domingo, 26 de fevereiro de 2012

Senta que lá vem a história... das idades!!!

Olá amados!!
Depois da postagem do "trízimo", voltemos ao assunto da questão da idade pra entrar na catequese.
Sabe, o que eu mais queria, ser mestrada em catequese, uma catequeta daquelas capaz de responder a todas as dúvidas dos catequistas desse mundão de meu Deus. Mas, não sou nada disso, tenho mais dúvidas que muitos que passam por aqui.

E sabe o que queria também?
Queria muito um diretório diocesano de catequese, pois não temos. Queria participar de uma mesa redonda com várias pessoas apaixonadas pela catequese, para discutir, ouvir,  argumentar, chegar num contexto com relação ao nosso fazer catequético, que  fosse de uma forma organizada, pensada, planejada, amada. Acho que assim, daríamos menos murro em ponta de faca. Olha, quer saber, não queria nada, EU QUERO! 

Entendo que mesmo fazendo parte de uma mesma diocese, temos realidades e necessidades diferentes, mas no mínimo a idade pra se receber a Eucaristia e Crisma, teríamos que falar a mesma língua. Não existe idade certa pra entrar na catequese, se essa ou aquela paróquia aceita crianças com 05,06, 07, isso  vai  da disponibilidade de espaço físico e ter a graça de contar com número suficiente de catequistas para receber tais crianças, o que não é nosso caso. O ideal seria, se pudéssemos acolhê-los bem pequeninos, antes que fossem deformados.

Agora, respondendo ao pedido do alexandre e da Dilza, coloco abaixo como acontece a catequese aqui, deixando claro que a cada ano estamos tentando melhorar a catequese, aqui como em qualquer lugar  nada é perfeito, estamos em construção...

"Olá, sou coodenador paroquial da catequese de crisma em minha paróquia ( Jesus, Maria e José) fiquei encantado com o blog Sou catequista de IVC. Fiquei curioso quanto as etapas e o tempo da crisma na sua paróquia e gostaria se pudesse discorrer um pouco sobre tal, a fim de que possa junto aos catequistas e o pároco possamos melhorar esse serviço gratificante." Att; Alexandre Vieira- Pernambuco

"gostaria de saber sobre a idade certa da criança entrar na catequese, na minha paróquia estamos meios perdidos quanto a isso, no ano passado adolecentes de 13 e 14 anos receberam o sacramento do crisma achei que eram muito imaturas pra isso... o que vc sabe sobre isso? " Dilza sousa- Bahia

... Alexandre, Dilza, aqui acontece da seguinte forma:

08 anos - Pré-catequese (estamos nos estruturando para acolher as crianças de 07 anos, sendo assim, a criança que entrar com sete, ficará dois anos na pré, com temas e material diferente.)
09 anos  - Iniciação Cristã I (Eucaristia)1º ano e 2º ano
Normalmente recebem a Eucaristia com 11 anos...
Automaticamente vão para  a Iniciação Cristã II (perseverança) - 02 anos.
Depois seguidamente, vão para a Iniciação Cristã III (crisma) - dois anos. Enfim, a crisma acontece por volta dos 15 anos.
Estamos fazendo das tripas coração para que não se quebre esse itinerário, para que os catequizandos não parem na Eucaristia.

Os que entram com 11 anos, nesse caso  fazem dois anos pra Eucaristia normalmente, pulando a etapa da perseverança, indo direto pra Crisma (dois anos).
Os retardatários que entram com 12, quase  13, entram na etapa da Crisma, ali  se preparam para os dois sacramentos, em alguns casos para os 03: Batismo, Eucaristia e Crisma, isso em dois anos.
Depois temos a iniciação cristã com adultos.(de dois a tres anos, não tem um tempo previsto, depende do amadurecimento do catequizando)

Essa é nossa realidade, que não é a mesma em toda diocese.

Então esse assunto da idade é meio espinhoso e pelo visto muiiiito flexsível.
Vamos ler o que se segue abaixo, pra retomar nossa prosa...

Um grande Papa canonizado pela Igreja, São Pio X, dedicou precisamente às crianças não pouca atenção e esforço pastoral. Em 8 de agosto de 1910, via emanado o Decreto “Quam Singulari”, através do qual o Santo Padre Pio X estabelecia que se podiam admitir as crianças na Primeira Comunhão desde a idade de sete anos.

