quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Partilhando

Houve um tempo, muito tempo atrás, eu achava que era dever do catequista ensinar as orações. Nesse mesmo tempo, me lembro que quando os catequizandos estavam próximos da Eucaristia, todos os catequistas deveriam fazer uma "chamada oral" das orações. E isso era feito um por um. Tenho aqueles rostinhos assustados em minha mente até hoje. E eu fazia, primeiro porque todos faziam, era uma norma, segundo, porque acreditava ser o certo.

Passaram-se os anos e num belo dia ouvi numa formação de um padre que acabara de chegar em minha paróquia: "Vocês catequistas não tem obrigação nenhuma de ensinar orações, isso cabe aos pais, vocês podem e devem ligar aos pais, cobrando as orações, caso encontre alguma criança que não sabe..." Confesso, achei aquilo um absurdo dos grandes e retruquei é claro. E ele foi firme e usou de argumentos que acabei entendendo.

Depois disso, sempre quando faço o trabalho de conscientização da  responsabilidade dos pais, eu uso disso; "O papel de ensinar as primeiras orações são de vocês e não dos catequistas".
Quando coloquei essa questão aqui no blog, eu sabia das respostas, e sabia também que em todo lugar, recebemos crianças com 08, 09 anos que não sabem traçar o sinal da cruz, nem to dizendo a persignação.

Então meus caros, a catequese em muitos lugares estão começando e com elas muitos encontros com os pais também. É a hora de lembrá-los de seu papel de pais cristãos. Façamos isso com amor, não com um "ar" de cobrança. Eu sei que a vontade e de soltar os cachorros, mas nem todos estão preparados para uma cobrança e isso só vai complicar ainda mais.


No decorrer dos encontros, ao perceberem que seus pimpolhos não sabem rezar determinada oração, mande um bilhetinho dizendo: "Amados pais, preciso de sua ajuda, treine, rezando a salve-Rainha com seu filho(a)..." Faça isso, mesmo sabendo que não são eles  que nos ajudam, mas  nós ajudamos a eles.

Quando deparamos com algo tão simples como fazer o sinal da cruz, é que tomamos consciência de que a coisa tá mais feia do que imaginávamos. Porisso a Igreja está gritando,  orientando  priorizar os adultos, aproveitar a catequese dos filhos, para evangelizar os pais. De ter uma proximidade com as famílias de nossos catequizandos, pois quando se cria uma proximidade/amizade, você poderá orientá-los qual seu papel na catequese, qual o papel de um pai cristão.

Sabe porque estou abordando esse assunto?? Porque escutei de uma amiga catequista o seguinte: "Acredita que uma mãe, chegou em mim, dizendo que sua outra filha, saiu da catequese, sem saber as orações..."
Mas que raios de catequista é essa, deve ter em mente essa mãe. Mas nós bem sabemos que a verdade é: "Que raios de mãe é essa!!"
Então meus queridos, sabendo ou não do certo, nós catequistas acabamos por fazer o papel de mãe/pai de muitos catequizandos, quando começamos pelo BEABA da fé. Podemos e nem conseguimos fazer diferente, ensinamos as orações básicas,  mas eles devem estar conscientes, que isso é tarefa deles...

Ou será que não deveríamos "ensinar" e sim cobrar isso dos pais, pois se continuarmos "ensinando" orações básicas, os pais não vão aprender e nossos catequizandos no futuro poderão fazer a mesma coisa. Ao passo que se  aprenderem com os pais, mesmo que de uma maneira forçada, eles vão levar esse ensinamento para quando forem pais também... E aí???
Eu já sei o que vou fazer, não vou 'ENSINAR'  as orações, rezarei com eles e ficarei de olho e saberei qual pai devo pedir para que reze com seu filho(a).

Destaquei o "ensinar", porque vejo que na catequese não ensinamos nada, transmitimos nossa fé, nossa experiência e se nossas crianças não sabem rezar, é porque não vivem a oração em casa... Isso é triste, mas é nossa realidade. Mas, podemos tentar mudar essa realidade e parar de pensar que nossas famílias são católicas/cristãs... Pode um cristão, um católico não saber as orações básicas???
Beijus mil pra vocês, vou agora preparar meu retorno aos encontros que acontece hoje... Até!


** Postei na MINHA PASTA MAIS, o primeiro material que usei para conscientização dos pais, lá em 2008... Dê uma olhada, CLICANDO AQUI

2 comentários:

  1. É isso aí.Tenha um abençoado retorno.

    bjs

    Ângela Rita

    ResponderExcluir
  2. Olá Imaculada,
    Concordo plenamente com você. Essa é uma triste realidade que nós catequistas temos que enfretar. Catequizar também os pais é necessário, pois as crianças precisam tem esse apoio em casa para que sejam perseverantes na fé.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!