quinta-feira, 15 de março de 2012

On e offline...

Dois minutinhos de conversa pelo "msn", foi tempo suficiente para que eu ficasse por horas, pensando na situação daquela catequista.



- Oi Imaculada, passando para um oi!
- Olá, tudo bem com você? E a catequese como vai?
- Tá tudo bem,  estou com uma turma de 42 catequizandos!
42?????????
Como pode estar tudo bem, com 42 catequizandos numa  sala?????
Impossível!!!! Misericórdia Senhor, enviai operários para vossa messe, urgente!!
- Estamos tentanto, convidando catequistas, mas ninguém ainda respondeu. Estamos em duas catequistas e estamos pensando em dividir a turma...



Em off... Confesso que o número de 42 me assustou. Não consegui me enxergar diante de um grupo tão grande. Fiquei pensando nesse e em tantos outros casos semelhantes, espalhados por esse Brasil. A falta de catequistas é gritante, sabemos disso. O ideal seria 02 catequistas por turma, (ide de dois em dois). 12 a 15 catequizandos no máximo por turma...
É triste, mas o ideal, muitas vezes está tão distante de nossas realidades!

Vejamos, algumas das dificuldades de um grupo numeroso.
A orientação é  que se trabalhe em círculos, imagine um formado com 42 catequizandos, teria que usar de um auto falante dos bons, para que fossêmos ouvidos.
Imagine, uma pergunta lançada sobre um determinado tema, até escutar a todos, acabou o encontro. Escutar como?
Imagine, quanto tempo um catequista, levaria para conhecer a realidade de cada catequizando e suas famílias?
Quantas chamadas telefônicas para passar um recado aos pais/catequizandos?
Resumindo, impossível criar uma proximidade nossa com eles, deles com o grupo.

Se eu com 17, já encontro dificuldade, imagine 42. Vamos ser realistas, isso é impossível e o impossível não compete a nós, mas quem sabe,    possamos dar algumas luzes...

- Num grupão com 42 catequizandos, será que não se encontra uma mãe, um pai em condições de ajudar na catequese?
- E se... no final daquela missa de domingo, aquela mais lotada, no horário daquele monte de avisos que ninguém escuta, você pegar aquele microfone e falar um pouquinho do quanto é bom ser um catequista, do papel que desempenhamos na paróquia... e depois disso, coloque a real situação, peça ajuda. E isso combinado com o padre, ele poderá dizer algumas palavras, reforçando o convite.

Falando em padre, já falei sobre isso aqui, certa vez participando de uma formação, o padre contava,  como  chamava os "candidatos" a catequistas em sua paróquia.
Ele, conhecendo seus paroquianos, sabia muito bem os que  tinha uma caminhada de fé. Então, no momento da comunhão, ao entregar a eucaristia ele dizia: "Corpo de Cristo!" Olhava  nos olhos da "vítima", quer dizer do "chamado" e acrescentava: "venha ser um catequista, precisamos de você"

Pode até ser antilitúrgico, mas, no final, a pessoa o procurava curioso para saber direito o que ele teria dito, então, era a hora de dar o bote.

Esse chamado não necessariamente precisa ser na  feito na fila da comunhão, mas em qualquer outra hora. Só coloco isso aqui, porque nossos sacerdotes tendo consciência dessa carência de catequistas, devem  fazer alguma coisa. As pessoas quando chamadas pelo sacerdote, pensa com carinho, antes de dizer um "não".

Agora, que tal inovar um pouco, dar um de "doido"!(toda paróquia deveria ter um)  Por exemplo,  fazer um "Caça Talentos", espalhando  cartazes nos arredores da Igreja, no quadro de avisos, nos postes. PROCURA-SE CATEQUISTAS!(acrescente algo mais, como por exemplo, algo em que a pessoa indentifique-se como catequista)
Vá até uma emissora de rádio,  ouvida pela comunidade, faça o convite aos ouvintes. Coloque uma matéria bem chamativa no jornal.

Depois de tudo isso, se você não conseguir nenhum catequista, meu amigo, minha amiga, é porque  a coisa tá mais preta que carvão. Resta fazer como  uma paróquia, não me lembro  de onde, mande os catequizandos pra casa, dizendo que não tem catequistas na paróquia, que  sejam eles os catequistas de seus filhos...

Dessa postagem, tire só o que achar de positivo, o resto é apenas um desabafo!!!

11 comentários:

  1. Imaculada, infelizmente essa é a dura realidade de acredito quase toda paróquia. Chegando aqui em Varginha, não me sentia preparada para asssumir uma turma, mas não tive escolha, tinha uma turma sem catequista, e lá fui eu, graças a Deus estamos indo bem, mas estou sozinha. Eu que pensei que vinha para ajudar um catequista me encontro na seguinte situação: sozinha com uma turma, ajudando mais uma que queria desistir pois está sem tempo de planejar os encontros e como se não bastasse, uma outra catequista abandonou sua turma, sem nenhuma satisfação, simplesmente sumiu, e vou ter que auxiliar também uma outra que ficará com essa turma. E ainda as vezes substituo alguém. è.. a messe é grande e poucos os operários.

