quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Dica para encontro com pais...

ÀS vezes buscamos algo que seja interessante, conveniente, oportuno para trabalhar num encontro com pais. Deixo uma sugestão. Procure, estude, convide um profissional que possa desenvolver o tema: 'SINDROME DA ALIENAÇÃO PARENTAL'. Com certeza trabalhando bem esse tema, estamos contribuindo para que nossos catequizandos não sofram ou deixem de sofrer tamanha violência.  Abordei essa tema aqui, em junho de 2010. Está na barra lateral em MARCADORES. É importante que nesse encontro participem os dois, o pai e a mãe, mesmo que  estejam separados. É importante frisar que  pai e mãe, não deixa de cumprir seu papel por conta de uma separação. E lembrando que essa violência não acontece somente em caso de separação, pois sabemos que as piores guerras está entre os casais que se 'suportam'. E normalmente quem está no meio de 'guerra', são os filhos, metralhados por todos os lados...

8 comentários:

  1. E muito triste saber que a mãe ou o pai de uma criança a treina para romper os laços afetivos com o outro, criando sentimentos de ansiedade e temor em relação ao outro genitor.
    Sendo que a Síndrome da Alienação Parental esta sempre associados a situações onde o fim da vida conjugal gera, em um dos genitores, uma tendência vingativa muito grande. Quando este não consegue aceitar a separação, e desencadeia um processo de destruição, vingança, desmoralização ao ex-cônjuge. Neste processo vingativo, o filho é utilizado como instrumento da agressividade direcionada ao parceiro, sendo que o pai ou a mãe alienante da criança não tem a minima idéia do estrago que esta fazendo na formação da mesma.
    E lamentável saber que certos genitores usa seus filhos como armas para atacar o outro, Obrigando a criança a optar entre a mãe ou o pai, fazendo-a tomar partido no conflito, não permitindo que o outro participe de decisões importantes sobre a vida dos filhos, estimulando nessa criança sentimento constante de raiva e ódio contra o genitor alienado e sua família. Provocando na mesma distúrbios psicológicos como depressão, ansiedade, pânico etc... Quando não tratado com muita seriedade essa criança quando adullta, não consegue ter uma relação estável, quando adultas.
    Elizete – São Joaquim da Barra.

    ResponderExcluir
  2. ÓTIMO ASSUNTO ABORDADO, POIS EXISTEM EX-MARIDO, EX MULHER MAS EX-FILHO JAMAIS EXISTIRÁ.SABE CONHEÇO VÁRIOS CASOS ONDE OS CASAIS SE SEPARAM E QUE RESPONDE PELOS FILHOS AS VEZES SÃO OS AVÓS OUTRAS VEZES ATÉ MESMO OS TIOS,NÃO PERCEBI OS PADRINHOS NESTA ATITUDE DE COMPROMISSO, ONDE FIRMARAM COM O AFILHADO NO DIA DO BATISMO.BEIJUS

    ResponderExcluir
  3. Sim Elisete, é um assunto muito sério e pertinente...vemos isso acontecer em nossas barbas e muitas não fazemos nada... Já acompanhei um caso de separação dos pais de um catequizando e via isso claramente acontecendo... Daí, comecei a abordar isso nos encontros com os pais, de uma maneira sutil... Pois a catequista dessa criança na época contou-me o ocorrido quando trabalhava no mês de agosto as vocações, em expecífico a dos pais e essa criança disse triste, que seu pai não tinha vocação pra pai, porque tinha largado da mãe e os filhos... Mas, ele não largou os filhos, mas não gostava mais da mulher e essa mulher agarrou nos filhos e sempre colocava-os contra o pai, de tal maneira, qeu os filhos não queria mais ficar com o pai, nos dias determinados... É triste e lamentável isso!