O cânon 914 acolheu plenamente o pensamento do Pontífice: “Os pais, em primeiro lugar, assim como também o pároco, têm obrigação de procurar que as crianças que chegaram ao uso da razão se preparem convenientemente e se nutram o quanto antes, prévia Confissão sacramental, com este alimento divino”.

O Santo Padre João Paulo II, voltou sobre aquela decisão de São Pio X com palavras de admiração; o fez em seu livro “Levantai-vos! Vamos!”: “Um testemunho comovedor de amor pastoral pelas crianças deu meu predecessor São Pio X, com sua decisão sobre a Primeira Comunhão. Não somente reduz a idade necessária para aproximar-se à Mesa do Senhor, da qual eu mesmo me aproveitei em maio de 1929, mas que deu a possibilidade de receber a comunhão inclusive antes de ter completado os sete anos se a criança mostrar ter suficiente discernimento. A Sagrada Comunhão antecipada foi uma decisão pastoral que merece ser recordada e louvada. Produziu muitos frutos de santidade e de apostolado entre as crianças, favorecendo que surgissem vocações sacerdotais” (João Paulo II Levantai-vos!)

Ficou claro aqui a posição desses dois queridos santos papas. E seria maravilhoso se isso pudesse acontecer em nossos dias. Se deparássemos com famílias ansiosas por iniciar seus filhos na vida eucarística. Não vou negar que existem sim, algumas famílias e crianças que com sete anos, tem um desejo profundo  de receber Jesus Eucarístico, porque entendem, porque presenciam o que os pais recebem. Vejo até que casos assim, deveriam ser tratados à parte, mas não, fazemos tudo igual, iniciado com não iniciados, uma salada mista. Os que estão à frente, já com uma caminhada, tem que esperar o caminhar dos outros, e isso acaba se tornando regras, normas.

Salvo essas excessões, a maioria vem pra nós zerados nas coisas de Deus, no conhecimento, na intimidade com nosso amigo Jesus. E deixá-los receber a Eucaristia com sete, oito, nove anos, seria o mesmo que distribuir "bolachinhas" em massa.

O pior é quando se adianta a vida eucarística da criança e não oferece uma proposta de uma catequese continuada. Tá, fez a primeira Eucaristia, e aí??? Vá pra casa e volta quando quiser e se quiser???

Dentro dessa proposta de catequese em estilo catecumenal o objetivo não é que ele receba a Eucaristia ou o Crisma, mas que amadureça na fé e receba os sacramentos no decorrer dessa caminhada, pensada, planejada, organizada. Enfim, precisamos estar atentos se o modo como está organizado nossa catequese se está atingindo a meta, o objetivo que é formar cristãos adultos na fé.
Se não, precisamos arrumar meios para mudar aquilo que estiver ao nosso alcance... e olha que tem muita coisa que podemos fazer!

Hoje eu li uma coisa que serve pra nossa catequese: "Não importa se o caminho é longo ou curto, os dois se começa dando o primeiro passo".
Ichê, já falei demais, agora é com vocês! 
Obrigada a todos que interagiram na postagem sobre a questão da idade de entrar na catequese. A partilha de cada um com certeza, acrescentará muito a cada um de nós... e só lembrando... UNIDOS, somos mais.


 

14 comentários:

  1. Gostei muito deste post meu anjo. Eis uma grande preocupação com estes questionamentos. Esta é uma grande conquista que se Deus quiser alcançaremos em nossa Diocese. Queremos unificar estes itens: questões da idade, tempo dos encontros, casos especiais, catequese em estilo catecumenal, entre outros. Trabalhávamos com a Catequese I e II sempre num período próximo de dois anos e isso não mudou, mesmo com a chegada do novo pároco. Com a Crisma era este tempo também, porém, segundo informações dele, quando trabalhamos com jovens e adultos, os encontros podem ser reduzidos para no mínimo 9 meses, o que estamos fazendo agora. Com os adultos é a mesma coisa. Lembrando que nesta Catequese com adultos o mínimo é de 18 anos. É certo que é preciso conhecer estes catequizandos, cobrar certa maturidade de acordo com cada idade, verificar se realmente este está preparado para receber o Sacramento, dando continuidade em sua caminhada na Igreja. A partir de 9 anos os pais já podem fazer as fichas para que as crianças entrem na catequese. Após a Primeira Eucaristia, as crianças são convidadas pelo próprio Grupo da Perseverança a estar participando com eles. Em outras paróquias existe o grupo da Infancia Missionária. Para a Crisma ficou estabelecido a idade mínima de 14 anos completos até o dia da Celebração. ( O que antes era 15)... O que é muito importante mesmo é acolher carinhosamente qualquer pessoa, de qualquer idade, que queira realmente participar da vida em comunidade na Santa Igreja. Sendo a criança menor de 9 anos ou o adulto a partir de qualquer idade. Importante também deixar claro que este apenas receberá o sacramento quando realmente estiver preparado. É muito complicado tentar estabelecer um documento que venha como um manual de instrução dizendo todas estas coisas. Pois as realidades são diferentes de lugar para lugar. Tem a questão da cultura, entre outros fatores que talvez dificultariam isso. O que já existem são documentos que nos dão uma base para nos organizarmos em relação a estes questionamentos. A nível nacional, a nível geral... Sendo responsabilidade dos coordenadores Diocesanos, com o Bispo, entre outros responsáveis, pelas adaptações de acordo com cada realidade. (SEMPRE RESPEITANDO OS DOCUMENTOS JÁ EXISTENTES DA IGREJA CATÓLICA) ...
    Paz e Bem e parabéns pelo post Imaculada! Super interessante!
    Beijinhos no coração! E CORAGEM SEMPRE!

