sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Retro da Imaculada

Estou aqui relendo  coisas que escrevi anos atrás. Como fui chata com Deus, quanta briga travamos! Eu recuando, Ele insistindo!! srrsrs Advinha quem ganhou??? Ele, é claro!! Ou demos uma trégua? E você, briga com Deus de vez enquanto ou de vez em sempre??

Chamou os que Ele quis...
No  evangelho de hoje, vimos que Jesus CHAMOU OS QUE ELE QUIS, mas se ele subiu ao "monte", foi porque  queria ver melhor, enxergar lá de cima com mais clareza, para que não ficasse ninguém escondido.

Estou sumida do blog,  porque estou sumida de mim mesma, estou refletindo sobre os chamados que Deus tem me feito. Estou numa fase, onde queria passar desapercebida meio à multidão. Tem tanta gente neh, porque ele tem que subir nesse tal "monte" e apontar o dedo pra mim. Me deixa! será que não percebe que não estou nos meu melhores dias, pra não dizer,  anos? Será que não percebe que estou em guerra comigo mesma? Será que não vê que não estou preparada e formada pra tal missão? Por que insiste?
É... tem sido assim meus dias, e porque não dizer meus últimos  anos... Essa rebeldia em pessoa, não aguento ficar calada, mas ao mesmo tempo não quero falar, porque sei que isso vai me comprometer. É tão mais fácil, nos fingir de mortos, ver as coisas acontecendo à nossa volta, ou melhor, ver  as coisas não acontecendo e ficar quietinho em nossa zona de conforto. Porque na verdade, sempre achamos que o problema é sempre do outro e não nosso.

Tem já alguns anos que muita coisa me incomoda, nunca tive dúvida de minha vocação, talvez nesses meus 16 anos de catequese, nos últimos seis anos, acho que acordei de fato para a importância da catequese numa paróquia e desde então não consigo me calar, estou sempre intrometendo, dando meus palpites, minhas idéias, sugestões... Fico feliz de ver que isso tem tido respostas e mais feliz ainda, de perceber que não estou sozinha nessa luta, existem muitos outros catequistas que também tem essa mesma inquietação.
Mas, uma coisa que tem me incomodado nos últimos dias é com relação aos convites, que entendemos como CHAMADOS. Será que sempre temos que dizer SIM.
Jesus, escolheu sim quem ele quis, massssssssssss, ficou um certo tempo com essas pessoas, os formou, depois os enviou... Depois os enviou, repito.
Essa é minha inquietação, às vezes não me sinto capacitada para responder conscientemente à alguns CHAMADOS. Me chamam para dar "aulas", enquanto preciso ser "aluna", pra formar outros, enquanto preciso de formação, queria estar sentada na platéia...

Ah, mas Deus não chama os capacitados, ele capacita os escolhidos! Cuidado! as coisas não caem de paraquedas, e tem muitos catequistas que levam muito a  sério esse ditado. Bom! se ele me chamou, ele que me capacite. Ilusão! Ele nos dá meios, mas precisamos nos colocar a caminho, tirar nosso bumbum da cadeira e sair para nos formar...
É só isso que quero, primeiro me formar, para depois formar outros catequistas.
Não sei se estou em condições de responder ao ultimo CHAMADO. Mas, sei que se JESUS, se deu ao trabalho de subir ao monte e me escolher, ele vai me orientar...

Vimos que Jesus não chamou os mais capacitados daquele tempo, mas os mais disponíveis. Disponibilidade para aprender eu tenho e farei a minha parte, no momento certo serei uma formadora, responderei com alegria ao CHAMADO de formar outras pessoas. Só acho que ainda não é o meu momento.
Ou será isso uma fuga? Ou será coerência? Ou  será que preciso fazer o que fizeram os chamados daquele tempo... "Ir para perto DELE."

10 comentários:

  1. oi IMaculada, primeiro agradeço as palavras amigas que deixastes em meu blog. Lendo seu texto,teve uma parte que me fez lembrar de outro que você um dia publicou cujo título foi: CATEQUISTA INQUIETO É UM BOM SINAL. As vezes esperamos Deus nos capacitar como diz o ditado, mas ninguém se capacita parados e acomodados não é mesmo? Então que sintamos inquietos quando o assunto é nos formar, buscar conhecimento da palavra, da igreja e de nossa própria fé. Estou aqui digitando um texto, ou uma reflexão (dependerá de como a pessoa o verá), que tem muito haver com esse seu texto também e tenho certeza que você vai gostar, e assim que publicar venho aqui te avisar tá bom? Paz e Luzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    ResponderExcluir
  2. iMACULADA, SE EU FOSSE FICAR ESPERANDO PELA CAPACITAÇÃO QUE PRECISO PARA SER CATEQUISTA NÃO TERIA ASSUMIDO ESTA MISSÃO ATÉ HOJE E ACREDITO QUE A MAIORIA TAMBÉM...e NO ENTANTO QUANDO DAMOS O NOSSO SIM AO CHAMADO, AQUELA INQUIETUDE DENTRO DE NÓS QUE SÓ QUEM É CRISTÃO CONHECE, FAZ COM QUE NÓS BUSQUEMOS O CONHECIMENTO. tALVEZ SEJA ESTÁ A MANEIRA DE DEUS NOS CAPACITAR, TIRANDO-NOS DO NOSSO CONFORTO E NOS COLOCANDO EM MISSÃO.TE SINTO MUITO CAPAZ, ALIÁS JÁ LHE TENHO COMO FORMADORA ATRAVÉS DE SEU BLOG.MENINA BORA PRA FRENTE QUE A IGREJA PRECISA DE PESSOAS COMO VC PARA EVANGELIZAR. PESSOAS QUE FALEM A VERDADE E BRIGUEM PELA VERDADE...ABRAÇOS
    PAZ E BEM.
    ROSE