    ResponderExcluir
  2. é minha querida amiga...saudades tuas, viu!!!
    Puxa vida! Faça um caça talentos aí! srrsrs Sério!

    beijo grande e coragem! Deus é contigo!!

    ResponderExcluir
  3. OI IMACULADA, E ATÉ PARECE QUE VC ADVINHA PENSAMENTOS . ONTEM MESMO ,ESTAVA ME PERGUNTANDO ATÉ QUANTOS CATEQUIZANDOS DEVERIA TER EM UMA TURMINHA, EU ESTOU COM 27 ATÉ AGORA. ESTE ANO É UM DOS MAIS PARTICIPATIVOS AQUI EM NOSSA PARÓQUIA, NUNCA ESTIVEMOS TRANSBORDANDO DE CRIANÇAS COM AGORA.SEPAREI AS TURMINHAS E COM A GRAÇA DE DEUS APARECERAM ALGUNS INTERESSADOS EM SEREM CATEQUISTAS , ENTÃO OS COLOQUEI COMO AUXILIARES, ESTAMOS DE DOIS EM DOIS COMO VC COLOCOU NA POSTAGEM ANTERIOR,ESTE Nº ELEVADO DE CRIANÇAS É UM POUCO DIFÍCIL DE CONTROLAR ,MAL COMEÇOU OS ENCONTROS E EU JÁ ESTOU SEM VOZ. ESTA SEMANA TIVE QUE DEIXAR DE FALAR, PARA PODER RECUPERAR A VOZ.VAMO QUE VAMO E QUE DEUS NOS ILUMINE E QUE SÃO BRAZ ESTEJA GARANTINDO A NOSSA VOZ. BEIJUS

    ResponderExcluir
  4. E pode esperar, que aparecerão mais... Vc trabalha com a pré-catequese neh!! Seria interessante vc dividir em duas turmas e preparar os encontros com as catequistas... 27, em se tratando dos pequenos, que requer mais atenção, é um número grande... Pense nisso!

    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Imaculada, que delicia de desabafo rs rs, mas também preocupante.Aqui na minha comunidade também falta catequista as pessoas não se interesam em ser catequista. Qdo a chamamos, dizem: Deus me livre, e ai eu digo Deus é quem está te chamando. Menina mais não adianta. Rezo todos dias para que mais pessoas vem a esta messe, que sinta o desejo de servir a DEUS com amor e gratidão!
    Abraço Fraterno!!
    Sueli

    ResponderExcluir
  6. Catequistas assim, devem ser tratados como heroícos rsrsrs, esse também é meu caso rsrsrsrs 28 catequizandos e tenho esperença de 2 voltarem rsrsrs você sabe do que falo néh? O problema está em como evangelizar essa turma toda rsrsrsrs, é complicado, temos que ser artistas, temos que nos multiplicar,triplicar,quadriplicar e ainda é pouco, e no meu caso, tenho que servirá no 60 kkkkk, nos 60 minutos. Sabe o dia que te falei que tava feliz pois a irmã liberou uns 15 minutinhos a mais pra mim e para os catequistas que quisessem? Num desses encontros fui fazer isso, quando assustei eu e minha turma tava sendo trancados dentro da escola, pois todos os catequistas já tinham ido embora e a pressa não deixou lembrar de mim kkkkkk é gritante. Mas Imaculada, vc está bem? Está bem do coração? Estou te perguntando, por que o que vou te falar, ou melhor escrever é algo gritante. A turma de perseverança da minha comunidade é uma só, a catequista chama-se Erna e são nada mais nada menos que 55 catequizandos em uma só turma. E mais incrivel ainda, a CATEQUISTA ESTÁ AMANDO diz ela rsrsrsrs. E os catequizandos parecem está amando, pois não estão faltando rsrsrsrsrs.
    O que nos faz dar conta, é o amor a Deus, pois encontramos forças nele.
    rsrsrsrs
    55 pode acreditar!!!!