    ResponderExcluir
  2. Elaine... amei sua participação, concordo contigo que é complicado usar de regras igual pra todos... mas, em se falando da nossa diocese, alguns pontos como vc mesmo citou, poderíamos tentar caminhar de uma maneira semelhante... reforçando: tempo de duração do encontro... e a orientação da idade de crisma e primeira Eucaristia... Enfim, sinto um desinteresse por parte de nossos líderes...Talvez nós temos culpa, porque não cobramos, não chamamos para uma conversa franca... Na verdade, em muitos, mas em muitos lugares mesmo, a catequese está na responsabilidade dos catequistas somente...

    ResponderExcluir
  3. O que seria de nós sem ti. Precisamos mesmo nos organizar.

    Essa questão da idade é fogooo. Vou guardar este post!!!

    Bjão e saudades!

    ResponderExcluir
  4. Certamente concordo com voce Imaculada. uma parte da culpa é nossa mesmo, catequistas, por não cobrarmos certas atuações e responsabilidades dos coordenadores diocesanos, em comunhão com todos aqueles que atuam nesta pastoral. Muitas coisas já ficam a cargo do catequista. Até hoje, lembrava de um texto que eu li dizendo que os pais já começam a jogar a responsabilidade da criação dos filhos pra cima dos catequistas e profesores... É preciso muita boa vontade destas pessoas em querer unificar estas informações, a fim de organizar e estruturar a Pastoral da Catequese de acordo com a realidade local. Rezemos para que estes sejam tocados a fazer isso. Um beijo carinhoso para você minha linda. Muita Paz e todo Bem!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Sou catequista na cidade de Avaré/SP,e aqui temos turmas de catequese a partir dos 06 anos, quanto menores mais se interessam pela vida da Igreja. Percebemos isso nitidamente, com a presença nos encontros e nas missas. Nossas crianças fazem 1º Eucaristia com 11 anos, ou com mais idade para aqueles que entram para catequese depois dos 10, pois então, precisam fazer dois anos de preparação. Ao fazerem a 1ª Eucaristia, iniciam a catequese de Perseverança, depois Pré Crisma e Crisma aos 15 anos. Esta sequência tem sido muito proveitosa em nossa Paróquia, pois após a Crisma eles se engajam em Pastorais e movimentos, afinal estão com uma idade em que podem escolher e acolher os trabalhos da Igreja. Estamos implantando também o Catebrincando, uma catequese realizada para os pequeninos menores de 06 anos, durante a missa das 09:00hs (missa das crianças da catequese)mas que não estão inscritos na catequese. Nesse período da missa as crianças vão aprender brincando quem é Jesus e sua proposta de vida nova."E de pequenino que se torçe o pepino!" E eles gostam muito!
    Todos temos muitas dificuldades nesse maravilhoso trabalho de evengelização, mas a recompensa é muito maior. Com amor e dedicação fazemos quase o impossivel!
    Um forte abraço cheio de paz!
    Catequista Juliana

    ResponderExcluir
  6. Oi Juliana, que bom ter sua participação, vejo que sua a catequese de vcs é continuada, bem parecida com a nossa aqui... Olha, quanto às dificuldades, seria muito sem graça de fosse tudo aquele marasmo... os obstáculos nos fazem pular, sair do lugar, pensar, criar, inovar....
    Beijos e volte sempre!

