sexta-feira, 9 de março de 2012

LANCEM-SE PARA FRENTE!

Por que tantas pessoas dedicam tempo alimentando um blog? Qual seria o objetivo? No nosso caso, catequistas blogueiros, não poderia ser outro, senão evangelizar, animar, formar outros catequistas, fazer com que se encantem, ou re-encantem por Jesus. No meu caso e de tantos outros,  é também de levar essa nova proposta de catequese, o estilo catecumenal.

Tenho refletido sobre essa minha missão com o blog, sobre os chamados que tenho recebido em minha diocese e principalmente os provenientes de meu trabalho com o SOU CATEQUISTA DE IVC. Não me sinto preparada para aceitar alguns, ao mesmo tempo me vejo sem forças para me debater, porque os convites chegam, seguidos de sinais, que muitas vezes chamamos "conscidências", mas que são sinais da presença de Deus conduzindo, tomando as rédeas.

Ele me chama para "novos campos". Aliás,  chegou o momento de publicar  parte de um email que recebi da Cátia, do blog "quero ser comunidade", em julho de 2011:
'Sou muitíssimo prudente em colocar palavras na boca de Deus, então já vou adiantando que não tive nenhuma visão ou algo parecido, rsrss. Aceite como um conselho! Sei que dizem que se conselho fosse bom, não se dava, se vendia... Não acredito nisso, um "bom" conselho, não tem preço, por isso não se vende, é oferecido na gratuidade. Digo à você minha amiga, fique atenta, talvez os "novos campos" estejam a caminho... Seja uma ovelhinha dócil e obediente e o Pastor te conduzirá!'

Na época, fiquei sem entender, mas guardei esse email com carinho.

De momento, queridos amigos, peço orações para "esses novos campos", no qual estou sendo chamada. A catequese é minha fraqueza, já me dizia um querido amigo, ela me tem nas mãos, me rendo, quase nunca consigo dizer NÃO. Me emociono quando falo de catequese, nesse momento ao escrever essa postagem, meu peito queima como brasa.


E não por acaso, mas por providência, me vejo lendo sobre o bem aventurado Tiago Alberione, reconhecido como o profeta das comunicações.  Já conhecia um pouco de sua história, sabia de seu zelo pela evangelização, usando de todos os meios modernos colocados à disposição pela inteligência humana.

E quando ele já lutava por atingir esses meios de comunicação, não existia ainda a internet. Claro, que se fosse um profeta dos nossos tempos, ele usaria com certeza um site, um blog para fazer chegar a Palavra de Deus aos confins da terra.

A Palavra de Alberione naquele tempo foi essa: " LANCEM-SE PARA FRENTE!"
Ele dizia: "Busquem novos caminhos e novos sentidos para que a comunicação se coloque a serviço da vida, para que o Evangelho esteja presente no coração de cada cultura."

Com certeza, podemos e devemos atualizar essa palavra pra nós hoje dentro da dimensão catequética. LANCEM-SE PARA FRENTE!

Por intercessão do bem aventurado Tiago Alberione, peço por cada um de nós, para que possamos enxergar os sinais dos tempos, enxergando  com clareza onde e quando devemos ser sal, luz , fermento e quando devemos nos lançar para frente, atingindo "novos campos".

Rezemos uns pelos outros!
Obrigada por me ouvirem!
Imaculada Cintra



6 comentários:

  1. A cada dia que se passa querida Imaculada, vejo que somos importantes sim, na evangelização virtual. No mundo da internet existem milhões de blogs sobre catequese, mas são poucos os administradores que zelam pela qualidade de seus respectivos blogs, e nós quanto catequistas blogueiros devemos zelar pela qualidade, devemos ser sal e luz na vida de outros catequistas que vivem na escuridão e numa missão sem sabor. No meu blog mesmo, tem vários catequistas de vários lugares, pedindo sugestões do que dar nos primeiros encontros de catequese, e isso é devido muitos se sentirem perdidos, até mesmo sem o apoio da paróquia. As vezes a paróquia informa aos catequistas, que a catequese iniciará no dia "tal" e os mesmo ficarão com a turma "tal", mas onde está as ferramentas para os próprios desenvolverem com seus catequizandos? É preciso de apoio, e vejo que os catequistas que não tem esse apoio, que vivem na escuridão e na aflição do que dar na catequese, eles recorrem à nós catequistas blogueiros. Nossa missão aqui no blog é muito importante sim, me sinto escolhido por Deus para cumpri-la.

    paz e luzzzz

    ResponderExcluir
  2. Oi querida Imaculada, hoje estou me lançando na Infância Missionária!
    Devido a problemas particulares estou desanimada, mas tenho certeza de quando chegar a hora o Espírito de Deus me moverá e tudo sairá bem. Amei o post. Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  3. Voltei para lhe dizer que o seu link para o Cadastro de catequistas na CNBB está quebrado. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Cláudia, Obrigada pela informação, já ajustei... beijão!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, amiga!
    A nossa missão evangelizadora é muito importante. Lançando estas pequenas sementinhas de amor a Deus e aos irmãos, estaremos contribuindo para que o jardim do Pai aqui na Terra seja cada dia mais florido e perfumado. Catequistas são como jardineiros: semeiam, cultivam, adubam e ajudam a florescer.
    Que Deus, nosso Pai , olhe sempre por cada um de nós, fortalecendo e inspirando a nossa caminhada.
    Abraços , com todo o meu carinho

    ResponderExcluir
  6. Oi Imaculada...
    Vim aqui para deseja um lindo início de semana para vc, e dizer que tem um selinho para vc lá no blog.... passa lá para pegar!
    Um beijão para você...

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!