    ResponderExcluir
  7. Tudo bem meu querido, até entendo todo esforço e sei que tem amor demais envolvido, e sei também que nosa costumamos a jogar a culpa na falta de catequistas... Mas, o que fazemos de concreto pra mudar isso?? Será que a comunidade não tá precisando de uma chacalhada, pra ver se cai alguns catequistas escondidos em seu comodismo?
    55????????? e eu assustada com 42!!!
    E a proximidade, a escuta, a colocação de cada um, a catequese encarnada a partir da realidade de cada um??? Onde fica??
    Não Jonathan, sei que vcs fazem com a melhor boa intenção do mundo, mas é preciso provocar aum caça talentos em paraobepa, URGENTE!!!! Conforme, me disse meu amigo Frei, um número assim, nem o próprio Espírito santo conseguiria!!
    Beijos...Que Deus envie operários!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Imaculada, eu de novo!!! rsrsrsrs Lendo o comentário da Carina (intrometido eu néh?KkKKK), vi que a coitada tá num sufoco, e problemas acho que todos sofrem. AQUI por exemplo além de eu carregar meus 28 nas costas e no coração, eu carrego outra turma também, pois eu planejo meus encontros e o encontro de uma colega catequista também. O que ela relata é que ela não tem tempo para preparar, e até jogou na minha cara que eu posso muito bem fazer esse favor pra ela, por que eu tõ desempregado. Bom, tem hora que prefiro ficar calado, as vezes gastar saliva com isso cansa minha humilde beleza kkkkkkk, sem falar que quando eu dava aulas (dizendo assim parece que sou aquele professor velho e aposentado rsrsrs) eu tinha que fazer meus planejamentos de aula, e de catequese também e ambos tentava dar o meu melhor. É triste ver uma pessoa reclamar. E sobre os 50 Imaculada, eu nem posso opinar muito, o que eu faço é dar uma dicas de encontros, a coordenadora está vendo a situação e não se opõe, se eu fosse o coordenador, eu rachava (rsrs) essa turma ao meio, nem que fosse para eu ficar com ela. Isso pra mim é loucura, eu mesmo não sei se tinha um psicológico para aguentar isso não.
    E aqui em Paraopeba, falta muito as pessoas convidarem, anunciar, convidar nas missas, faltam muito isso. Eu mesmo, minha ajudante é mãe de um catequizando. Ela sempre levava o filho e ficava lá esperando o filho até o fim do encontro (ficava no pátio da escola), um dia pedi ela para tirar umas fotos do encontro pra mim, e ela se dispos com muito boa vontade, daí perguntei ela, se alguém já tinha a convidado para ajudar, ela disse que não, eu respondi: Então sinta-se convidada. kkkkkkkkkk nem perguntei se ela queria, deixei a pergunta no ar, e nisso eu fui embora e deixei para que ela fosse tocada durante a semana. No encontro seguinte, ela já foi direto para sala e oferecendo ajuda. Hoje confesso que ela está dando uma catequista brilhante.
    pronto falei demais rsrsrsrsrsrs
    tchauuuuuuuuuuuuuuu
    paz e luzzzz

    ResponderExcluir
  9. No nosso caso, na paróquia de N. Sra. do Perpétuo Socorro em Recife, éramos duas catequistas até o ano passado, e a cada ano temos a ajuda de dois novos seminaristas (que algumas vezes precisam se ausentar, pois têm os compromissos do seminário, faculdade, estágio, etc.). Esse ano caiu do céu a mãe de uma catequizanda do ano passado, mas a partir do meio do ano teremos um "desfalque", pois terei que me ausentar para cuidar do meu bebê. Temos agora 19 catequizandos e estamos muito animados com nossa equipe (os seminaristas deste ano são fantásticos). Como na nossa paróquia não tem turma de perseverança (pós eucaristia), convidamos os perseverantes a nos ajudar nos encontros da catequese. Como é algo novo, ainda não conseguimos nos estruturar para programar direitinho a participação deles (os perseverantes), e essa tem sido uma de nossas dificuldades, mas de qualquer forma estamos felizes por termos dado um ponta pé inicial nesse projeto. Ontem, ao ler esse seu post, fiquei ainda mais animada com nossa caminhada, apesar de todas as dificuldades compartilhadas pelos catequistas de todo o país. Fé, amigos, não desistam! Abraços, Alexandra.

    ResponderExcluir
  10. Oi Alexandra... que bom ler seu comentário... olha, tire sua licença maternidade e volte logo...
    Muito boa a preocupação com os "perseverantes". Não é bom que tenha essa lacuna... Seria interessante, organizar essa etapa, para que eles possam completar sua Iniciação cristâ... (Batismo , Eucaristia, crisma) e depois disso,descobrir onde deverá usar seus dons dentro da comunidade...
    Beijo grande... Coragem, sempre!

    ResponderExcluir
  11. A quantidade de telefonemas para as casas de 100 catequizandos de uma turma única é a mesma que para as casas de 100 divididos em duas turmas de 50 ou em 4 de 25, comunicação com as famílias acaba sendo o menor dos problemas. Amigos meus fizeram catequese em paróquias bastante movimentadas e não tiveram problemas, e uma tia minha foi catequista por algumas décadas.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!