    ResponderExcluir
  3. já publiquei a mensagem
    espero que goste.

    abraço com paz e luzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    ResponderExcluir
  4. Imaculada não se sinta incomodada por questionar,pois faz parte do aprendizado,fico feliz quando vejo que pessoas como você se pegam em questionamento do que é melhor pra Deus,pois acredite minha amiga Deus capacita os escolhidos,mais isto não a impede de buscar conhecimentos para formar outros catequistas, e esta humildade que Deus quer de cada um de nós,e de admitir que ainda não está preparada para assumir esta missão, parabéns minha amada,tenha certeza que Deus vai te orientar no caminho que você deve andar,fique com Deus sempre.

    ResponderExcluir
  5. Olá Imaculada! Temos imperfeições e vivemos num constante aprendizado. Seu blog continua uma benção Divina.
    Grande abraço na Paz e no Amor de Cristo,

    Reinaldo Fonseca

    ResponderExcluir
  6. Olá minha amiga, vima aqui para lhe dizer que estás em minhas orações e que vc não ficará sem voz... Jesus quer sua voz ecoando muiiiiito. Na catequese do Papa na última quarta ele nos pede para que repitamos o SIM que Jesus e Maria deram a Deus. Se vc está sendo chamada é pq o Espírito Santo quer q vc seja um instrumento. Relaxa seu coração e inquietações, voce tem muito mais para oferecer do que imaginas!
    Fica com Deus e obrigada por sua visita!

    ResponderExcluir
  7. Kkkkkkkkk Tô rindo de vc sabia.
    Ainda existem pessoas nesse mundo que são iluminadas... Como diz o ditado: "Ainda existem rosas nesse mundo".
    E você minha amiga é uma dessas rosas. E é claro que Jesus lá do alto do monte te enxergou e viu logo isso, por isso te chama a todo momento. E ele sabe que esses chamados atingem outras pessoas também, através de você. Quantas pessoas você também chama para a caminhada? Para o serviço na nossa igreja? Para a vida em Cristo? Eu repondo: Muitaaaaas...
    Não pense mais isso heim! Rãm...Rsrsrsrs
    Eu mesmo sou uma dessas pessoas que Jesus chamou a águas mais profundas através da Senhora sabia... Lembra da visita ao cemitério com as crianças... Do terço na Rádio. Me desculpa falar mais Deus te ama muito e nunca vai deixá-la passar despercebida por entre a multidão... Porque tú és uma das Rosas que ainda existem nesse mundo.
    Um grande e forte abraço e agradeço a Deus por ter me dado a honra de trabalhar pra Ele com pessoas iguais a você!

    ResponderExcluir
  8. Apertei pra comentar umas 3 vezes e desisti mas acho que não devo me calar. No fim do ano passado uma catequista estava triste porque foi julgada e criticada por outros. Ela estava realmente triste e dizia que já achava que não tinha vocação e depois desse balde de água fria, estava começando a ter certeza. Eu fui sincera e disse - a sua missão foi cumprida! E assim ela se encheu da verdade que é Jesus e continua na caminhada de fé. Ainda ouço ela falando no último encontro: nós somos do time de Jesus e esse time perde? Com certeza não, não e não!!! Nosso time é campeão!!! Deus a abençoehoje e sempre!

    ResponderExcluir
  9. OI IMACULADA! SEU BLOG ÉMESMO ABENÇOADO... ESTOU PENSANDO EM PEGAR A COORDENAÇÃO DA CATEQUESE AQUI DA MINHA CIDADE MAS ESTOU COM MEDO, PRECISO DE ALGUMAS ORIENTAÇÕES SERÁ QUE PODE ME AJUDAR? dilzasousa-10@hotmail.com bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá, tô trabalhando muito e sem tempo de postar, mas quando li hoje sobre o chamado, pensei que toda essa dúvida de aceitar ou não é porque vc é muito responsável, a paz de Cristo, bjs!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!