quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Dinâmica - Aliança com Deus-Mandamentos

Aliança com Deus
Objetivos
- Facilitar a reflexão e o aprofundamento sobre a Aliança que Deus quer fazer com cada um de nós.
- Ajudar o grupo a entrar no clima da verdadeira experiência com Deus

Material - bambolês
Para Ler e refletir -  Êxodo 20,1-17
Toques criativos - Elaborar um painel sobre os Dez Mandamentos
Apresentar o Decálogo aos catequizandos, despertando neles o amor pela aliança: "Deus se compromete em caminhar ao lado do seu povo da mesma forma que o povo também promete ser fiel aos seus mandamentos.

Desenvolvimento
- Divida o grupo em três fileiras e solicite aos catequizandos que se posicionem um ao lado do outro, mantendo a distância de um braço do colega ao lado.
- O primeiro catequizando de cada fileira segura um bambolê e, ao sinal do catequista, deverá passá-lo rapidamente por baixo dos pés e retirá-lo pela cabeça. Na sequência, entrega o bambolê para o colega do lado, que repetirá o movimento.
- A fileira que terminar primeiro o jogo será a equipe vencedora.
- Refletir com o grupo sobre o jogo vivenciado, sentimentos etc
- Comparar o bambolê  a uma aliança de casamento.
- O que significa uma aliança?
- O que ela representa na vida de duas pessoas?
- A maior representação de amor entre duas pessoas ocorre quando elas resolvem fazer uma aliança, quando uma se compromete em buscar a felicidade da outra, e vice-versa. O anel é o símbolo desse comprometimento; por isso costumamos chamar a aliança de o anel do casamento.
- Deus quer fazer uma aliança conosco, um pacto de amizade. durante a brincadeira, quando eu recebo esse bambolê (anel) e faço que ele passe sobre mim, dos pés á cabeça, é como se eu aceitasse criar esse laço com Deus e O deixasse agir sobre minha vida. Essa Aliança com Deus nós fazemos por meio do Batismo, pelo qual morrermos e ressuscitamos com cristo e nos comprometemos com a vida cristã, fazendo parte da Igreja.
- A presença de Deus na nossa vida é motivo de muita alegria. O amor de deus nos vitaliza e nos contagia; assim, quando eu entrego o anel ao meu(minha) colega, é como se despertasse nele(a) o desejo de também fazer parte dessa felicidade com Deus.
- O encontro poderá ser finalizado com uma oração. Convidar os catequizandos de cada equipe a segurar com a mão esquerda o bambolê e manter a direita estendida para deus. rezar juntos a oração do CREDO, ou preces espontâneas, renovando o compromisso de amizade com Deus.
Dinâmica extraída do livro: Jogos e brincadeiras para a catequese - Rogério Tellini - Ed Paulus

3 comentários:

  1. BOM DIA AMIGA, ESTOU ME SENTINDO RENOVADÍSSIMA HOJE.LI SEU CO EMENTÁRIO,TEMOS FALADO MUITO DE IVC MAS COLOCÁ-LA EM PRÁTICA ESTÁ COMPLICADO, COMEÇAREMOS UM ESTUDO EXCLUSIVO, QUE NOSSA ARQUIDIOCESE ESTÁ PREPARANDO PARA MARÇO, SERÃO VÁRIOS ESTUDOS DE DOCUMENTOS DA CNBB,NOSSA ARQUIDIOCESE TRABALHA COM AQUELE PROJETO QUE SE CHAMA PROPAMI(JÁ OUVIU FALAR?)É MISSIONÁRIO , UM TANTO COMPLICADO POIS FAZER MISSÃO EXIGE MUITA DEDICAÇÃO E PERSISTÊNCIA COM AS FAMÍLIAS, MAS ENFIM PELA MAIORIA SOMOS ACOLHIDOS.QUEM SABE ALGUM DIA DESTES VC PODERIA ESTAR VINDO PARA NOS ORIENTAR MAS CLARAMENTE SOBRE IVC, HEIN??? BEIJUS , E UM DIA ABENÇOADO PARA TI.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Imaculada! Esta dinâmica do bambolê é muito boa. Nunca tive uma dinâmica boa para este encontro da aliança. Irei fazer na minha turminha. bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!