terça-feira, 4 de outubro de 2011

Você sabia???

Todos nós nos encantamos com o famoso "Cântico das Criaturas", mas talvez nem todos saibamos que ele foi composto por Francisco, num momento de grande sofrimento. Isso só faz aumentar mais o mérito de Francisco, mostrando-nos, também, a sermos alegres no Senhor, mesmo quando, à nossa volta, tudo pareça dizer o contrário.

Na época, Francisco já sofria de dores atrozes nos olhos, impedindo-o, quase, de dormir ou descansar. Sofria também do estômago, de uma úlcera gástrica; de ânsias de vômito, de um tumor ósseo, somado tudo às dores oriundas dos estigmas. Como se isso tudo não bastasse, a pequena cela estava infestada de ratos que corriam de um lado para o outro, passando por cima do santo....

Nestas circunstâncias, ele teria tudo para alimentar autopiedade, para murmurar dia e noite, para cobrar uma intervenção divina, para afundar em depressão... Francisco, porém, encontrou ânimo, inspiração para escrever seu mais belo poema ao Senhor. Disse: "Quero compor um novo louvor ao Senhor pelas suas criaturas, para minha consolação, e para a edificação do próximo".

Assim era a alegria de Francisco. Mesmo atormentado pela dor, soube entoar louvores a Deus, porque a alegria de Francisco se situou para além do sofrimento, da humilhação, da pobreza. rejubilou-se no Senhor, porque só Nele encontrou conforto.

Francisco nunca deixava que a dor e o desconforto fossem maiores do que seu amor ao Criador. Encontrava forças para pensar na beleza de tudo o que Deus criara. Deixou transbordar o coração de poeta num ardorosos e apaixonado canto ao Criador, à luz, á alegria, à festa da vida, à harmonia do Universo...
(do livro: Francisco, o irmão sempre alegre)

Querido catequista, ouça e reze com SãoFrancisco, esse Santo que muito nos ensina hoje e sempre!!! O Santo sempre alegre!
São Francisco, Rogai por todos nós!


3 comentários:

  1. São Francisco foi mesmo um grande exemplo de fé, doação , amor a Deus e aos irmãos. Que ele interceda junto a Deus por todos nós, para que aprendamos a ver o mundo com os olhos do amor!
    Abraços carinhosos,
    Angela

    ResponderExcluir
  2. Eee Amado São Francisco, mesmo nos momentos mais difíceis sobe louvar a Deus, exemplo de Homem e Cristão, e o "Cântico das Criaturas" fica ainda mais lindo na voz do amado Pe.Fábio de Melo, já ouvi umas 29.341.234.783 vezes e não me canso nunca de ouvir.
    Louvado sejas Senhor por todas as Tuas Criaturas.
    E não nos esqueçamos de lembrar de São Francisco nos momentos mais difíceis de nossa vida, lembrar de que Deus nos ama e Ele acredita em nós e que nem tudo é o que parece ser quando olhado com os olhos da Alma. Ótimo dia. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Que lindo Imaculada! Fiquei uns dias sem visitar seu blog e já estava sentindo falta, e escolhi quando vc postou essa oração linda e ainda cantada pelo padre Fábio... , ficou perfeita para a reflexão , para valorizarmos mais a nossa vida e entendermos que é através desses momentos de dificuldades que Deus está nos capacitando , nos dando resistência para vivermos nesse mundo; é só buscarmos o exemplo desses filhos tão amados por Ele e sabermos que nós também o somos , e buscá-lo em oração. Há sim , momentos em que fraquejamos e choramos por motivos vários , mas Deus nos ajuda, nos carrega no colo. Lélia - catequista- Paróquia Santa Cruz - Barueri - SP

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!