sábado, 17 de março de 2012

... as experiências mudam o mundo!


"As palavras semeiam esperança, as experiências mudam o mundo"

Milão lançará a primeira experiência italiana de feira inteiramente dedicada à família. O evento será também uma vitrine das boas práticas e experiências positivas de empresas e associações que trabalham em seu favor.
"Apresentar experiências práticas em que as famílias são protagonistas é importante porque a experiência concreta mostra a beleza de algumas iniciativas e incentiva a criar algo parecido", declarou o cardeal Ennio Antonelli, presidente do Conselho Pontifício para a Família, que, juntamente com a Fondazione Milano Famiglie 2012, está organizando o VII Encontro Mundial.
CONTINUE LENDO...

Adaptando essa frase para a dimensão catequética...
É emocionante  a grandeza desse meio de comunicação, a internet, que com  suas ferramentas,  abre um leque de possibilidades.
Essa frase: "As palavras semeiam esperança, as experiências mudam o mundo", me chamou a atenção, porque falamos tanto dessa tal mudança de época, época de mudança, que os tempos são outros... Nos sentimos até frustrados, quando escutamos as pessoas com mais idade dizendo: "Imagina, no meu tempo, as coisas não eram assim não!"  " No meu tempo, os filhos não respondiam aos pais..." No meu tempo, os professores eram respeitados..." No meu tempo... No meu tempo... De certa forma, isso me irrita um pouco,  porque não vivemos de passado, não podemos voltar um minuto se quer no tempo, então não posso deixar de sonhar, pensar, planejar o futuro, viver um presente diferente, por conta do passado... Lembram dessa frase:  "Os tempos não são melhores, nem piores, os tempos são outros.!
 É hora de ajustar a "forma", hora de nos adequar,  se quisermos contemplar um lindo horizonte. E só avistaremos o horizonte,  se olharmos pra frente, de cabeça erguida.


Se alguém me perguntar: Imaculada, qual o primeiro passo para mudar a catequese em minha paróquia?
Eu diria, com certeza, que não é trocando de roteiro, manual, livro, como queiram chamar, mas em primeiro lugar, mudando de mentalidade, buscando estudar, ler o que a Igreja está nos pedindo, através dos estudos, documentos, provocar uma formação, uma conscientização em massa de toda paróquia no que se diz respeito à INICIAÇÃO CRISTÃ, toda paróquia e não só catequese. Iniciação Cristã é pra toda Igreja.
Depois de conscientizados, de ter uma visão clara do papel da catequese,  de corrigir alguns vícios,  vamos para o segundo passo, que seria traçar caminhos, planejar...
E quando a gente passa a enxergar a catequese com outros olhos, não queremos mais a catequese que fazíamos.
Quando decidimos mudar, a primeira coisa que nos vem a mente é procurar alguém que tenha a EXPERIÊNCIA.

Por isso, acho de grande importância essa troca de experiência através do blog. Gente, tem tantas iniciativas lindas por esse mundão a fora. Quando participo de algum encontro, assembléias, escolas,  fico encantada e volto feliz, porque a nossa catequese está em movimento. O que nos falta é partilhar, trocar experiências.


4 comentários:

  1. Oh my good!!! rsrsrs Olha eu arriscando o inglês rsrsrs. Imaculada meu blog também é muito acessado por pessoas de outros países e as vezes me vem a pergunta: Será que são catequistas de lá? Ahhhh, se eles ao menos deixassem comentários e dividisse suas experiências heim? E quem dera se nós pudéssemos falar todas as línguas, que sonho seria!!! Tenha um lindo fim de semana, lindo e abençoado!!!

    ResponderExcluir
  2. oia eu de novo rsrsrs, mas voltei para te falar que coloquei uns coraçõeszinhos lá no blog, mas na verdade eu achei eles a sua cara, a cara de seu blog.
    O site é esse aqui: http://tonygifsjavas.com.br/efeitos_para_blogs/pagina_efeitos_caindo.htm

    De repente você queira colocar no seu lindo blog.

    PAZ E LUZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

    ResponderExcluir
  3. Então, essa curiosidade me consome!! Amaria saber o que acontece na catequese deles...se bem, que acho que temos as mesmas dificuldades...

    Jonathan, amado meu! Quanto aos coraçõezinhos, vc vai me odiar, mas eles me atrapalham a leitura... Sou loira, se sabe neh... Quando estou lendo, eles ficam voando na minha frente...rsrsrs
    Acredita que até os blogs que tem tres colunas, me incomoda um pouco, porque nossa visão é custosa, estamos lendo e ao mesmo tempo vendo o que está a volta!!
    rsrsrs...não fique chateado comigo!! Abraços e um ótimo final de semana pra vc tb!!

    ResponderExcluir
  4. rsrsrsrs. Sobre os coraçõezinhos, quando até estava pensando, nessa possibilidade de atrapalhar rsrsrs. Eles pulando na tela me chamou a atenção e me veio a mente que isso poderia prejudicar um pouco. Decidi tira-los é melhor, por que eu também não conseguiria concentrar nas postagens com eles. Vou coloca-los em datas especiais, como por exemplo, aniversário do blog, e por aí vai rsrsrs. Mas não te odiei por isso não kkkkkkkkkkkkkkkk

    até parece néh?

    abração beeeeeemmmmmmm grande pra você!!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!