quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Avante, exército de Claraval!

Queridos amigos, apresento à vocês, o grande    exército de Padre Mateus um padre empenhadíssimo em dar um novo rumo à catequese em sua paróquia. Seus catequistas estão  sendo preparados/formados para começarem em agosto de 2012 a catequese em estilo catecumenal.
Essas formações estão sendo assessorados por uma equipe aqui da minha paróquia: Marcelo, o formador MOR, eu aprendiz e a Renatinha, coordenadora paroquial de crisma.

O Marcelo está dando toda formação sobre o RICA, os ritos, Iniciação Cristã, estruturando a INICIAÇÃO CRISTÃ COM ADULTOS. Eu e a Renata, estamos trabalhando agora diretamente com os catequistas da Iniciação Eucarística, perseverança, crisma.
Temos contato com esses catequistas uma vez por mês e é impressionante como estão motivados e com desejo de aprender para bem fazer suas catequeses.

A cada encontro, saio mais apaixonada pela catequese e entendo o que a Palavra nos diz que quanto mais damos, mais recebemos. Eu só não sei onde vou colocar esse estoque tão grande de AMOR pela catequese, ou melhor, sei sim, vou dividar, partilhar com outras paróquias que tem despertado para essa mudança, pois a Palavra também diz que se não damos, nos será tirado.

Fui convidada por padre Mateus a organizar um retiro para esses catequistas agora dia 11 de fevereiro. Claro que tremi nas bases, pois nunca estive à frente de um retiro, já orientei, ajudei organizar, enfim dei meus pitacos, mas assumir um retiro, nunquinha! Mas, vendo o carinho que esse padre tem com a catequese e o jeitinho com que me fez o convite, não consegui dizer não.

 Eu vou, mas como sempre não vou sozinha, o Paulinho, um catequista maravilhoso, muito, mas muito mais preparado que eu, conduzirá a parte da manhã. Eu e a Renata, minha companheira nessas andanças pelas paróquias, ficaremos com a parte da tarde...

Esse retiro será numa comunidade rural, o que me deixou muito feliz. Aliás essa paróquia, fica numa cidade vizinha à minha, cerca de 15 minutos, mas está em outro estado, Minas Gerais, Claraval-MG, diocese de Guaxupé. Claraval é uma cidade pequena, com apenas uma paróquia, um mosteiro lindo, enorme, uma verdadeira obra de arte da arquitetura néo gótica, similar ás Igrejas góticas existentes na Europa (  introdução do site desse mosteiro)... A maioria de suas comunidades são rurais, o que exige muito esforço e dedicação por parte dos catequistas... Mesmo assim estão empenhados!

Tenho certeza que DEUS está condunzindo tudo e será sem dúvidas uma benção!
Queridos catequistas, irmãos de caminhada, peço orações por cada catequista que estarão presente, e também por nós: Renata, Paulinho e eu.
Desde já, agradeço as bençãos que serão derramadas naquele lugar!

Olha que lindo é o MOSTEIRO DE N.SRA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO de Claraval..

3 comentários:

  1. Oi Imaculada, aqui é Jonathan, tô passando aqui rapidim, por que a correria atrás de emprego tá pesada. Eu li esta postagem sua, e vejo que esse trabalho é realmente esplendoroso, acho que todas as comunidades deveriam seguir esse formato, e quando aos catequistas, eu até cliquei na foto para ampliar e vi eles bem de perto, e cada um com o olho mais brilhante e ansioso do que o outro. Tenho certeza que as formações serão de grande valia. Pronto, agora deixa eu ir ali correr atrás do meu destino rsrsrsrrs, depois volto com mais tempo, mas li a postagem todinha, tim tim por tim.

    paz e luzzzzzzzzzzzzz

    ResponderExcluir
  2. Ola Imaculada! Acabei de ler seu comentário e fiquei mais aliviado, pois sempre acho que eu é que sou medroso e inseguro demais; em outros momentos acho que talvez seja pelo fato da novidade e que acabarei me acostumando (só que nunca me acostumo), mas não posso deixar de dar minha colaboração (esperar pelo outros muitas vezes é pior). Parabéns pelo seu trabalho, e sei que vou te pedir ajuda este ano pois precisamos dar um novo impulso a nossa catequese e boas dicas serão bem vindas. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Imaculada, fiquei muito feliz pelo blog e pelo incentivo a nossa pequena paróquia, gostei das colocações e qundo você cita que somos um grande exercito e de fato temos que ser grandes e bons pois a batalha é grande. Obrigado que você a Renata e o marcelo estão fazendo por nós.
    Deus a Abençõe!
    Padre Mateus

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!