quinta-feira, 1 de março de 2012

To falando, que unidos somos mais!!!

Como me orgulho de fazer parte do grupo 'CATEQUISTAS UNIDOS'! Um grupo de catequistas blogueiros, que cresce a cada dia com um único objetivo, espalhar a paixão pela catequese, através da partilha de materiais, formações, dinâmicas ou até mesmo usar desse espaço para desabafar, colocando pra fora nossas frustrações, contrariedades em nossa caminhada. Cada um com sua maneira de ser e conduzir. Juntos, vamos aprendendo, fazendo.

Bom, mas o que quero dizer é que  hoje fui convidada, pra falar sobre o valor da Eucaristia para os pais dos catequizandos que receberão a Eucaristia agora na Páscoa. E mesmo sabendo que o tempo é curto, coisa de 15 a 20 minutos, me vejo preocupada no que e como vou falar. Queria que fosse de uma maneira tão profunda, que fizesse aqueles corações pegarem fogo naquele plenário. E sei que pra isso, preciso falar com convicção, amor, zelo pela Eucaristia.

Sempre gosto de usar de uma dinâmica ou de uma parábola para ilustrar, enriquecer o tema e hoje mesmo sem pesquisar, vi nas atualizações do blogs amigos, a dinâmica do barco. Não tinha pensado nela, mesmo tendo já utilizado dela várias vezes para falar com Jovens, crianças e pais.

Ela é maravilhosa, você pode adaptar pra realidade do grupo, pode envolver, convidar alguns pais para confeccionar o barco... Muito bom!
Só um detalhe, escolha pais que saibam fazer o barco, pois aconteceu que uma vez eu tinha 15 minutos pra falar sobre eucaristia e quis fazer essa dinãmica, e só pra confeccionar os barcos, os benditos demoraram mais que isso... Então, num lugar onde não podia atrasar, me vi numa tremenda saia justa!

Pra quebrar o gelo, pergunte: "Vamos ver aqui, quem teve infância e aprendeu a fazer barco de papel???" Se for oportuno você pode questionar como está sendo a infância de nossas crianças hoje em dia, que não dão a mínima para um barco de papel...

Mas, chega de papo e vamos à fonte da Luz...

A DINÂMICA DO BARCO

ACABOU NÃO!!
Tenho mais coisa boa para espalhar!
Conhecem a CLÁUDIA neh, do catequese na net, aquela que um dia por inspiração divina resolveu criar esse grupo dos 'unidos',  a dona da arte. Num é que ela anda aprontando sem parar, veja que legal... Meu blog, logo, logo estará de roupagem nova, estamos vendo os detalhes e graças a ela.  Veja o porque que ela está fazendo isso! 
CLIQUE AQUI , confira você mesmo!

3 comentários:

  1. Sempre falo isso querida!!! Unidos somos mais, isso não resta dúvida!!! Aqui as reuniões tem que ser curta, objetiva, e nós catequistas temos que ser mestres nas palavras, pois temos que escolher aquela que acerta o alvo certo, sem chance de errar. Se demorarmos muito, os próprios pais falam que nem precisa chamar para a próxima... é complicado evangelizar num éh? kkkkkkkkkkkkkkkk

    paz e luzzzzz

    ResponderExcluir
  2. Querida Imaculada, mandei um e-mail para vc!!

    Abraço Fraterno!!

    Sueli - Pãozinho do Céu Maria

    ResponderExcluir
  3. Olá Imaculada! Que bom ter te ajudado...
    Boa noite!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!