    ResponderExcluir
  4. Sim, Cristiane, não existe ex -filho... quanto ao que vc citou, nessa catequese em estilo catecumenal, os padrinhos tem papel importante, tanto que nos encontros com os pais, eles são convocados, mas poucos são os que comparecem... Me lembro que na minha turma passada, eu tive um caso assim, de pais separados e a criança começou a faltar, eu ligava pra mãe e não conseguia falar, então liguei pra Madrinha e coloquei pra ela o que estava acontecendo com a afilhada dela e acabamos por conversar sobre a responsabilidade dos padrinhos... Ela foi atrás e conversou com a mãe e com a afilhada e disse que ficaria de olho... Quando a criança chegou, ficou meio que brava comigo, dizendo: "Vc ligou pra minha madrinha, ela me deu a mior bronca!" rsrsrsr eu disse que não foi essa minha intenção, mas disse que ela a amava e que a queria seguindo so caminhos de Jesus... Então, hoje o papel da catequese é muito profunda, não só com os catequizandos, ams com a familia e com os padrinhos...afff!! Não é fácil não!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei essa sugestão de tema, e acho que nós catequistas, bem preparados e estudados conseguimos transmitir esse tema.

    Li seu comentário... e respondendo ele...

    Sobre os desfechos dos meus catequizandos, eu ainda vou atras da minha ovelhinha perdida (sabe?) se caso eu não achar, deixarei que ela seja encontrada por Jesus, e que um dia volte tocada por Jesus. Imaculada, dias atras te pedir um favor rsrsrsrs, e parece que não viu comentário rsrsrs, isso acontece kkkkkkkk. A irmã coordenadora de minha comunidade (a novata) pediu na última reunião mensal para nós catequistas levar novas sugestões para incluir em nossas reuniões mensais. Queria umas dicas suas. O que faz de interessante nas suas reuniões mensais?

    E sobre a sua voz... você não tem voz de taquara rachada não, sua voz é muito bonita, serena. Gostei de ouvir o som do seu "r" rsrsrs tipo: oferta => oferlta kkkkkkkkkkkkk

    Abração pra você!!!! paz e luzzzzzzzzzz

    ResponderExcluir
  6. Tá...meu sutaque é caipirez puro...srrsrs mas tenho entado amenizar quando estou no ar...mas não adianta, aprendi a falar com esse "r" assim e acho que ele vai me acompnhar pelo resto dos meus dias... uai sô!!

    Não esqueci do seu pedido não, é que não tenho tudo assim na hora neh, tenho que pensar,vasculhar minhas coisas aqui, mas aos pouquinhos vou atendendo à todos... Mas, penso o seguinte, já que vcs t~rão essa oportunidade poderia um dia falar sobre metodologia, pedagogia catequética, como preparar um encontro, sabe, sugestões simples, práticas...pois vc tem toda essa busca, mas a maioria nem sequer internet tem... Vamos trocando idéia, e encontrando algo, que eu ache que te sirva, te envio...

    Beijão grandão procê!! com muito amorrrrrrrr e carinho!! kkkk

    ResponderExcluir
  7. Oi Imaculada, acho seu sotaque um charme, tenho parente que mora no sul de Minas, em Pouso Alegre, que tem o sotaque parecido com o seu. Se você acha seu sotaque caipirez... é por que não viu o meu ainda, as vezes tenho que frear por é demais, só para ter uma ideia... tem a palavra VOCÊ néh? Pois é, eu as vezes, na maioria delas, eu falo só "Cê", tipo: Cumé qui Cê vai? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    eita.....
    kkkkkkkkk

    Mas aquela ideia que você me enviou já vou levar para irmã, obrigado tá?

    paz e luzzzz

    ResponderExcluir
  8. maizi eu nem sô minera, só Paulista...num parece, mai sô!

    Na verdade é muito gostoso essa mistura...

    Que bom que gostou, vou ver mais alguma coisa aqui...

    MININO, TO FELIZ, hoje foi nossa segunda sessão de cinema para ver os mandamentos...Vieram todos!! Eitá coisa mais boa gente!! Num sei se´foi por causa da pipoca com guaraná!!!! Mas, é muito bom a gente fazer uns encontros em nossa casa, isso cria uma proximidade com eles e com a familia... Muito bom>>> recomendo!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!