudar, melhorar a catequese. Feliz de ver que, mesmo timidamente, algumas  paróquias da nossa diocese tem mostrado esse interesse, esse desejo de mudança... É o que tenho dito, com o testemunho de poucos,   vamos contagiando outras paróquias. Fico feliz, porque  fomos na São Francisco algumas vezes e sabemos que mesmo com tantas dificuldades estão buscando, lutando. E isso, tenho certeza  é ação do Espírito santo. Juntos, vamos conseguir!
Olha, vou te responder tudinho, mas amanhã, porque vou terminar de preparar meu encontro de hoje, ok..
Beijo grande, força e perseverança sempre!!
Imaculada

Um comentário:

  1. Sabrina Oliveira

    Muito obrigada pela atenção Imaculada. Vou passar para o Coordenador e estarei a espera do material que você usa no encontro.
    Que a Paz de Cristo esteja sempre contigo.
    Uma boa e abençoada Semana Santa para ti.

    Beijos ^ ^

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!