    ResponderExcluir
  7. Oi Imaculada, inicio fazendo uma pergunta: Advinha quem ouvi hoje numa famosa rádio daí de Franca? Ouvi você querida!!! Que voz serena, que energia sua voz passa, e que sabedoria com as palavras você possui!!!!, Tô admirado, quando crescer quero ser igual a você.

    Agora sobre as organizações da catequese, eu tava pensando nisso esses dias. Na escola por exemplo, se segue um planejamento estadual e acredito eu até mesmo um nacional. Por exemplo: O professor que dar aulas para a 2ª série (3° ano agora) ele tem que trabalhar o mesmo conteúdo que é trabalhado em todas as 2ª séries, de todas as escolas, claro, que de modo diferente, na prática diferente, pois não fazemos nada igual ao outro. E outro ponto também, é que a carga horária de estudos tem que ser a mesma de todos os estados, caso o aluno mude de estado, a carga tem que constar no histórico.

    Mas não podemos comparar catequese e escola, mas só frisei por que acho que a catequese deve ser organizada estadualmente ou nacionalmente. Idades em etapas certas, tempo de catequese todos iguais, e com essa organização só vejo ponto positivo. Vamos citar um exemplo: Um catequizando da minha turma de eucaristia tem 09 anos, e muda para Franca, chegando lá se inscreve na catequese e será da turma da Imaculada, que é catequista da eucaristia, com catequizandos de 09 anos e quando ela abrir o caderninho dele, vai se deparar com o mesmo conteúdo, mesmo temas de encontros, ou seja, catequistas de lugares diferentes trabalhando mesmos temas (como já disse: pode ser de modos diferentes.)

    ufa falei demais kkkk

    ResponderExcluir
  8. Que bom deu certo vc me ouvir...puxa, que alegria!! de vez enquanto sou jogada aos leões e salve-se quem puder...tremo, mas enfrento!! Qunado vejo aquela luzinha de "no ar" ligada...nem te conto o que sinto!!!srrsrs Mas, faz parte, quero ser instrumento, onde de mim precisarem... Concordo, nesse quesito , precisávamos de uma orientação e cada um adaptaria à sua realidade...
    beijos... e segunda tem mais... e vc for me ouvir, mandoo um abraço pra vc no ar... vc viu que rezei pelos desempregados e confesso me lembrei de vc... então, espera a demora de Deus, tá!!! beijusss

    ResponderExcluir
  9. Eu sabia que na hora da oração dos desempregados você tinha lembrado de mim. Sua voz não mostra que você está nervosa, fico imaginando eu numa rádio com essa voz de taquara rachada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Você é super iluminada por Deus, continue assim.

    ResponderExcluir
  10. Voltei de novo!!! E dessa vez compartilhar uma alegria. Sabe aquela confusão que te contei do encontro... do celular... e do catequizando? Pois é, dois 3 que me tiraram do sério, 2 voltaram, e voltaram serenos, e tranquilos. Mas o outro que me disse não ir na catequese mais, não foi mesmo. O meu medo, até passou um pouquinho, ainda mais depois de tantos conselhos bons que recebi, um deles foi na missa de quarta-feira de cinzas. Imaculada, eu fui pedindo tanto a Deus que confortasse meu coração aflito e triste, e que se eu tivesse errado que ele me dasse um sinal. Fui cedo à missa, quando cheguei tinha poucas pessoas, e fui cedo para ter minha conversa com Jesus mesmo, abrir meu coração e pedi uma resposta. Quando olhei para os lados e para trás, a igreja, a nossa enorme MATRIZ, não cabia de tantas pessoas, ficaram faltando lugares nos bancos de tantas pessoas. Na hora do evangelho em que o padre vai explicar para comunidade, eis a surpresa que eu tive. O padre tava meio atento, meio que parado, achei ele estranho, pois ele é sempre sorridente e alegre, e nesse dia tava meio sério. Na hora em que pega o microfone ele solta um puxão de orelha aos jovens. Tinha adolescente na missa usando o bendito celular, com fone no ouvido. E não era um ou dois jovens não, tinha um grupinho assim, o padre pediu a gentileza dos que estavam perto para dar um cutucão neles pois eles precisariam de ouvir o que ele tem a dizer. Daí o sermão começou. O padre disse se eles estavam ali para receber só a cinza e pronto. Acabou tempo de quaresma, tempo de refletir. E o padre disse, quem estiver querendo só as cinzas podem recebe-la e depois ir embora, pois não justificava a presença dele na casa de Jesus e não ouvir seus ensinamentos, e pior, não respeita-los. Só sei que foi aquele sermão.

    Jesus não podia me dar uma resposta melhor, percebi que não estava tão errado assim não.

    paz e luzzzz

    ResponderExcluir
  11. Imaculada querida! Paz e bem!
    você é mesmo demais e ainda é modesta hein? imaculada muito obrigada por ter repondido minha pergunta, fiquei feliz. acho que a nivel nacional não se dá muita importancia a catequese, nós catequistas ficamos desesperados procurando respostas, aqui na minha paróquia infelizmente nem formação para catequistas tem, e quando tem alguma reunião com o paróco ou bispo ficam todas caladas, niguem tem coragem de questionar nada..
    concordo com elany precisamos lutar , eu sou apaixonanda pelo serviço de catequista. e sei que ja estou fazendo a diferença aqui na minha paróquia. bjs
    tenha uma abençoada semana...
    dilza mundo novo, ba
    gostei das sugestões pois aqui estamos meios á toa.vou levar as sugestões.

    ResponderExcluir
  12. Dilza, que bom que foi útil pra vc...Olha, vejo que se numa paróquia existir uma única pessoa apaixonada pela catequese, ms muito apaixonada mesmo, e essa pessoa tiver muita vontade, mas muita vontade mesmo, ela aos poucos, com muita unção,consegue grandes coisas... Quanto a falta de formação, isso é quase que geral... Louvado seja Deus que existem hoje me dia, várias formas de nos formar, como a internet, a oportunidade de trocar idéia com outros catequistas...
    Fico feliz de ouvir: Estou fazendo a diferença em minha paróquia... que bom! força sempre!

    ResponderExcluir
  13. Tive um monte de vizinhos e colegas de escola que fizeram a 1ª comunhão aos 10 anos, além de um primo meu (que virou ladrão) e um vizinho bichinha que fizeram com 9. Acho meio complicado essa questão de idade para catequese, minha mãe por exemplo só foi batizada (por vontade própria) depois de crescida e é católica fervorosa... Quando eu tinha uns 8 anos a minha mãe já vinha começando a falar que queria me matricular na catequese e dizer que eu tinha que comungar, mas eu resisti a essa idéia. Depois quando eu tinha uns 12 anos a minha avó materna foi quem começou a cismar que eu deveria entrar para a catequese, o que acabou não acontecendo embora elas estivessem quase me vencendo pelo cansaço de tanto insistirem. Com 13 anos eu renunciei ao cristianismo e ainda comecei a me declarar ateu, e a minha mãe para me castigar por ter revidado a uma agressão na escola aproveitou a deixa para me arrastar para a igreja durante alguns meses. Por mais que ela alegasse não fazer isso para me castigar, a intenção dela era claramente essa. Desde quando ela relaxou o castigo eu nunca mais pus meus pés num templo católico. Aos 14 anos eu acabei deixando de lado o ateísmo, depois de um acidente de moto do qual eu saí no lucro por quebrar só uns dedos do pé direito (eu estava todo errado, menor de idade com uma moto "encabritada" e sem o conhecimento dos pais sobre a moto caindo a 140km/h sem nenhum equipamento de segurança mais sofisticado), mas não retornei ao cristianismo e passei a me interessar pela filosofia da religião judaica, que era praticada por antepassados meus na Espanha e Portugal até a época da Inquisição e na Polônia até a época do nazismo. Quando eu tinha 16 anos a minha relação com a minha mãe ia se deteriorando cada vez mais por causa do meu abandono total do catolicismo (parei até de comer porco e camarão, duas coisas que eu adorava), a ponto de na época que ela e o meu pai estavam se separando ela ter ameaçado me matricular na catequese caso eu tivesse ido morar com ela. Agora morando novamente na minha cidade natal fica mais fácil até para eu formalizar um pedido de apostasia na própria paróquia onde eu fui batizado.

    Quanto ao "trízimo", quem já pôs os pés numa igreja neopentecostal mesmo que fosse só por curiosidade sabe bem como funciona, tem muito pastor que vai para os cultos depois de cheirar cocaína para agüentar o ritmo das campanhas arrecadatórias...

    ResponderExcluir
  14. Ola ,gostaria de saber como funciona melhor essa coisa de idade,pois tenho 12 ano e gostaria muito de entrar mas gostaria de saber se terei que entrar no primeiro ano,porque provavelmente serei bem mais velha que a maioria das crianças e gostaria de entrar em uma turma com pessoas da mesma idade!!!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!